Blue pode chegar através da Windows Store com versões Modern UI do Office sob seu braço
Com os computadores pessoais dando lugar a outros dispositivos, a Microsoft enfrenta um de seus maiores desafios após décadas de domínio absoluto no desktop. Ainda líder indiscutível em PCs, mercado que dá sinais de desaceleração, a gigante de Redmond chegou atrasada a novos mercados em plena alta, como smartphones e tablets. Diante disso, a clássica estratégia da Microsoft de licenciar seu software para fabricantes e empresas pode começar a mudar com a Blue
Todo apunta a que Blue supondrá el inicio de un nuevo sistema de versiones anuales de los principales productos de la compañía, lo que permitirá a Microsoft integrar aún más sus servicios y responder más rápido a los continuos cambios en o mercado. A partir do Windows, o Blue também pode trazer alterações para Office e Windows Phone.
No caso do Windows, a empresa sabe que boa parte dos usuários adquiriu o sistema operacional pré-instalado em seus computadores e não o comprou separadamente. Sabendo disso, a empresa poderia distribuir o Blue, algo mais do que uma simples atualização de sistema, através da Windows Store, embora não de graça, mas a um preço atraente que incentiva a maioria atualizar. Essa mesma redução de preço se refletiria nas licenças para OEMs para que continuem a escolher o Windows como sistema operacional que acompanha seu hardware.
Mas Blue não é apenas o nome interno de uma atualização do Windows, mas de um conjunto de atualizações para grande parte dos produtos e serviços da empresa. O último a entrar na lista pode ser o Office. Conforme relatado por Tom Warren no The Verge, com o Blue as esperadas Versões modernas de interface do usuário do Word, Excel e PowerPoint chegarão até o final do ano Os aplicativos terão boa parte das funcionalidades típicas de todos eles e permitiria o acesso às suas versões desktop completas quando for necessário um maior nível de edição de nossos documentos.
As novidades sobre Blue não param por aí. De acordo com o Digitimes, a Microsoft estaria desenvolvendo o Blue com a ideia de de alguma forma mesclar o Windows e o Windows Phone O objetivo seria lidar antecipadamente com os possíveis flertes de alguns fabricantes de hardware com o Google e seus sistemas operacionais, Chrome e Android. Já em fevereiro passado, outros rumores apontavam para a possibilidade da Microsoft unificar as lojas de aplicativos Windows e Windows Phone, embora outros apontem que a fusão iria mais no sentido de uma maior e melhor sincronização entre os dois sistemas operacionais.O fato é que, embora o lançamento do Windows Blue esteja previsto para o segundo semestre deste ano, parece que ainda teremos que esperar um pouco mais pelo Windows Phone Blue.
Via | A beira | WinSource