Xbox

Projeto Scorpio oferecerá suporte para FreeSync e assim melhorará a qualidade de imagem em videogames

Índice:

Anonim

Muitas vezes, quando falamos de lançamentos de novos monitores, nos referimos a um aspecto como a sincronização entre os quadros que os gráficos de um computador ou console lançam e os que um monitor é capaz de exibir. Este é um aspecto fundamental para a obtenção de uma boa qualidade de imagem, o que nem sempre acontece.

E é issoa dessincronização entre os quadros por segundo (FPS) oferecidos pela tela e os que saem da máquina causar uma série de problemas para os quais se tentou resolver através da inclusão de diferentes tecnologias.

Estamos falando sobretudo de rasgo, defeito em que um quadro é duplicado na tela sem o quadro que o precede. São milésimos de segundo, mas nos fazem ver imagens pouco nítidas. Algo que é apreciado sobretudo em cenas de ação onde as mudanças de câmera são constantes.

Para issoos diferentes fabricantes optaram por incluir duas tecnologias, uma gratuita e outra proprietária, nos monitores que chegam o mercado. Como regra geral, a maioria faz uso de AMD FreeSync ou NVIDIA G-Sync, sendo a principal diferença que um é gratuito e o outro é proprietário (algo como Dolby 10 e Dolby Vision mas focados na imagem) o que significa que para usar a tecnologia Nvidia têm de ter um chip específico.

Quase todos os monitores que agora chegam ao mercado fazem uso de pelo menos uma dessas tecnologias especificando para aproveitar o que usamos um PC, já que os consoles de jogos não eram compatíveis... ou pelo menos até agora.

Melhor imagem, mas também melhor som

Para poder oferecer esta opção, ele usará o padrão HDMI 2.1 do qual já falamos em janeiro, por sua vez, expandindo o suporte à resolução até 4K a 120 Hz e 8K a 120 Hz com um largura de banda de 48 Gbit/s. Uma versão que por sua vez suporta sistemas de som como Dolby Atmos ou DTS:X graças ao Enhanced Audio Return Channel.

E se você está pensando em adquirir uma televisão com suporte a HDMI 2.1, más notícias, pois os primeiros modelos compatíveis apareceriam no mercado no final do ano, encontrando ou pelo menos, assim esperamos , como as grandes marcas começam a adicioná-lo aos seus lançamentos nessa época.

E é que Project Scorpio será o primeiro console a ter suporte para FreeSync para que possamos aproveitar esta funcionalidade de os monitores para obter uma imagem estável na tela.Além disso, o Project Scorpio será um dos primeiros aparelhos a ter a evolução dessa tecnologia, que agora se chama FreeSync e que, como no caso do G-Sync, passa a ser compatível com HDR (High Dynamic Range para que possamos espremer a qualidade máxima de imagem alcançada.

Além disso, Jogos de Xbox 360 e Xbox One podem aproveitar essa melhoria, pelo menos e no caso de Xbox 360, aqueles que são compatíveis com versões anteriores. Mais um exemplo do interesse que a Microsoft está demonstrando em unificar o mercado gamer de console e PC.

Via | Eurogamer Em Xataka SmartHome | Você está procurando um monitor para seus videogames? Aqui deixamos você com sete alternativas

Xbox

Escolha dos editores

Back to top button