Escritório

Windows Phone 8.1

Índice:

Anonim

Ontem a Microsoft abriu a prévia do desenvolvedor do Windows Phone 8.1, embora quase qualquer um possa baixá-lo. Como não poderia ser menos, hoje no Xataka Windows trazemos para você a análise detalhada de suas características.

Windows Phone 8.1 não parece uma atualização secundária. O s alto é muito grande, e está sem dúvida ao nível dos seus concorrentes, iOS e Android. Ainda há algum trabalho a ser feito, é claro, mas a Microsoft fez um ótimo trabalho com esta nova versão.

Visão geral do vídeo do Windows Phone 8.1

Antes de mergulharmos na análise, vamos dar uma olhada nas novidades do Windows Phone 8.1 em vídeo.

Action Center, a barra de notificação finalmente chegou

A Central de Ações deve ser um dos recursos mais solicitados pelos usuários do Windows Phone. A barra de notificações finalmente chega ao sistema, e com alguns recursos adicionais.

As notificações são agrupadas por aplicativo junto com um carimbo de data/hora. Surpreendentemente, a Microsoft não pensou em adequar o texto das notificações à largura do ecrã, como podem ver na imagem. Se você receber uma notificação longa ou com várias linhas, não poderá lê-la. Entendemos que isso acontece em notificações toast com espaço vertical limitado, mas não faz sentido aqui.

Ao mover para a direita, podemos descartar as notificações de cada aplicativo. Não podemos descartar notificações separadamente, embora eu não ache que isso seja um problema. Se tivermos muitas notificações, temos um botão para limpá-las todas de uma vez.

No menu de configurações podemos configurar quais aplicativos aparecem na Central de Ações, além de poder configurar separadamente se quisermos para emitir som, vibrar ou apenas mostrar notificações de brinde (os banners no topo da tela). Não entre em pânico se não vir todos os seus aplicativos: eles aparecerão quando enviarem uma notificação pela primeira vez.

Mas Action Center não são apenas notificações Acima temos um botão para ir diretamente para as configurações e quatro atalhos para as configurações do sistema. Nas configurações do centro de notificação, podemos escolher quais mostrar. As opções são modo avião, Bluetooth, brilho, câmera, compartilhamento de internet, GPS, compartilhamento de tela, horário de silêncio, bloqueio de rotação, VPN e WiFi.

O comportamento do botão WiFi é no mínimo curioso. Quando estiver desativado, pressioná-lo ativará a rede WiFi e conectará automaticamente. Mas se pressionarmos novamente, em vez de desativar nos leva à tela de configuração.

Também sentimos f alta, como você disse nos comentários, de um acesso rápido para ativar ou desativar os dados. O modo avião pode substituí-lo, mas ainda é uma solução complicada.

Por fim, a central de notificações também mostra informações adicionais de nossa operadora, a porcentagem de bateria e a data em que a exibimos.

O ponto principal é que o Centro de Ação ainda não ferveu. É uma boa ideia, mas tem algumas falhas que a estragam. Espero que em atualizações futuras melhore.

A nova tela inicial, quase perfeita

Se o centro de notificação me deixou um pouco frio, a tela inicial mais do que compensou essas impressões. Havia duas coisas a resolver: como tornar uma tela mais viva e como fazer com que ela mostrasse mais informações.Não foi fácil de fazer, mas a Microsoft fez muito bem.

A primeira coisa que eles conseguiram com a possibilidade de tornar os ladrilhos transparentes e colocar uma imagem abaixo. Do ponto de vista do design, não é trivial: é preciso encontrar uma maneira de fazer com que os ladrilhos se destaquem e o texto possa ser lido, independentemente da imagem que o usuário escolher.

E a verdade é que funciona muito bem. Obviamente, existem imagens que parecem melhores que outras, mas em nenhum caso elas parecem ruins. O telefone detecta quando há imagens muito claras para escurecê-las um pouco e continuar lendo tudo.

Por outro lado, existe a terceira fila de tiles , que agora pode ser ativada por qualquer usuário. A desvantagem é que os ladrilhos são menores e, em alguns casos, mais de uma pessoa que não tenha boa visão não conseguirá ver algum texto, principalmente em telefones com telas menores.

Não me convenceu no começo, mas depois que me acostumei é muito bom. Posso colocar mais tiles grandes, que mostram mais informações, sem ocupar muito espaço na tela. E apesar de ter mais blocos grandes, tenho que rolar menos do que quando tinha duas colunas. Eu recomendo que você experimente, porque essa coluna extra pode valer a pena.

Wifi Sense, útil e perigoso em igual medida

Windows Phone 8.1 traz melhorias para redes WiFi com WiFi Sense. Por um lado, tem características úteis e, por outro, coisas que eu classificaria diretamente como perigosas.

