Estamos preparados para o futuro na nuvem que o Xbox One nos apresenta?

Índice:
Os consoles da Sony e da Microsoft já foram apresentados, e cada um colocou dois pontos muito claros na mesa Microsoft por sua vez ele quer que nos tornemos mais amigos da nuvem (uma questão à parte é se o método usado está correto ou não) e a Sony entretanto optou por uma ideia mais clássica de uma consola de jogos, onde podemos fazer o que quisermos com o jogos e que não é obrigatório estar na internet para utilizá-lo.
Ficará ao critério de cada um qual a ideia mais de acordo com os nossos gostos, mas a Microsoft e os responsáveis por Forza Motosport 5 mostraram-nos um primeiro conceito onde tiram partido desta novidade ecossistema na nuvem que o Xbox One quer nos oferecer.
A nuvem tocará para nós
Para quem não sabe, o jogo Forza Motosport 5 possui uma ferramenta chamada Drivatar. À medida que jogamos, tudo o que fizermos será salvo em um arquivo que eventualmente será enviado para um servidor em nuvem. Então, Drivatar irá processá-lo e tirar conclusões como nosso estilo de jogo, como nos movemos e outras coisas.
E enquanto estivermos fora do jogo, Drivatar poderá jogar com outros jogadores, imitando nossa forma de jogar. E quando entrarmos novamente, seremos recompensados pelos resultados que Drivatar obteve, que de certa forma são nossos resultados.
Sem dúvida, o que eles querem nos oferecer é algo interessante, mas é diferente, e como todos sabem, o que é diferente às vezes é difícil de digerir. Estamos preparados para esse tipo de coisa? E se os jogadores não quiserem que um computador jogue para eles?
E isso não pode acontecer apenas no Forza Motosport 5, vamos imaginar isso sendo levado para outro lugar Por exemplo em um MMO em que o os personagens fazem tarefas que talvez nós não façamos, como procurar alguns recursos específicos, ou em um jogo FPS, onde nosso personagem jogará sozinho e subirá de classificação.
No final, poderíamos remover a parte “irritante” de ter que subir de nível ou obter alguns recursos específicos para que possamos nos concentrar nas coisas importantes, como torneios, batalhas entre jogadores e afins.
Ter a possibilidade de poder usar a nuvem para esse tipo de coisa abre portas para muitas ideias e alternativas, porém, desenvolvedores devem saber bem o que é o os jogadores querem, para conseguir acertar a tecla.
Deixe a nuvem fazer o processamento gráfico
A Microsoft não quer apenas usar a nuvem para poder criar esses tipos de recursos, mas também quer que os desenvolvedores usem esse serviço para poder enviar alguns dos processamento gráfico para os servidores da Microsoft.
Em teoria, a renderização de gráficos na nuvem carregaria efeitos que não estão acontecendo diretamente lá e, em seguida, enviaria os resultados de volta ao console, que os aplicaria. Isso aumentaria a qualidade gráfica dos jogos, permitindo que outros computadores fizessem uploads de efeito de nuvem pesada, e o console aplicasse apenas os resultados.
Embora o conceito seja interessante, muitas questões são levantadas. Não sei como está a qualidade da internet em países como Espanha ou México, para citar dois países aleatórios, mas na Argentina ainda temos problemas com desconexão ou queda de velocidade por um tempo.O que acontece se isso acontecer enquanto estamos jogando?.
Microsoft diz que os desenvolvedores precisam pensar de maneira inteligente para lidar com esses problemas e fazê-los passar sem afetar a experiência. Além disso, ele também comenta que esses servidores em nuvem estão prontos para processar dados insensíveis em relação à latência da internet, ou seja, é possível que esses dados sejam muito pequenos e não correspondam a algo importante no jogo ou que precisa ser atualizado naquele momento, como colisões entre objetos.
Parece que para esta nova tecnologia ser incluída no console, tem que ser bem estudada e que haja apoio mútuo entre Microsoft e desenvolvedores Por ser algo novo, a Microsoft deve fornecer documentação e ajudar os desenvolvedores a tirar o máximo proveito dela. E, claro, os desenvolvedores devem fornecer feedback à Microsoft para que possam melhorar o serviço.
Em resumo, se tivermos uma internet rápida e estável, esses servidores de processamento em nuvem podem nos oferecer coisas interessantes. Mas se tivermos algo meio solto, vamos depender um pouco dos desenvolvedores, para que eles usem a nuvem da maneira mais eficaz.
Agora sua opinião
O Xbox One parece oferecer duas grandes coisas com a nuvem, Os jogos poderiam mudar para coisas como o que Drivatar oferece com o Forza Motosport 5?.
O que você acha do processamento na nuvem? Os desenvolvedores poderão tirar proveito disso ou seguirão a fórmula simples e fazer todos os cálculos com o console?.