A Microsoft decide impedir outro possível WannaCry desativando o protocolo SMBv1 na atualização Fall Creators
Índice:
Foi sem dúvida uma das novidades do ano, pelo menos se nos focarmos no panorama tecnológico. Estamos falando do ataque maciço a computadores que sob o nome de WannaCry Decryptor causou terror em meados de maio em um bom número de empresas (pessoas físicas, em sua imensa maioria foram poupados), incluindo hospitais no Reino Unido.
Um ataque de que já falámos, com as suas consequências, as suas origens e que serviu sobretudo para ver e saber qual é a situação real de muitos sistemas informáticosno nível da empresa.Eles não são atualizados, apesar de já terem sido notificados e apesar dos dados importantes que muitos deles manipulam. Ainda me lembro de ver os cientistas da computação de uma empresa próxima trabalhando duro nos computadores, fazendo o que não faziam há muitos meses.
Um ataque que aproveitou uma vulnerabilidade do Windows já corrigida pela Microsoft e que, dada a importância do problema, levou a ele chegando mesmo a suportar versões já em desuso como o Windows XP e para o qual a empresa lançou outro patch de segurança.
Um ataque que, dada a preocupação que levantou (muitos suspeitam que não passou de um teste para um ataque maior e mais eficaz), levou a Microsoft a concordaram em desabilitar o protocolo SMBv1 (Server Message Blocks) no Windows 10 Fall Creators Update. Um ato que visa repetir uma situação semelhante com outro ransomware.
Uma decisão com tempo
De acordo com o Bleeping Computer, isso não é algo que eles pensaram em um curto espaço de tempo, mas sim é uma decisão ponderada e ponderada isso já estava na mesa desde 2014. É o que diz Ned Pyle, gerente principal de programas do grupo Microsoft Windows Server:
Uma decisão que apesar de tomada não chegará até a terceira grande atualização do Windows 10, também conhecida como Fall Creators Updatev (anteriormente Redstone 3). Com a particularidade também de não ser um patch, mas sim uma alteração. Uma atualização que virá inclusive de instalações limpas e que já está sendo testada em builds do Windows 10 Enterprise e Windows Server 2016.
E enquanto isso, e se você não quiser esperar pela Fall Creators Update no Windows 10, você sempre pode desabilitar manualmente o protocolo SMBv1 em seu computador Graças ao guia nas páginas de suporte da Microsoft.
Via | Computador apitando Mais informações | Microsoft no Xataka Windows | Windows 7 na mira devido à disseminação do Wannacry Decryptor, mesmo acima do Windows XP Em Xataka Windows | É difícil, mas se o Wanna Decryptor (ou outro malware) infectou seu computador, você pode combatê-lo com estes p