Nokia começa a se preocupar com um possível Surface Phone da Microsoft
No relatório financeiro enviado esta semana aos órgãos reguladores dos EUA, a Nokia não apenas detalhou alguns números de seu acordo com a Microsoft, mas também mostrou sua preocupação com alguns possíveis cenários futuros para Windows Phone A Nokia apostou tudo no Windows Phone, então você pode esperar que ela mantenha os riscos de sua escolha em mente o tempo todo. De Espoo eles contemplam dois cenários possíveis, um dos quais parece mais plausível que o outro.
Por um lado, os finlandeses estão preocupados com a possibilidade de a Microsoft reduzir ou descontinuar seu investimento no sistema operacional.Passar de um sistema proprietário como o Symbian para um sistema externo ainda é uma preocupação da Nokia. Por sua própria admissão, a Microsoft poderia agir de forma independente em relação ao seu sistema e a Nokia tem que confiar que não reduzirá os esforços em seu sistema operacional móvel. Uma mudança na estratégia de Redmond os afetaria direta e negativamente"
Talvez o cenário anterior pareça difícil de ver no médio prazo, mas a outra situação proposta por Espoo parece mais plausível. A Nokia começa a se preocupar com a possibilidade de a Microsoft decidir lançar seu próprio smartphone Os finlandeses estão cientes de que, assim como fizeram com o Surface nos tablets, a Microsoft pode expandir sua estratégia de vender outros dispositivos móveis com marca própria, incluindo smartphones. Consequentemente, eles temem que isso leve a Microsoft a se concentrar mais em seus próprios dispositivos e menos nos dispositivos móveis de outros fabricantes que usam o Windows Phone."
Esta é, portanto, a primeira vez que a Nokia reconhece implicitamente uma posição de fraqueza em seu acordo com a Microsoft. A tentativa da Nokia de se diferenciar e ficar de fora da onda do Android optando pelo Windows Phone significa arriscar o futuro de sua divisão de smartphones, que já foi claramente dominadora do mercado, em um único cartão. Carta que eles também não controlam totalmente. Contemplar cenários possíveis como os descritos é o mínimo que podem fazer. Especialmente devido aos rumores que surgem periodicamente na rede sobre um possível Surface Phone.
Via | ZDNet em Xataka | A Nokia reconhece os riscos em sua confiança na Microsoft