Escritório

O que aconteceu com a música no Windows Phone 8?

Índice:

Anonim

"Estou muito feliz com meu Lumia 920. É um bom telefone e o software que o acompanha, o Windows Phone 8, é ainda melhor. Exceto por um pequeno detalhe: a música. Do suporte decente para música no Windows Phone 7, passamos para um suporte bastante ruim no Windows Phone 8. Por que digo isso? Devo admitir que tenho necessidades especiais com música. Eu uso listas de reprodução inteligentes (por artista, gênero, etc., não estou falando de listas de reprodução SmartDJ ou Genius), classificações, mantenho todas as minhas músicas bem organizadas… Com o Windows Phone 7, fiquei muito feliz.Considerando que não encontrei nenhum player (seja móvel ou desktop) que me satisfaça completamente, isso diz muito."

"Tive dificuldade em fazer a transição para o Zune, mas depois que organizei tudo, configurei minhas listas automatizadas e migrei minhas avaliações anteriores com pequenas estrelas, tudo correu bem. Basta conectar seu telefone ao computador, o Zune liga, sincroniza faixas, avaliações, atualiza gráficos, exclui músicas que você sinalizou como ruins, preenche novas músicas e está tudo pronto novamente. "

Com o Windows Phone 8, eu esperava que as coisas ficassem ainda melhores. Por exemplo, a capacidade muito limitada de editar listas de reprodução no telefone: você não pode remover ou adicionar músicas a listas de reprodução, nem pode criar listas de reprodução automáticas. Também não gostei do método de lista de reprodução automática do Zune, pois não oferecia toda a flexibilidade de outros players como o iTunes.

Eu também esperava alguma melhoria no suporte a tags ID3: mostre a classificação por compositores, vários gêneros e artistas… No entanto, a decepção que tive com o Windows Phone 8 foi enorme.

O pior, a sincronização com o computador

Tanto o aplicativo de desktop quanto a versão Moderna são muito limitados.

O aplicativo de música do Windows Phone 8 não me surpreendeu nem um pouco. Houve algumas melhorias, como a capacidade de adicionar artistas à reprodução atual, uma interface um pouco mais confortável, mas nada demais.

Mas o pior de tudo não foi isso. O pior foi quando tentei sincronizar meu telefone com o PC. O Zune desapareceu completamente e, em troca, temos o software de sincronização mais limitado que já vi. A parte mais engraçada é que funciona melhor com o iTunes do que com qualquer outro reprodutor.Só sincroniza podcasts se forem do iTunes, só playlists automáticas do iTunes… Totalmente absurdo .

Antes de reinstalar o iTunes (quanto mais longe melhor) tentei sincronizar com o que já tinha, minha biblioteca de pastas do Zune, para ver o que acontecia. As listas do Zune reapareceram (as automáticas não), mas também as de backup que eu tinha em outro diretório. Sem nada para diferenciá-los dos originais, porque não consegui ver o que eles tinham ou de que diretório vieram. Ótimo tudo.

Mais surpresas: depois de demorar uma eternidade para sincronizar, descubro que os coraçõezinhos das minhas músicas desapareceram. Também não estou claro para que servem, porque não são transferidos de volta para o computador. Chega de descobrir e avaliar músicas enquanto estou no metrô.

O uso normal do software de sincronização é horrível. Na verdade, você não deveria chamá-lo de sincronização, mas de transferência.Você aperta um botão e os arquivos são transferidos, nenhuma informação é sincronizada. Não é mais do que isso. Basicamente, meu Windows Phone se transformou em um clunker que, em termos de música, não tem muito mais opções do que um MP3 intermediário. Reproduza músicas, listas de reprodução predefinidas e pronto. Para mim, muito limitado.

A falha é do MTP

Por que o Windows Phone 8 é assim? Tudo parte de uma ideia que à primeira vista parece boa: que o telefone seja independente. Você não precisa de um software tão pesado quanto o Zune para usá-lo. Torne-o compatível com mais jogadores.

Para isso, utilizam o protocolo MTP, Media Transfer Protocol, padrão que permite transmitir músicas, playlists, filmes, podcasts e muito mais para um dispositivo. Muitos tocadores de música o suportam. O problema é que o MTP é um protocolo limitado para jogadores limitados. Não há transmissão de notas, listas inteligentes ou qualquer coisa mais complexa.E, claro, isso torna a experiência com o Windows Phone 8 muito pior.

Estaria tudo bem se eles não tivessem descartado o Zune completamente. Sim, eu sei, não foi perfeito, mas pelo menos facilitou muito a sua vida com músicas e podcasts. A sincronização sem fio, por exemplo, era uma vantagem real que não está mais disponível.

E o Xbox Music?

Minha última esperança está no Xbox Music, mas também não acredito muito nisso. O aplicativo Xbox Music Windows 8 é muito limitado, os mesmos (poucos) recursos do Windows Phone.

A única vantagem que vejo é o fato de sincronizar todas as músicas com a nuvem, algo que funciona muito bem. De facto, 10 euros por mês para streaming e sincronização de música parece-me uma oferta muito suculenta, especialmente tendo em conta o suporte multiplataforma.

"Talvez para um usuário não muito intensivo de música, o que o Windows Phone 8 oferece seja suficiente. Mas assim que você quer algo mais complexo, com mais opções, você se perde. Para fazer uma comparação, meu velho>"

"Acho que a Microsoft deveria levar esse problema mais a sério. Isso não é suficiente para a maioria dos usuários. A música é um recurso central da maioria dos telefones atualmente, e o suporte sem brilho fará com que muitos usuários descartem o Windows Phone 8 como alternativa."

Escritório

Escolha dos editores

Back to top button