O Xbox One X e suas falhas são uma dor de cabeça para os afetados que aguardam uma resposta da Microsoft

Índice:
Ontem discutimos como o Xbox One X estava sendo um sucesso de vendas no Reino Unido, pelo menos na primeira semana desde que chegou ao mercado. Aliás, já o dissemos e se nos colocarmos em perspetiva e compararmos com a PS4 ou a Nintendo Switch, por agora os números são melhores
Porémeste sucesso não deve servir para encobrir alguns problemas que muitos usuários estão tendo com o Xbox One X, principalmente os que são titulares do modelo especial de lançamento: Projeto Scorpio.E é que apesar do que muitos pensam, não está claro que seja um problema com o cabo de força, que afinal é um cabo padrão como o de qualquer aparelho eletrônico. Algumas unidades estão com problemas sérios que levam até mesmo à morte do console após algumas horas de uso e, por enquanto, não se sabe o que pode ter sido causado. Soma-se a esses problemas um Blu-ray UHD que não oferece boa qualidade e já está aguardando um patch para corrigi-lo e problemas com o som Dolby Atmos.
E parece que não existe uma linha ou padrão que determine a origem da falha que faz o console parar de funcionar após travar. Ou ainda, que o dono desliga normalmente e quando vai ligar percebe que conseguiu. Sabe-se apenas que os principais afetados são o modelo de edição especial com tudo o que isso implica.
Por enquanto parece que essas falhas afetam principalmente os modelos de lançamento especiais com a serigrafia do Projeto Scorpio e Neste momento não há nenhuma declaração oficial da Microsoft a esse respeito Na verdade, no meu caso, com a versão normal, igual a de alguns colegas da web, não apareceu nenhum problema até agora. Vamos bater na madeira.
O fato de que desde Redmond eles não disseram que esta boca é minha, não faz nada além de aumentar a raiva dos usuários afetados que veem como em menos de uma semana seu console de 499 euros se tornou um peso de papel caro. Uma falha que por pura lógica exige uma compensação na forma de substituição em vez de reparação, devido ao tipo de falha, ao preço do produto e porque é uma falha quando não tem uma semana de uso para um comprador _early adopter_ que mostrou apoio à empresa com sua compra.
Por outro lado verificamos como alguns utilizadores, de forma mais ou menos interessada, aproveitam as redes sociais para emitir opiniões negativas sobre a máquina, uma bola de neve que pode começar a crescer e que pode ter um efeito negativo em tudo agora que o Natal está chegando.
Como agir diante do problema
Se for afectado pela avaria da sua consola, o primeiro passo é dirigir-se ao estabelecimento onde a comprou se for é uma loja física ou contate-os se for pelo site. Explique o caso e faça uso da garantia. Recordamos que temos, por um lado, a garantia legal e comercial.
A garantia legal, é a concedida por Lei (Real Decreto Legislativo 1/2007) e é de 2 anos a partir do momento em qual o produto é entregue ao consumidor.Desses dois anos, os primeiros seis meses são essenciais, pois durante esse tempo presume-se que, se aparecer uma falha, ela já existia no momento da compra e, portanto, o comprador está isento de culpa, devendo ser o vendedor quem prova que Este não era o caso. Passados esses 6 meses e até 2 anos, deve ser um técnico ou especialista que confirme se o dano foi causado por uso anormal ou é um defeito.
O problema aqui é que os compradores de uma edição especial do Projeto Scorpio podem ficar sem ela se decidirem substituí-la por uma regular modelo porque é uma edição limitada.Neste caso, o fator valor desta consola passaria a fazer parte da equação, superior ao da edição normal por serem unidades limitadas, pelo que seria aconselhável contactar a Microsoft e se a resposta (deles ou da loja) não satisfaz, entre em contato com o órgão de defesa do consumidor local após enviar o formulário oficial de reclamação de sua comunidade (cuidado, não o da empresa) e após o período de 10 dias úteis."
Enquanto a situação é esclarecida e aguardando uma resposta oficial da Microsoft, você pode tentar trocar o cabo de força (caso seu Xbox vire on) e se não, não temos escolha a não ser esperar e continuar com os passos dados com a confiança de que os afetados tenham um final feliz.