Bing

O Windows XP recebe um patch de segurança novamente, mas apenas ocasionalmente para bloquear o Wanna Decryptor

Anonim

O ataque sofrido com o Wanna Decryptor no último fim de semana e as ondas com as duas versões evoluídas do worm (segundo apontam, poderia ter origem na Coreia do Norte) revelaram dois pontos. Por um lado, o descaso de muitas empresas e instituições em ter segurança ao nível exigido pela informação que tratam e, por outro, a f alta de rigor na manutenção dos equipamentos informáticos atualizados.

Um _malware_ que usa uma vulnerabilidade já corrigida no Windows não deve se espalhar rapidamente e deve encontrar mais resistência.Mas é claro que este não é um mundo perfeito e um fato como isso revelou o quanto ainda precisa ser feito. E o primeiro passo é parar de usar versões desatualizadas de programas e sistemas operacionais.

E uma das razões para o sucesso do Wanna Decryptor é que muitos dos computadores infectados não estavam atualizados ou ainda usavam uma versão do Windows como o Windows XPIsso significa que, por ser uma versão que não é mais suportada, não recebeu os patches necessários para se proteger contra ameaças como o Wanna Decryptor.

Pegue meu dinheiro e corra

E o assunto é tão sério que de Redmond e como uma medida excepcional eles foram encorajados a lançar uma atualização que, com o Para ajudar a interromper a infecção, ele corrige vulnerabilidades contidas no Windows XP, Windows 8 e Windows Server 2003.Uma medida excepcional porque no caso do Windows XP esta versão deixou de receber suporte em 2014.

E para constar que esse _ramsonware_ pode ser apenas um dos muitos que esperam entrar e nos atacar, o caso do Windows XP é particularmente grave, pois é o sistema que usam Grande parte dos caixas eletrônicos do sistema bancário (estes receberão atualizações até 2019) ou um grande número de órgãos e instituições públicas.

Esta é uma medida excepcional que deve servir para nos fazer ver que as empresas e a sociedade em geral não estavam (e não estão) preparadas para uma ameaça deste tipo. Uma ameaça que nos alertou: convém ter os equipamentos atualizados.

Se no seu caso você ainda utiliza algum dos sistemas citados acima você pode verificar se tem seu computador protegido no link com a explicação da Microsoft no final do artigo ou na página da Microsoft listando as últimas atualizações disponíveis.

Mais informações | Declaração da Microsoft em Xataka | Wanna Decryptor: assim funciona o ransomware usado no ataque cibernético à Telefónica

Bing

Escolha dos editores

Back to top button