Bing

A Microsoft está comprometida com as energias renováveis ​​e demonstra isso submergindo seu novo data center que funcionará por 5 anos

Índice:

Anonim

864 servidores e 27,6 petabytes de armazenamento. Estas são as enormes cifras escondidas no novo centro de dados que a Microsoft vai usar e que é conhecido como Projeto Natick. Até agora encontramos números de infartos, mas nada surpreendente. E é que fica a cara de espanto quando sabemos que este data center está localizado a 35,6 metros abaixo do mar.

Submerso em dezenas de metros de água por cinco anos Assim é o sistema que a empresa de Redmond instalou no leito trabalhará no Mar da Escócia.Um data center que se destaca por ser uma aposta que serve para reivindicar o uso de energias renováveis.

Aposte nas renováveis

Sendo Bill Gates um conhecido filantropo, defensor a todo o custo do nosso planeta, não é de estranhar que a Microsoft siga as orientações daquela que foi a sua alma mater. E colocam em prática com este data center que localizado no sempre movimentado Mar do Norte, utilizará as correntes marítimas para resfriar o sistema A energia utilizada para operá-lo virá de energia renovável gerada nas Ilhas Orkney.

O motivo é bem conhecido. Esses data centers consomem uma quantidade muito alta de energia principalmente para resfriar os equipamentos. As empresas costumam instalá-los em climas tão frios quanto possível para minimizar as necessidades de resfriamento. Vimos até como algumas empresas, a Apple, optam pela autossuficiência.

Por um lado, trata-se de economizar na conta de luz e aliás, que deve ser sempre o primeiro motivo, ajudar a cuidar do meio ambiente E na Microsoft eles não são novidade nisso, pois não é à toa que já fizeram um teste parecido em 2015. Eles submergiram um data center em frente à Califórnia por cinco meses.

O data center atual inclui 12 racks com 864 servidores com um total de 27,6 petabytes de armazenamento. Uma enorme quantidade de espaço que pode ser usada para armazenar, por exemplo, até 5 milhões de filmes.

O primeiro ano em que a empresa controlará detalhadamente todos os parâmetros e o possível impacto ambiental será fundamental e se os resultados obtidos forem favoráveis, pode abrir um caminho na aposta neste tipo de instalações.

Mais informações | Microsoft

Bing

Escolha dos editores

Back to top button