Esta é a solução proposta pela Microsoft para alcançar a cobertura Wi-Fi em um espaço geográfico maior
No futuro será difícil para eles ficarem isolados de qualquer tipo de conexão se uma proposta como essa que a Microsoft está estudando avançar. E é isso que os cientistas da Microsoft Research querem estender a cobertura Wi-Fi para lugares onde atualmente é inexistente
Uma melhoria que se destacaria sobretudo pela forma como o tornariam possível, porque querem fazer com que os voos comerciais funcionem como antenasque distribuem o sinal Wi-Fi em locais onde até agora não chegou.Uma solução alternativa que também seria econômica.
Para defender esta proposta, eles argumentaram que existe um grande número de rotas aéreas comerciais com um grande número de dispositivos que poderiam ser usados como transmissores de sinal Uma fórmula muito mais barata do que, por exemplo, a oferecida pelo Google sob o nome de Projeto Loon e usando balões de hélio localizados na estratosfera a uma altura de cerca de 20 quilômetros permitiria a criação de uma rede sem fio 5G.
A alternativa da Microsoft é baseada no uso de espectro Wi-Fi não licenciado existente e roteadores Wi-Fi em aeronaves comerciais em várias rotas aéreas para que estes se comuniquem com o sinal terrestre repetidores estendendo a cobertura como se fossem extensores de rede em uma casa.
Uma ideia com a qual os seus promotores pensam que permitiria a chegada da Internet sem fios a núcleos mais habitáveis mesmo sem Wi-Fi e eles dão como exemplo os 80% da população da África que poderiam se beneficiar e tudo com um custo muito baixo já que não é necessário implantar uma infraestrutura complexa.
Além disso, eles propõem usar ADS-B (Automatic Dependent Surveillance - Broadcasting) sinaliza que Eles determinam a posição da aeronave em um determinado momento para ativar o repetidor que corresponde a cada instante.
O sistema já foi testado pela Microsoft e embora a conectividade seja intermitente, eles garantem que o resultado obtido é mais do que ideal , permitindo o uso do sinal especialmente para tarefas que não requerem uma conexão permanente, como mensagens de rede, consulta de alguns aplicativos ou envio de e-mails.
Fonte | MSPU Mais informações | Microsoft