Ferragem Dupla

Índice:
- Hardware poderoso e retorno ao x86
- Dois consoles em vez de um
- Mesmo controlador e Kinect 2.0
- Windows 8 como sistema
F altam 26 dias para pararmos de especulações e desejos diversos sobre o que esperamos ou queremos a nova geração do Xbox para nossas telas . Em 21 de maio, definitivamente veremos o que era verdade e o que era falso em tantos boatos que pudemos ler durante todos esses meses. Até lá, vale a pena rever as principais novidades, alegados leaks e outros comentários que a futura consola tem suscitado durante a espera.
De especificações de hardware a software de console, a possíveis recursos e restrições que alimentaram o debate no ano passado.Vimos e ouvimos todo tipo de especulação sobre Durango, o codinome do novo Xbox. O VGleaks tem sido a principal fonte de alguns rumores que têm um mês de análise pela frente enquanto esperamos que a Microsoft revele definitivamente o que preparou.
Hardware poderoso e retorno ao x86
Rumores em torno das especificações do novo console da Microsoft sugerem que Redmond poderia voltar para uma arquitetura x86 da mão da AMD. Grosso modo, em suas entranhas encontraríamos uma CPU de 8 núcleos e 64 bits rodando a 1,6 GHz, acompanhada por 8 GB de RAM DDR3 e sua própria GPU D3D11.1 rodando a 800 MHz.
Completando essas especificações, um último boato indica que a placa-mãe do console estaria acompanhada de alguma forma pelo SOC do 360 , que pode ser usado em paralelo com o novo hardware Durango.Dessa forma, a Microsoft garantiria a compatibilidade com versões anteriores dos jogos em seu console, apesar da mudança de uma arquitetura PowerPC para x86.
Como esperado, o console viria com um disco rígido interno de bom tamanho pronto para instalar jogos e baixar todo o conteúdo que a Microsoft pretende disponibilizar por meio de sua plataforma online. Claro, nada de abandonar o formato de disco nos jogos. O novo Xbox, neste caso, optará por uma unidade Blu-Ray que pode ler discos de até 50 GB.
Dois consoles em vez de um
Talvez o rumor mais estranho de todos os que têm acompanhado a futura Xbox seja a possibilidade de que junto com uma consola de estilo clássico veremos um segundo dispositivo orientado para o consumo de conteúdos televisivos. Sob o nome de Xbox Mini ou Xbox TV teríamos uma espécie de HTPC para acompanhar os nossos televisores por um preço que poderia ser inferior a 100 euros.
Este segundo Xbox viria com o chip 360 dentro, semelhante ao presente no console completo, mas sem o novo hardware Durango. Este Xbox Mini também não teria uma unidade de disco para manter um tamanho e preços pequenos. Mas permitiria acesso aos jogos do Xbox Live além do restante do conteúdo audiovisual da plataforma.
A presença desta segunda versão do console explicaria a persistência de rumores sobre a conexão permanente e a polêmica levantada em torno dela. Tudo indica que o console completo não exigirá conexão com a internet para rodar seus jogos e que os rumores teriam mais a ver com esta segunda versão do console.
Mesmo controlador e Kinect 2.0
O outro elemento fundamental de um console e que muitas vezes passa despercebido nos boatos é o controle.Pouco se sabe sobre o novo controle do Xbox mas tudo indica que manterá a forma do atualcom melhorias em algumas das seções. Assim, por um lado existem rumores de que a resposta do pad digital teria sido melhorada, enquanto outros sugerem que as pilhas do comando sem fios veriam a sua duração aumentada, mantendo-se ainda a possibilidade de utilização de pilhas AA.
Mas se a Microsoft tem uma coisa em mente ao pensar em como controlar seu console, é Kinect A nova versão do cada vez mais onipresente sistema de detecção de movimento periférico melhora praticamente todas as suas seções, aumentando o campo de visão e melhorando a detecção em ambientes com iluminação variável. Além disso, o novo Kinect será capaz de detectar objetos muito menores muito mais rápido que o atual.
A melhora não é trivial porque Kinect continuará ganhando espaço em nossa interação com o console.O Kinect SDK vem recebendo recursos da Microsoft há algum tempo, muitos dos quais podem ser incluídos na nova versão do dispositivo. Mais se o último dos rumores for verdadeiro.
Windows 8 como sistema
E é que a jogada de mestre da Microsoft pode estar no sistema operacional do novo Xbox. Já há quem ouse afirmar que o console pode vir com o Windows 8 rodando dentro dele. Especificamente, seria uma versão especial do sistema operacional, possivelmente o Windows RT, que estaria limitado ao ambiente Modern UI, impedindo o acesso ao desktop.
A vantagem indiscutível dessa decisão vem da possibilidade de usar aplicativos e jogos da Windows Store em nosso Xbox. Para os desenvolvedores, isso significaria multiplicar as opções, poder publicar seus jogos na Windows Store e atingir milhões de pessoas que podem baixá-los ou comprá-los para tê-los diretamente em suas televisões.
Este último seria, sem dúvida, uma espetacular cereja no topo do bolo para todo o ecossistema Windows que Redmond vem construindo entre computadores, tablets e smartphones. Ao adicionar um dos dispositivos de entretenimento mais vendidos do mundo ao pacote, a Microsoft pode continuar seu objetivo de fornecer uma experiência completa em todos os tipos de dispositivos, como nenhuma outra empresa pode oferecer no mercado. Em menos de um mês vamos finalmente deixar dúvidas.