Bing

Microsoft vê o futuro das comunicações em data centers subaquáticos perto de centros populacionais

Anonim

Em junho falámos sobre o novo centro de dados em que a Microsoft trabalhou e que, submerso no fundo do mar, procurou reduzir o consumo de energia graças a um melhor arrefecimento por estar debaixo de água do mar. Um trabalho que responde pelo nome de Projeto Natick e cujo modelo mais recente possui 864 servidores e 27,6 petabytes de armazenamento interno.

Era junho de 2018, mas esta iniciativa já havia começado em fevereiro de 2016 com o objetivo de promover serviços baseados em data centers em nuvem e oferecer a eles uma resposta rápida, sem lags e sem cortesÉ um dos objetivos que a empresa americana está a trabalhar nos próximos anos.

A Microsoft percebeu uma série de benefícios nos servidores subaquáticos, entre os quais se destaca o que eles podem oferecer menor consumo de energia e menor latênciaO motivo é básico, pois podem estar localizados mais próximos dos centros populacionais do que um servidor localizado em terra, já que quase 50% da população mundial vive a não mais de 190 quilômetros da costa.

Microsoft iniciou o processo com um servidor cápsula lançado na costa da Califórnia Foi o primeiro passo seguido de outros, como o que envolveu o lançamento de outra cápsula maior ao largo da costa escocesa, no European Marine Energy Centre em Orkney.

"

Se trata de una solución práctica, pues la creación de estos servidores encapsulados requiere mucho menos tiempo de trabajo que un centro de datos establecido na terra.O modelo usado na Escócia levou apenas 90 dias para ser construído e implantado, um tempo muito menor do que os data centers tradicionais. É também uma opção limpa, pois trabalham com energia renovável (o modelo escocês trabalha com energia eólica)."

Esta rapidez para construir um destes centros também permite-nos responder de forma mais eficiente às necessidades do mercado: onde quer que um centro de dados , ele pode ser implantado em muito menos tempo do que um data center terrestre.

Não surpreende, portanto, que na conferência Future Decoded, que a empresa realizou em Londres, Satya Nadella afirme que servidores subaquáticos são uma parte importante do futuro da a empresa ao criar novos data centers que poderiam ser usados ​​até mesmo para atividades comerciais.

Via | ArsTechnica Imagem | Microsoft

Bing

Escolha dos editores

Back to top button