Bing

Servidores em líquido fervente: essa é a ideia da Microsoft para evitar o aquecimento de seus equipamentos

Índice:

Anonim
"

Quando falamos em criar farms de servidores necessários para o processamento em nuvem, as empresas enfrentam diferentes desafios: por um lado, o consumo de energia e evitar o superaquecimento de tantos equipamentosjuntos gerando calor em uníssono."

A princípio, a opção para evitar o calor pode ser o uso de aparelhos de ar condicionado ou pelo menos é o que pensa o usuário a pé. Mas na Microsoft eles vão muito além e se já vimos como eles submergiram data centers no oceano, agora eles decidiram resfriá-los com líquido, mas não com líquido de baixa temperatura, mas com um líquido que os resfria fervendo

Temperatura constante a 50 graus

Pode parecer uma contradição quando explicado mais ou menos assim. O processo em questão responde ao nome da tecnologia de resfriamento por imersão em líquido bifásico Um sistema que permite que os dispositivos sejam resfriados com muito mais eficiência do que se o ar fosse usado para mesma finalidade, já que o líquido melhora a transferência de calor.

Com esse sistema, o aparelho em questão é submerso em um líquido que não danifica os componentes e ao mesmo tempo se encarrega de coletar e mitigar o calor geradoSubstância que, ao contrário do sistema monofásico em que o líquido é frio, usa uma fervente.

Quando o líquido ferve, é gerado um vapor que, ao chegar a um condensador, transforma-se novamente em líquido que cai novamente em forma de chuva, formando um circuito fechado para manter a temperatura interna constante. O segredo também está na substância utilizada, um líquido criado pela 3M que atinge a temperatura de ebulição de 50 graus Celsius e não danifica os componentes eletrônicos.

Por enquanto é um projeto em desenvolvimento e eles estão apenas testando em um servidor Azure em Washington. Dependendo do resultado, eles levarão esse sistema para outras localidades. Além disso, este sistema ajuda a resolver o outro problema mencionado no início, o consumo de energia, pois segundo a Microsoft permite economizar entre 5% e 15% de energia para qualquer servidor.

Mais informações | Microsoft

Bing

Escolha dos editores

Back to top button