O Windows Phone continua ganhando participação de mercado em grande parte do mundo
2012 foi um ano fundamental para o futuro da Microsoft, sem dúvida com o Windows 8, mas também com o seu sistema mobile. A necessidade de crescer em quota de mercado para Windows Phone para competir com Android e iOS é uma das chaves para o seu futuro. Por isso é interessante dar uma olhada nos últimos números publicados pela Kantar sobre o mercado de smartphones no último período deste ano que está terminando.
E o que os números dizem é que as coisas estão indo bem para o Windows Phone.Com os dados coletados até novembro, antes dos novos WP8s invadirem as lojas, há um aumento de market share obtido pelo sistema Microsoft na grande maioria dos territórios. O crescimento é especialmente significativo em alguns países europeus, onde seu percentual chega a triplicar em relação às mesmas datas do ano passado.
Itália é onde o Windows Phone atinge um crescimento excepcional, multiplicando sua posição por três e alcançando quase 12% de participação de mercado. A Grã-Bretanha segue com um aumento que chega a 5% impulsionado pelas vendas da Nokia e seus smartphones. Na Espanha, o Windows Phone consegue raspar pontos, passando de quase marginal no ano passado para atingir 3% do mercado. Os números são positivos em boa parte do restante dos países, com exceção da Alemanha e do Brasil, onde caiu alguns pontos.
O que é significativo sobre esses números é que eles não incluem dados do Windows Phone 8 e os novos aparelhos da Nokia, HTC e Samsung. Ou seja, o sistema da Microsoft tem conseguido manter seu crescimento antes mesmo de apresentar sua anunciada nova versão, então a tendência deve continuar positiva e até aumentar nos próximos meses. Seria estranho se acontecesse o contrário. Ainda mais se levarmos em conta as informações sobre as vendas de alguns dos novos aparelhos, que vêm apresentando um bom ritmo há algum tempo.
Esta é uma boa notícia para Redmonders e seus parceiros. Estes últimos números indicam que o mercado de smartphones não está de forma alguma decidido e que estamos perante uma corrida de longa distância. 2013 será outro ano decisivo, e os primeiros números obtidos com o novo Windows Phone 8 serão um bom indício de que, pouco a pouco, podemos começam a superar aquela ideia de duopólio no mercado de sistemas operacionais móveis.
Via | Neowin Mais informações | Kantar