Microsoft precisa criar seu próprio Steam
Índice:
Com o Xbox One, a Microsoft levou o Xbox Live muito mais longe. No entanto, há algo que ainda está f altando. Esse algo não está exatamente relacionado ao Xbox One, mas sim ao Windows .
E neste momento, os jogos para Windows não exploram nem uma parte do potencial que o Xbox Live e a integração com a nuvem e com o console Xbox poderiam ter. Por isso mesmo, a Microsoft deveria criar sua própria plataforma estilo Steam. E não seria difícil: você já tem praticamente tudo o que precisa para isso.
Só de jogos casuais não vive o homem
"Se você for para a seção de jogos>"
Xbox Live é relegado a jogos mais casuais.
Mas e se você sair da Windows Store? Os jogos integrados ao Xbox Live desaparecem. As lojas Origin ou Steam ignoram completamente o Xbox Live, então o Xbox Live é relegado aos jogos mais inocentes.
Este é o primeiro problema da Microsoft. A estrutura do Xbox Live já está lá, funcionando em todas as três plataformas (Windows, Windows Phone e Xbox), mas está sendo ignorada no Windows pelos principais desenvolvedores. A solução? Incentive a distribuição de grandes títulos pela Windows Store e, assim, poder integrá-los ao Live. Que a loja do Windows também é um lugar onde você pode comprar qualquer jogo que quiser.
Tudo em todos os dispositivos
Outra razão pela qual a Microsoft deveria criar seu próprio Steam é a sincronização. Atualmente, mais do que sincronização, estamos falando de todos os aplicativos do Xbox em diferentes plataformas acessando as mesmas informações sobre conquistas, perfis e outros. O Xbox Live pode ser muito mais explorado.
Como? Sincronizando todas as informações do jogo. Eu progrido no Skyrim no meu PC e depois no meu Xbox e continuo do mesmo ponto. Eu venci cinco níveis em Angry Birds no telefone e no tablet eles aparecem como limpos. Tudo sincronizado pela Internet, instantâneo e sem dificuldades.
O Xbox Live pode sincronizar o status do jogo e as compras em todos os dispositivos.
É verdade que agora, a sincronização do estado do jogo não é impossível. Skulls of the Shogun, por exemplo, sincroniza seus níveis entre Windows Phone, Windows e Xbox.No entanto, o Xbox Live pode tornar isso muito mais fácil, sem exigir que os próprios desenvolvedores implementem a infraestrutura.
Na verdade, com o Xbox One o status entre os consoles já estará sincronizado. Passar daí para sincronizar também com computadores e telefones não deve ser muito difícil.
Há mais uma maneira de aproveitar o Xbox Live: compras compartilhadas em todos os seus dispositivos. Você paga pelo Call of Duty Ghosts no PC e baixa não só lá, mas também no Xbox.
Pareceria um desperdício de dinheiro para os estúdios, mas não acho. Poucas pessoas compram o mesmo jogo duas vezes, uma para o console e outra para o computador, e menos ainda pelo preço que estão. Na verdade, algo assim seria mais um incentivo para comprar os jogos, uma espécie de oferta 2 por 1 que atrairia mais jogadores.
Competir ou integrar?
O que a Microsoft deve fazer para criar seu próprio Steam? Integre-se com as lojas existentes ou fique à margem com o Xbox Live?
A resposta parece clara: a Microsoft não pode ter parceiros neste projeto. Embora seja verdade que eles se beneficiariam muito com a distribuição dos jogos do Xbox Live via Steam e Origin, não acho que a Valve ou a EA queiram perder sua identidade em suas próprias plataformas de distribuição.
"Além disso, Microsoft Steam>"
Se eles fizerem isso, e fizerem bem, a Microsoft tem muito a ganhar. É o único capaz de fornecer uma experiência de jogo integrada em todos os dispositivos, e se os desenvolvedores aproveitarem as possibilidades que isso abriria, ter o pacote Microsoft (telefone, tablet, PC e console) será realmente atraente para todos os usuários. .
No Xataka Windows | Tudo sobre o Xbox One