A Microsoft faz outra referência ao software de código aberto: atribui mais de 60.000 patentes à Open Invention Network
Índice:
A Microsoft nunca se casou particularmente bem com o _software de código aberto_ Tradicionalmente, muitos usuários não veem de forma favorável a empresa de Redmond com O Windows como alvo atacou a política da empresa. Mas esses anos, esse período de tempo está cada vez mais distante no horizonte.
A Microsoft está se modernizando e, embora não no ritmo que muitos gostariam, experimentou uma certa abertura. Seus aplicativos já são multiplataforma e muitas vezes até com melhorias que chegam a outros sistemas antes da plataforma Windows.Também aposta no código aberto e acabamos de ver um bom exemplo disso com o lançamento de mais de 60.000 patentes que estavam sob seu manto de proteção.
O código aberto parece não causar mais problemas nos escritórios da Microsoft e é por isso que a empresa se juntou ao consórcio Open Invention Network ( OIN). Uma plataforma que foi criada em 2005 para se proteger contra trolls de patentes e que atualmente possui mais de 2.000 membros. Foi o que disse Scott Guthrie, vice-presidente executivo de nuvem e grupo de negócios da Microsoft"
Todas as empresas que fazem parte deste consórcio compartilham as patentes que possuem para que possam ser utilizadas livremente e sem restrições por parte de outras empresas incluídas na OIN. E atenção, porque este consórcio é integrado entre outros pelo Google, Facebook ou Twitter.
O primeiro passo do que está por vir?
Microsoft abre, como dissemos, para novos tempos. Ele libera muitas Linux, Android e patentes OpenStack mas as do Windows ainda estão trancadas. Não podemos pedir uma mudança de 180 graus em tão pouco tempo quando a Microsoft nunca foi uma defensora do _código aberto_.
Vamos dar um tempo, lembrando que essa é uma etapa importante. Um exemplo é que apenas as patentes baseadas no Android que a Microsoft cedeu têm um valor de 3.400 milhões de dólares Um grande capital ao qual os Redmonds devolveram e que pode fazer você pensar sobre o valor das patentes que você ainda guarda para si mesmo.
Fonte | ZDNet Mais informações | Microsoft