Os aplicativos da Web progressivos são o futuro? Eles vão enterrar aplicativos nativos para sempre?
Índice:
- O que são Aplicativos Web Progressivos
- Vantagens e algumas desvantagens
- Os Progressive Web Apps são melhores?
É a terminologia da moda. PWA's ou o que é o mesmo, Progressive Web Applications ou _Progressive Web Apps_ em sua sigla em inglês. É a mais recente adição ao Windows 10, embora não sejam exclusivos do sistema operacional Redmond. São o contraponto das aplicações nativas e no papel tudo é vantagem.
Aplicações que nada mais são do que a materialização, a última etapa, da batalha entre aplicações nativas e aplicações web Estas sempre existiram e em muitas ocasiões eles têm sido uma alternativa mais do que válida para o primeiro, então por que não dar um passo adiante em seu uso?
O que são Aplicativos Web Progressivos
Já avançamos algo. PWA's (Progressive Web Apps) possuem vantagens reais sobre os nativos PWA's são uma evolução de aplicações web como as oferecidas por HTML5 e _services workers_ (uma tecnologia que nos permite para executar serviços em segundo plano nos navegadores), para oferecer uma experiência de usuário muito semelhante ao que podemos encontrar em um aplicativo nativo instalado em nosso celular.
Aplicativos progressivos são baseados em padrões web abertos e são escritos principalmente, como um aplicativo web convencional, em HTML, CSS e JavaScript . Os PWA's são baseados em dois pilares:
Service Workers A primeira etapa é o uso de serviços em segundo plano. Ao abrir o PWA, o servidor carrega e instala o service worker para que a partir daí ele inicie quando a aplicação iniciar e seja informado de cada requisição de rede no domínio correspondente.Além disso, o service worker e seu cache são salvos no navegador utilizado (Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera) para que um PWA possa ser utilizado mesmo sem conexão, pois ele carrega o conteúdo do cache.
Application Shell Architecture O app shell é a primeira coisa a carregar e exibir e é a base da interface. Por outro lado, há o conteúdo exibido, que é carregado da Internet. Além disso, o aplicativo Shell é salvo no cache do service worker quando o aplicativo é aberto para que o tempo de carregamento seja salvo. Em resumo, podemos dizer que a principal característica é diferenciar entre funcionalidade e conteúdo para carregá-los separadamente.
É assim que vemos uma tipologia que oferece um bom número de vantagens, mas também alguns inconvenientes face às aplicações nativas tradicionais.
Vantagens e algumas desvantagens
A primeira e mais notável é que não requer instalação Desta forma ganhamos por não necessitar de espaço dentro do nosso telemóvel ou computador , algo que às vezes é limitado. A parte negativa é que eles exigem uma conexão constante com a Internet e, embora isso não seja tão difícil hoje, há momentos em que não temos acesso a ela.
Outra vantagem é que por não depender do _hardware_ do telefone da mesma forma que um aplicativo nativo, permite velocidades de carregamento mais rápidas(se temos uma boa conexão de rede, é claro). Existe até a opção, embora isso o tornasse quase um aplicativo nativo, de poder baixá-lo e usá-lo _off line_.
Além disso, pode enviar notificações push diretamente para o _smartphone_ e em muitos casos eles têm um modo de tela cheia, para que o navegador desaparece de vista enquanto os executamos.
Outra vantagem que eles oferecem é que antes de finalizar a compra e comprar, podemos experimentar antes de fazer o download. Uma economia, portanto, para o nosso bolso, se no final não nos convencer.
Aplicações Web progressivas também podem nos permitir executá-las em qualquer sistema operacional (elas são executadas simplesmente abrindo o navegador e independentemente do sistema ), uma grande vantagem em relação aos apps nativos, em que cada um requer um app específico para iOS, Android, Windows, Mac… ou qualquer outro sistema.
Um Progressive Web Application oferece uma variedade de opções e recursos que se ajustam à estrutura do sistema operacional no qual é executado.Eles oferecem maior segurança contra _malware_, algo que já vimos em alguns apps Android, por exemplo. A razão é que eles não podem acessar partes específicas do sistema que são acessíveis apenas por dentro.
Por outro lado, o uso de PWA's traz a vantagem de acessar quase sempre a versão mais atualizada do aplicativo, o que o torna diferente dos aplicativos nativos. Os PWAs são mais fáceis de atualizar do que os nativos, que precisam ser atualizados pelo usuário quando o desenvolvedor tem uma _atualização_ disponível, o que exige mais trabalho da parte deles.
O desenvolvimento e manutenção de um PWA requer menos trabalho de programação, desenvolvimento e manutenção por dia do que um aplicativo nativo porque é o mesmo tempo uma página da web e um aplicativo independente de plataforma.
"Isso, por sua vez, se traduz em custos de desenvolvimento e gerenciamento menores em comparação com aplicativos nativos A razão é que as receitas não são Eles têm que ser compartilhados nem com o Google nem com a Apple para colocá-los em suas respectivas lojas de aplicativos.Outra coisa é que estes podem ser adquiridos fora da atual loja de aplicativos... e tudo que o processo envolve (segurança de pagamento, processo de compra...) mas isso ainda não foi alcançado. "
Poderíamos resumir as vantagens em cinco pontos:
- Ofereça o melhor desempenho em dispositivos móveis com tempos de carregamento mais rápidos
- Interface quase semelhante à oferecida por um aplicativo nativo
- A capacidade de trabalhar offline
- Poder enviar notificações aos usuários
- Menor consumo de recursos
- Mais fácil de atualizar
Os Progressive Web Apps são melhores?
Encontramo-nos, portanto, com duas posições conflitantes. Aplicações Nativas vs. Aplicações Web Progressivas No caso da Microsoft parece que as primeiras, representadas pelas Aplicações Universais (UWP), que outrora foram a aposta da Microsoft, seus dias estão contados em favor do último.
Parte do sucesso também está no usuário Você prefere usar um aplicativo da web em vez de um aplicativo instalado no telefone? ou computador? Por enquanto, não sabemos se o futuro será para as aplicações web ou não, mas elas têm um potencial inegável que é explorado de forma cada vez mais eficiente.
Imagem de capa | Flickr