Exchange foi afetado pela mudança de ano: Microsoft reconhece bug que impede a chegada de e-mails e trabalha em solução
Índice:
Você se lembra do efeito 2000? Com a mudança de números e de ano, muitos tiveram os problemas que poderiam ser gerados nos equipamentos de informática. No final das contas não foi tão grave quanto se pensava e agora o Microsoft Exchange é a plataforma que foi afetada por uma falha relacionada à mudança de ano Uma falha que nós poderia experimentar novamente no ano de 2038
Os usuários estão vendo como a caixa de entrada do Microsoft Exchange está vazia e não, não é uma falha no servidor de e-mail correspondente.O Microsoft Exchange nas versões 2016 e 2019 está sendo vítima de um bug relacionado à mudança de ano que é gerada ao processar a nova data.
O Efeito 2022
Um erro que a própria empresa já reconheceu O mecanismo antispam e antimalware do MS Exchange (FIP-FS, ativado por padrão em instalações da referida plataforma desde sua versão 2013) está gerando uma falha na atualização para a nova data, bug que está fazendo com que uma infinidade de e-mails não cheguem aos seus destinatários.
Este problema parece ser causado pelo fato de que os desenvolvedores da Microsoft decidiram armazenar o valor da data em um int32cujo valor máximo é 2.147.483.647. Esta é a opinião de Joseph Roosen, investigador de cibersegurança, que afirma que a falha é que o fizeram de forma a que a mais pequena das datas correspondentes a este ano tivesse de ocupar um valor mínimo de '2.201.010.001' (ou seja, usando os três últimos dígitos para armazenar o dia e os três anteriores para armazenar o mês).
Dessa forma, o mecanismo antispam e antimalware do MS Exchange não é capaz de entender a data dos e-mails e estes não são alcançando os computadores dos usuários.
A Microsoft reconheceu o bug e a empresa informa que já está trabalhando em um patch para corrigir o problema que afeta o Versões 2016 e Microsoft Exchange 2019:
Esta falha afeta principalmente e-mails corporativos e para corrigir a falha enquanto o patch corretivo é lançado, os afetados não têm mais O único remédio é desabilitar temporariamente o mecanismo FIP-FS, solução que, no entanto, deixa as equipes desprotegidas, pois ficam expostas à chegada de e-mails maliciosos. Para desativar temporariamente o mecanismo FIP-FS, digite os seguintes comandos do PowerShell no Exchange Server:
-
Set-MalwareFilteringServer -Identity -BypassFiltering $true
-
Restart-Service MSExchangeTransport
Com essas etapas, os usuários receberão seus e-mails de volta e é a única solução pelo menos até que a Microsoft libere o patch de correção final .