Por exemplo, é muito interessante a possibilidade de activar automaticamente o WiFi quando passa um determinado período de tempo, ou quando estou perto dos meus locais favoritos. Também pode ser muito útil compartilhar nossas redes com determinados contatos sem que eles vejam a senha: mais fácil e rápido do que repetir uma sequência de caracteres e colocá-la no celular de cada pessoa que você convidar para sua casa e quiser WiFi.

Mas, por outro lado, há um recurso perigoso e, honestamente, não entendo como a Microsoft conseguiu não apenas incluí-lo, mas também ativá-lo por padrão. Estou falando sobre a opção de conectar-se automaticamente a redes Wi-Fi abertas, aceitando quaisquer termos que possam existir sem perguntar. Isso merece um grande NÃO, assim, em letras maiúsculas.

Conectar-se automaticamente a redes Wi-Fi abertas? Não, obrigado.

Por que é perigoso conectar-se às redes Wi-Fi em que você está? A resposta é simples. Qualquer pessoa pode abrir uma rede WiFi e espionar todo o seu tráfego não criptografado. Na verdade, qualquer pessoa com um computador e um conhecimento mínimo pode ver o que você envia pela rede, já que não é criptografado (seria se você estivesse conectado a uma rede WEP/WPA segura).

Se já é arriscado conectar-se a uma rede Wi-Fi aberta (se o fizer, tenha cuidado), fazê-lo automaticamente seria o equivalente técnico a comer tudo o que lhe é oferecido por estranhos na Internet.Se você atualizou para o Windows Phone 8.1, recomendamos fortemente desative este recurso

Um novo teclado para escrever sem levantar o dedo

Devo admitir que uma das coisas de que mais senti f alta no Android foi o Swype keyboard. Foi realmente uma maravilha poder escrever apenas deslizando o dedo. Felizmente, o Windows Phone 8.1 traz esse recurso para o seu teclado, e é muito legal.

O novo teclado swype é rápido e preciso. Além disso, tem uma adição bastante curiosa, mas não especialmente útil: também sugere emoticons enquanto você digita.

Só vejo dois pequenos bugs. A primeira é que, para digitar a primeira letra em maiúscula, você deve pressionar o botão Shift e, em seguida, deslizar e digitar. No Swype, se bem me lembro, bastava começar a deslizar a partir do botão shift.E a segunda é que sinto f alta de deletar diretamente palavra por palavra e não letra por letra segurando o botão Voltar.

Mais sincronização e backups

Não poderíamos deixar de conferir as cópias de backup do Windows Phone 8.1 Além do upload automático de imagens e vídeos que já tínhamos , agora podemos salvar o layout da tela inicial, senhas, configurações, conteúdo do aplicativo e mensagens no OneDrive, tudo automaticamente e pronto para restaurar se tivermos algum problema.

Também temos a opção de sincronizar nossas configurações com outros dispositivos Windows: senhas, configurações de aplicativos, configurações do Internet Explorer e, finalmente, sotaque cores. Então, se você mudar a cor do seu telefone, ela também mudará no seu computador em alguns segundos.

Bateria, dados e sensores de armazenamento

Windows Phone 8.1 expande os sensores que já tínhamos. Os dados do sensor estão disponíveis para todos os usuários, independentemente do operador. Não há notícias mais relevantes neste aplicativo.

O sensor de bateria é novo: além de nos dizer quanta bateria nos resta e nos permitir ativar o modo de economia quando estiverem baixos, ele dirá quais aplicativos estão consumindo mais, separando o que consomem em execução e em segundo plano.

"

Este sensor também substitui as configurações para aplicativos em segundo plano: é aqui que podemos ativar ou desativar essa possibilidade, com a opção de permitir que eles funcionem em segundo plano mesmo com o modo Economia de bateria>"

Finalmente, o gerenciador de armazenamento também não muda muito em relação às versões anteriores. Continua a dizer-nos como ocupamos o espaço do nosso telefone: a novidade é que agora nos permitirá transferir aplicações para o cartão SD (se o tivermos, claro).

Melhorias no Internet Explorer: modo de vídeo, sincronização e leitura

A Microsoft não se esqueceu do Internet Explorer, que vem com vários novos recursos. O mais interessante é o modo de leitura: ao clicar no ícone do livro na barra de endereços entraremos em um modo sem distrações, apenas com o texto do artigo que estamos lendo.

Internet Explorer 11 finalmente traz sincronização de senha, tabulação e histórico para a versão desktop. Assim, pode retomar a navegação no seu telemóvel assim que chegar ao seu computador ou tablet, uma verdadeira alegria.

Realce otimizações para salvar dados, com quatro níveis: desligado, padrão (compressão de algumas imagens), alto (compressão agressiva de imagens , bloqueando anúncios e baixando apenas partes de páginas da web) e automático (selecione o nível dinamicamente com base nos dados que você deixou).

