Azure Sphere OS: é o sistema operacional da Microsoft com coração Linux para controlar a Internet das Coisas
Índice:
Internet das Coisas (IoT): estamos lidando com algumas letras, algumas palavras, que passam a representar o futuro mais imediato. Tudo o que nos rodeia, em casa, no trabalho… tende a estar conectado e relacionado entre si Falamos de todo tipo de aparelhos, utensílios, gadgets e até roupas . Uma enorme gama de opções que requerem um sistema que as possa dar vida.
Os diferentes fabricantes vêm trabalhando em suas próprias propostas há algum tempo e agora é a Microsoft que está saindo para ocupar as primeiras páginas E é que depois de meses de desenvolvimento (a empresa já falava da plataforma em 2018), a empresa com sede em Redmond s altou para a piscina e anunciou o Azure Sphere: é o primeiro sistema operacional completo desenvolvido pela Microsoft com um kernel de Linux que chega suportado por um desenvolvimento MediaTek, o processador MT3620.
Linux de coração
Ver para crer, o que diriam alguns se viajassem do passado e se deparassem com esta notícia. Microsoft e Linux? A verdade é que Microsoft vinha trabalhando há algum tempo em um projeto que, sob o nome de Azure Sphere OS, estava destinado a servir como o coração dos dispositivos no Ambiente IoT.
Agora, após a conclusão do desenvolvimento, Microsoft anunciou a disponibilidade do Azure Sphere, um sistema projetado para dispositivos IoT que oferece para On the por um lado, a versatilidade necessária a este ecossistema sem que isso implique abdicar da segurança (falam de 7 propriedades).
Para alcançar uma porta bem-sucedida eles integraram por um lado o serviço de segurança baseado na nuvem Azure Sphere Security Service e no outro um sistema operacional que permite a integração em uma variedade de hardware. Algo possível graças à flexibilidade oferecida pelo Linux. O objetivo final é garantir também a segurança quando os dispositivos operam entre si, gerando comunicações seguras, autenticando conexões e atualizações de software para evitar ataques cibernéticos.
Clientes interessados em testar as melas deste projeto, poderão começar a se cadastrar nos próximos dias Para isso, a Microsoft irá lançar um pacote composto de hardware e software. O sistema operacional Azure Sphere OS se conectará à plataforma Azure Sphere Security Service e só poderá ser executado em um modelo de chip, o MediaTek MT3620.
Este é um SoC especializado que integra um controlador conectado à rede Wi-Fi, construído em torno de um processador projetado para executar o sistema operacional Azure Sphere IoT. Ele estará à venda e terá atualizações regulares.
O ecossistema de dispositivos IoT deve começar a crescer de forma sustentada nos próximos anos… em curtíssimo prazo. As previsões falam de uma frota de 41,6 bilhões de dispositivos até o ano de 2025 e na Microsoft eles esperam que boa parte deles opere com Azure Sphere OS.
Via | Relatório do Windows