Windows Phone recupera o caminho do crescimento na Europa enquanto perde a batalha nos EUA e na China
Kantar Worldpanel republicou seu relatório sobre as vendas de sistemas operacionais móveis nos últimos três meses e o Windows Phone recebe novamente um diversidade de mensagens, animadoras por um lado, mas preocupantes por outro. O sistema Microsoft mantém o crescimento anual e recupera a trajetória de crescimento na Europa, embora continue com uma participação cada vez mais baixa nos grandes mercados dos Estados Unidos e China.
Nos nos cinco principais mercados da Europa (Alemanha, Grã-Bretanha, França, Itália e Espanha) somando as vendas de aparelhos com Windows Phone representam 8,4% do total de smartphones vendidos entre os meses de fevereiro a abril deste ano.O número é positivo porque pressupõe um aumento de quase 1,6 ponto em relação ao mesmo período do ano passado e uma leve melhora de 0,3 ponto em relação aos números divulgados pela Kantar em abril.
A história também se repete país a país. Em Espanha Windows Phone cresce anualmente em vendas, de 1,7% no ano passado para atual 4,6%, e recupera o crescimento em relação ao mês passado. O mesmo é verdade na Alemanha, Grã-Bretanha e França. Já na Itália, embora cresça em relação ao ano passado, mantém um ritmo preocupante de queda mensal que o levou a passar de 17,1% das vendas no último trimestre de 2013 para 11,8%.
Com esses números pode-se dizer que o sistema mantém seu crescimento na Europa, mas com nuances O problema é que ainda não ainda recuperou a posição com que encerrou o ano passado, quando conseguiu deter mais de 10% das vendas de smartphones no velho continente.O sistema móvel de Redmond continua a promover seu crescimento, recuperando a participação perdida pelo BlackBerry e outros sistemas, dos quais em breve restará pouco. A partir daí será preciso ver como se comporta frente ao Android e iOS que continuam sem ceder.
Onde O Windows Phone não inicializa é nos Estados Unidos e na China A Microsoft tem um problema sério em seu país onde seu sistema representa menos de 5% das vendas de smartphones e diminuiu em relação ao ano passado e ao mês anterior. No país asiático a situação é ainda pior, com apenas 0,8% das vendas e também em queda.
Visto dessa forma, os números não parecem animadores para o Windows Phone: ele não cresce nos principais mercados e naqueles em que cresce muito lentamente e de forma inconsistente. Mas todos esses números devem ser colocados em um contexto que ajude a relativizá-los. Estamos falando de alguns meses em que a Nokia está imersa em um processo de aquisição pela Microsoft que afetou o desempenho de sua linha de celulares Lumia.Isso obviamente afeta os números de uma plataforma em que a fabricante finlandesa era responsável por mais de 90% do mercado.
Dito isso, a Microsoft tem um grande trabalho pela frente e teremos que ver se seus movimentos trarão o sistema de volta à vidaRedmond's está prestes a inaugurar uma nova etapa com o Windows Phone 8.1, eliminaram a barreira do licenciamento, convenceram mais fabricantes a aderirem à sua causa e agora também serão responsáveis diretos pelas vendas móveis com o Windows Phone. Os próximos meses são uma nova oportunidade e desta vez pode ser a definitiva.
Via | Xataka Móvil > Kantar Worldpanel