Outros recursos menores que ainda são interessantes são a capacidade de visualizar o vídeo embutido na página sem ter que pular para o player dedicado, um modo anônimo (InPrivate) e o remova o limite de seis guias.

Xbox Music, Video and Podcasts

"

O aplicativo Windows Phone Music agora é Xbox Music, que inclui rádio FM e acesso mais fácil a seções de sua música. Agora jogando>"

Microsoft ainda não dá à música no Windows Phone a atenção que merece

No geral, o aplicativo de música ainda é muito limitado, com desempenho medíocre (lento para iniciar, lento para mostrar a lista de artistas , na troca de músicas...) Perdemos muitos recursos desde o Windows Phone 7 - até o botão para marcar uma música como favorita desapareceu, embora a verdade seja que também não fez nada - apenas para ganhar sincronização com a nuvem.Há muito a melhorar aqui e a Microsoft deve levar esse aspecto a sério.

O aplicativo de vídeo, agora separado do aplicativo de música, ganha um pouco mais de cuidado. Podemos comprar, alugar e assistir nossas séries favoritas diretamente do celular, e tudo sincronizado com a nuvem e outros dispositivos Microsoft.

E finalmente, os podcasts estão de volta no Windows Phone 8.1, para todos os usuários. Podemos assinar nossos podcasts favoritos e baixá-los automaticamente, ou se quisermos também podemos assistir em streaming diretamente.

Calendário, loja e imagens

São três aplicativos padrão que também trazem novidades. A primeira, e talvez a mais necessária, é Calendário Finalmente chega uma visualização semanal e a visualização diária nos permite alternar entre os dias rolando para os lados. A visualização mensal também melhora muito: clicar em um dia se expande para nos mostrar os eventos que temos.

O Windows Phone Store também ganhou um novo design, com acesso mais fácil à lista de aplicativos e um design geral mais elegante. Quanto às novidades temos a atualização automática das aplicações e as recomendações personalizadas, que considero bastante úteis.

Por fim, a aplicação de imagens também mudou um pouco. O feed com as fotos publicadas por nossos contatos desaparece, a visualização padrão passa a ser a de nossas últimas imagens e, o mais irritante de tudo, desaparecem as opções de compartilhamento. Para dar dois exemplos, não há mais a opção de compartilhar com o Twitter ou carregar diretamente para o OneDrive da galeria.

A lista não termina aqui

Windows Phone 8.1 tem muito mais recursos novos e é impossível cobrir todos eles Além do que já vimos no Build , temos a lista com todas as novidades, tão extensa que tivemos que separar em dois artigos.Claro, é possível que tenhamos perdido algo relevante, então se você detectar, não hesite em dizer nos comentários.

Ei, espere. E a Cortana? Você achou que íamos deixar passar uma análise do Windows Phone 8.1 sem falar sobre a Cortana? Bem, você pensa bem, mas não porque achamos que não é importante: muito pelo contrário. O novo assistente pessoal da Microsoft é a novidade mais importante desta versão, e apesar de só funcionar em inglês, dedicamos-lhe uma análise à parte que verá ao longo de hoje.

Windows Phone 8.1, conclusões

Nas poucas horas que pude mexer no Windows Phone 8.1, parecia um grande passo à frente. Continua com a mesma filosofia de sempre, mantendo um equilíbrio entre funcionalidades que poderíamos chamar de banais (por exemplo, o papel de parede azulejo) que tornam o telemóvel muito mais agradável e pessoal, e melhorias mais fundamentais como a Cortana ou o novo Action Center .

Desempenho, como sempre, é excelente e, na ausência de testes mais extensos, não Não parece que a bateria foi muito afetada, exceto por Cortana, que é uma verdadeira devoradora de energia quando você a usa. Exceto por algumas coisas para corrigir, esta atualização é muito boa.

Microsoft coloca o Windows Phone 8.1 em pé de igualdade com seus rivais

Como o Windows Phone 8.1 se compara a seus rivais iOS e Android? Não se pode dizer que ultrapassou esses sistemas, mas certamente tem inércia suficiente para alcançá-lo. A nível de funcionalidades, o Windows Phone é igual, pelo menos do meu ponto de vista, aos restantes sistemas móveis.

Mas o Windows Phone também tem muito mais potencial com Cortana e integração de terceiros. O assistente da Microsoft pode superar rapidamente o Google Now e o Siri se os desenvolvedores aproveitarem o poder da Cortana em seus próprios aplicativos.

"

Além disso, temos uma visão de um Microsoft>"

Em suma, o Windows Phone 8.1 mostra que a Microsoft está indo muito bem no mundo móvel. Quem sabe acabe compensando a chegada tardia ao mercado. Você o que achou desta atualização?

Escritório

Escolha dos editores

Back to top button