Um novo console da Microsoft orientado para streaming em uma plataforma AMD Picasso personalizada ganha impulso
Há algum tempo que apontamos para um novo rumo no que diz respeito ao foco no entretenimento doméstico e parece que as consolas de jogos não têm lugar ou não, pelo menos pelo formato pelo qual as conhecemos eles até agora. Máquinas caras, principalmente quando são lançadas, com poderoso _hardware_ mas fechado para evoluções
Nos últimos anos, também vimos como os fabricantes reduziram a vida útil de suas máquinas com revisões que as tornaram mais potentes, mais silenciosas e mais elegante sem implicar um s alto de geração.Um modus operandi que pode mudar se o compromisso com o _streaming_ se estabelecer no futuro a médio prazo.
O modelo Netflix em videogames já é uma realidade e plataformas como o Xbox Game Pass são um indicativo do caminho que a indústria pode seguir no futuro. Podemos esquecer de investir em uma máquina poderosa já que o esforço seria feito por servidores externos. Em casa nosso console teria apenas que transmitir o conteúdo recebido pela rede.
Um console permanentemente conectado, aqui não há dúvidas e com uma boa velocidade de acesso à rede que não exigiria _hardware_ muito potente. O maior obstáculo seria eliminar a latência do jogo.
É o objetivo do Projeto xCloud da Microsoft com o qual a empresa americana planeja tornar realidade o _streaming_ de videogames. Aliás, já nos referimos a uma possível Xbox sem leitor de Blu-ray.
E agora os rumores voltaram à primeira página já que a WCCFTech garante que a próxima geração de consoles terá uma APU modificada da linha AMD Picasso Este é o mesmo SoC que dizem ser usado por um próximo dispositivo da família Surface.
Com esse desenvolvimento da Microsoft, o que se busca é conseguir uma gestão adequada do _streaming_ com consumo reduzido e que também permita oferecer um produto a um preço competitivo, um custo mais acessível do que um console como os que podemos encontrar hoje no mercado.
Além disso, esta modificada AMD Picasso APU trabalharia em conjunto com o Projeto Brainwave, a plataforma desenvolvida pela Microsoft que, como já sabemos , Baseia-se na utilização de Inteligência Artificial em tempo real, adaptando a utilização às necessidades de cada utilizador.
Por enquanto são apenas rumores, mas estão aí, aparecendo com mais insistência, o que indica que sim, esse pode ser o futuro. Resta saber se vai demorar mais ou menos para se tornar realidade.