De volta à autenticação de jogo no Xbox One e no mercado de segunda mão

Índice:
- Controlando o mercado de segunda mão
- Verificações regulares para jogos
- A Microsoft ainda não está clara
Xbox One foi apresentado esta semana e um dos tópicos que mais está dando que falar gira em torno do controle que a Microsoft poderia assumir sobre os jogos e seus donos, afetando diretamente o mercado de jogos usados. O assunto é um assunto delicado para muitos gamers, acostumados a trocar e comprar e vender seus jogos, e podem acabar pregando uma peça na Microsoft.
Enquanto Redmond permanece em silêncio, ou se contradizendo, a Internet está se enchendo de informações que permitem às pessoas decifrar um novo sistema de autenticaçãoDestina-se a exercer algum tipo de controle sobre a compra e venda de jogos usados.Não significará o fim do mercado de segunda mão nem nos obrigará a estar permanentemente ligados, mas muitos ficarão chateados se o sistema que se vislumbrou nos últimos dias acabar por se confirmar.
Controlando o mercado de segunda mão
Uma das últimas novidades vem das lojas e distribuidores. De acordo com a informação compilada pela Eurogamer e MCV, os utilizadores não terão de pagar taxa para jogar jogos em segunda mão, mas quem vai pagar o preço serão as lojas físicas. Aparentemente, a Microsoft forçará as lojas a se inscreverem em um novo sistema para que possam continuar vendendo jogos usados.
O Xbox One registrará cada jogo que comprarmos como nossa propriedade e o vinculará à nossa conta e console. Se decidirmos vendê-lo, teremos que ir a uma das lojas que atenda às condições do novo sistema de nuvem da Microsoft.A loja deverá cadastrar o jogo utilizado no sistema, para que a partir desse momento o título desapareça de nossa conta. A partir daí você pode vendê-lo pelo preço que quiser, mas terá que dividir o produto da venda com o distribuidor. O estabelecimento ficará com apenas 10% do valor da venda, margem semelhante à utilizada para jogos novos.
A consequência direta desse novo sistema afeta os preços do mercado de segunda mão. Até agora, as lojas tinham total liberdade para consertá-los, ficando com todo o lucro da venda dos jogos usados para si. Sabe-se que distribuidores e desenvolvedores não ficaram satisfeitos com a situação, e podem estar certos, mas o mais provável é que o novo sistema signifique aumento de preçosVendo a margem de lucro reduzida, as lojas serão obrigadas a aumentar o preço, já que não haverá como vender jogos usados fora do sistema da Microsoft.
Verificações regulares para jogos
Há uma segunda consequência diretamente relacionada a este novo sistema: a verificação periódica dos jogos Devido à exigência de identificar cada jogo como nossa propriedade e atualizar seu status se nos livrarmos dela, o console exigirá uma conexão com a Internet em algum momento. Talvez seja a isso que Phil Harrison, vice-presidente da divisão de entretenimento da Microsoft, estava se referindo quando disse isso ao Kotaku uma vez a cada 24 horas.
As informações mais recentes publicadas pela Polygon, citando fontes familiarizadas com o sistema, confirmam que Xbox One exigirá conexão periódica com a Internet para verificação a autenticidade dos jogos que estão sendo jogados. De acordo com a mesma informação, a periodicidade dessa verificação ainda está sendo debatida dentro da empresa.
Xbox One autenticará automaticamente cada jogo quando instalado em seu console usando um código criptografado embutido no próprio disco. O título ficará assim vinculado ao disco rígido do console, link que deve ser verificado periodicamente pela Internet. Quando for vendido ou instalado em outro console, o jogo não estará mais vinculado ao console original. Para recuperar este link, você terá que inserir o disco no console novamente para autenticar o jogo novamente.
Sabendo das situações em que a conexão com a internet não está disponível, em Redmond também estariam preparando um sistema especial de códigos para pessoas que se encontram em situações excepcionais. Em Polígono eles dão o exemplo de soldados em zonas de guerra.
A Microsoft ainda não está clara
Toda a questão da autenticação do jogo, a necessidade de uma conexão com a internet e o mercado de segunda mão está a caminho de se tornar uma das piores campanhas de informação já realizadas.E é que Microsoft continua sem esclarecer as coisas nesta seção. O mais recente é uma breve declaração no site do Major Nelson:
Mais uma vez, as declarações de Redmond não resolvem quaisquer dúvidas sobre o assunto e permitem que a confusão permaneça. Parece claro que um novo sistema de controle está sobre a mesa, mas os detalhes ainda podem estar em debate na Microsoft. Isso explicaria a f alta de clareza e as mensagens contraditórias que a empresa vem emitindo nos dias de hoje.
Enquanto isso é hora de continuar esperando. F altam 16 dias para a E3 em Los Angeles, onde a Microsoft espera se concentrar na seção de jogos do Xbox One. Veremos se até lá temos um claro explicação do novo sistema .
Via | vida extra | Polígono