A lista de nomes de console embaralhados pela Microsoft revela a sorte que temos em chamá-lo de Xbox

Aqueles que sabem algo sobre o nascimento do primeiro Xbox e como a Microsoft decidiu entrar no mercado de consoles de videogame estarão familiarizados com a história por trás de seu nome. Nascido no departamento de jogos da empresa, o nome do console passou de DirectX Box para sua abreviatura final Xbox, mas não antes de superar uma amarga luta interna.
A coisa não era tão simples como escolher um nome e ponto. O departamento de marketing de Redmond nunca foi vendido no nome Xbox e tentou fazer tudo o que pôde para mudar isso.No final já sabemos como a história terminou, e devemos agradecer por podermos nos referir ao console assim e não com qualquer um dos outros nomes propostos.
No início os responsáveis pelo desenvolvimento do console usavam nomes internos para se referir ao projeto. Coisas como WEP (Windows Entertainment Project), que a gerência gostou, ou Midway, por ser uma mistura entre PC e console, ou o próprio DirectX Box, que logo abreviaram como Xbox. À medida que o projeto avançava, a gerência pediu que encontrassem um novo nome. Entraram assim numa primeira fase de infelizes propostas para em breve começarem a embaralhar uma lista de siglas o trabalho dos responsáveis pela tarefa de nomear as coisas na Microsoft. "
Essas mentes privilegiadas não viam com bons olhos o nome Xbox e estavam procurando algo melhor para trazer ao mercado. Entre outras coisas legais, eles queriam chamar seu console de 11-X ou Eleven-XMas a equipe original, liderada por Seamus Blackley, foi teimosa o suficiente para tentar avançar. Quase 13 anos depois, Blackley divulgou uma lista de siglas em entrevista à revista Edge. Reproduzo abaixo porque não é desperdiçado:"
Analisando a lista, não consigo pensar em nenhuma escolha melhor do que o Xbox, mas naquela época o pessoal do marketing ainda estava em dúvida. Eles não mudariam de ideia até tentarem alguns nomes em vários 'grupos de foco' e verem que Xbox era o nome que melhor se adequava a ele E apesar isso, eles ainda tiveram que brigar pela forma de escrevê-lo: X-Box, XboX, xBox, etc. No final, o Xbox é o Xbox e aquele que está feliz por não ter que chamar seu console de MEA ou FACE.
Via | Edge Online