Transparência no gerenciamento dos dados coletados de nosso dispositivo é a meta da Microsoft para os próximos meses
Cada vez mais nos preocupamos com segurança e privacidade, um claro sintoma do alarme causado por ameaças como Rapid Ransomware ou mais recentemente Spectre ou Meltdown. Algumas ameaças que obrigam as empresas a oferecer soluções adaptadas aos tempos atuais na forma de atualizações e novas ferramentas.
E foi isso que a Microsoft fez, porque a empresa americana anunciou o lançamento de novas funções e ferramentas que buscam dar transparência ao tratamento que é realizado nos dados de nossos dispositivos.Uma série de novos utilitários chegando primeiro para os usuários do Windows 10 Insider Program.
E a primeira dessas ferramentas que veremos chegar é o Windows Diagnostic Data Viewer, um aplicativo que pode ser baixado do site da Microsoft Store se pertence ao Programa Insider e com a qual podemos diagnosticar a utilização que se faz dos dados recolhidos na nuvem no nosso dispositivo. Estes são os dados que você pode gerenciar:
- Dados comuns, como nome do sistema operacional, versão, ID e tipo do dispositivo, nível de diagnóstico selecionado etc.
- Configurações e conectividade do dispositivo, como propriedades e recursos do dispositivo, preferências e configurações, periféricos e informações de rede do dispositivo.
- Dados de desempenho do produto e serviço mostrando o status do dispositivo, informações de desempenho e confiabilidade, funcionalidade de consumo de vídeo no dispositivo e consultas de arquivo do mesmo . É importante observar que esse recurso não se destina a capturar o que o usuário normalmente vê ou ouve.
- Dados de uso de produtos e serviços incluindo detalhes sobre o uso do dispositivo, sistema operacional, aplicativos e serviços.
- Inventário e instalação de software, como aplicativos baixados e histórico de instalação ou informações de atualização do dispositivo.
Uma melhoria que não virá sozinha, pois a Microsoft preparou melhorias e atualizações no Painel de Privacidade da MicrosoftPara isso, será adicionada uma nova página Histórico de atividades que permitirá aos usuários acessar os dados armazenados na conta da Microsoft. Além disso, novos recursos estão chegando para:
- Visualize e gerencie dados de consumo de mídia, bem como atividades de produtos e serviços na página Histórico de atividades.
- Exportar qualquer um dos dados visualizados no painel.
- Exclua um item específico para um controle mais individual.
Fonte | Microsoft em Xataka | O que é ransomware, como funciona e como se prevenir Imagens | Microsoft