A Microsoft pretende dar uma segunda chance ao conector de 3 pinos
Quando a Apple descartou o conector Jack de 3,5 mm na época, muitas vozes se levantaram contra ele e não sem razão, pelo menos em parte. A ideia da Apple era lógica, pois ao eliminar esse conector, ganhava-se dentro do terminal para melhorar outros aspectos como a bateria. No entanto, as reclamações vieram porque apesar de correto, ainda pode ser muito cedo para encerrar esse tipo de conexão
E é que eliminar a porta Jack de 3,5 mm significou deixar para trás um grande número de fones de ouvido que podemos ter em casa, alguns deles de alta qualidade e se quisermos continuar a usá-los, não temos escolha a não ser usar um adaptador intermediário.Já sofri por não ter o Jack de 3,5 mm e acredite, quando não tive acesso aos fones de ouvido Bluetooth ou a bateria deles acabou, em mais de uma ocasião descobri que o adaptador foi esquecido em casa. Uma bobagem com a qual querem acabar com a Microsoft com sua última patente.
Uma patente que procuraria nadar entre duas águas e assim de um lado permitiria que o clássico macaco de 3,5 mm continuasse a ser usadoe por outro lado, o terminal poderia ganhar em design e espaço ao ter um espaço livre para este tipo de conexão. Usar o conector de 3,5 mm sem incluí-lo?
Isso seria possível graças a um projeto que parece não estar se concretizando, mas... nunca se sabe. Para poder optar por esta solução, a Microsoft teria idealizado um sistema que graças à utilização de uma membrana flexível localizada na zona traseira, permitiria o mesmo porta para poder acomodar diferentes tipos de conexões.
Esta membrana que se adaptaria a qualquer tipo de conexão ajustando-se ao plugue utilizado graças à flexibilidade que apresentaria. Desta forma, poderia ser utilizado um conector USB Tipo C, bem como um Jack de 3,5 mm ou qualquer outro tipo de entrada para que, uma vez desconectada, a membrana recuperasse sua forma original e o terminal voltasse ao seu design plano.
Não sabemos se a Microsoft vai apostar neste tipo de solução para a sua suposta nova gama de dispositivos móveis e assim continuar a dar vida à conexão jack de 3,5 mm ou, pelo contrário, seguirá os passos da Apple e de outros fabricantes, como Lenovo ou HTC, que não querem mais saber nada sobre nossos fones de ouvido tradicionais.
Fonte | MSPowerUser no Xataka Windows | Quer conhecer os novos telefones da Microsoft? Este conceito, embora ainda distante, deixa-nos com água na boca