Lumia 640 e 640 XL versus seus antecessores

Índice:
- Lumia 640, evolução em tela e câmera
- Lumia 640 XL, um novo phablet acessível para substituir o Lumia 1320
- Office 365 Personal grátis por 1 ano
- Conclusões
Como já vinha acontecendo há alguns meses, Microsoft aproveitou o primeiro dia do Mobile World Congress 2015 para lançar seu primeiros telefones Quarta geração Lumia, o novíssimo Lumia 640 e 640 XL.
Como já é de praxe na empresa, o foco desses lançamentos é o segmento baixo-médio do mercado, que é onde Redmond acredita que existem as maiores oportunidades para aumentar a participação no mercado. Vamos dar uma olhada detalhada no que esses novos dispositivos nos oferecem ao compará-los com seus antecessores.
Lumia 640, evolução em tela e câmera
Começamos analisando o Lumia 640, um telefone com Windows Phone 8.1 Update 2, pronto para atualizar para o Windows 10, e que pretende substituir ao Lumia 630, impulsionado (ainda mais) a gama média-baixa da Microsoft. As principais melhorias que o novo Lumia 640 nos traz encontram-se nas seções de câmera e tela
Em relação a este último, o equipamento oferece um tamanho de 5 polegadas, aumentando em 0,5 polegadas em relação ao tamanho do 630. A resolução também é aumentada, a partir do FWVGA (854 x 480) do Lumia 630 até a resolução HD (1280 x 720) incluída no Lumia 640. Isso significa que a densidade de pixels também aumenta, de 221 ppi para 294, aproximando-se de um nível de detalhe em que o olho humano não consegue distinguir pixels individuais.
Por sua vez, mantém-se o uso de tecnologias como ClearBack e Corning Gorilla Glass , que facilitam a visualização sob luz solar intensa e protegem a tela contra quedas e pancadas.
E como mencionamos, o Lumia 640 também incorpora grandes melhorias em termos de câmeras. A câmera traseira passa de 5 para 8 megapixels de resolução com ótica Carl Zeiss, e adiciona o tão requisitado flash, ficando assim em patamar similar ao da câmera 820 do Lumia , um telefone de médio porte de 2012. A qualidade de gravação de vídeo também foi aprimorada, de 720p para 1080p, e uma câmera frontal de 0,9 megapixels foi adicionada , tornando o dispositivo mais atraente para os amantes de selfie ou para aqueles que desejam usar videoconferência.
Outras melhorias interessantes são a conectividade LTE, o aumento de sensores, como o sensor de luz ambiente, magnetômetro e sensor de proximidade ( todos que estavam ausentes no Lumia 630), o aumento de RAM, de 512 MB para 1 GB, e o aumento de bateria capacidade, passando de 1830 a 2500 mAh, com a qual temos quase garantida uma boa autonomia no uso do equipamento.
O Lumia 640 estará à venda em abril pelo preço de 159 euros.
Lumia 640 XL, um novo phablet acessível para substituir o Lumia 1320
"Com o Lumia 640 XL a primeira coisa que chama a atenção é o nomeAparentemente, a Microsoft decidiu mudar a nomenclatura de seus equipamentos, abandonando a série 1300 (anteriormente reservada para phablets baratos) e adotando o sobrenome XL>."
Portanto, o Lumia 640 XL tem pouco a ver com a série Lumia 600 anterior, sendo um sucessor do Lumia 1320(o mesmo sucessor do qual já havíamos discutido dezenas de rumores).
As principais melhorias oferecidas pelo 640 XL estão na seção de camera, onde a resolução traseira aumentou de 5 para 13 megapixels, a abertura foi aprimorada de f/2.4 para f/2.0, sendo também melhorada a resolução da câmara frontal, que passa de 0,3 para 5 megapixels, equiparando-se assim aos selfie-phones da gama Lumia: o 735 e o 535.
Também há grandes avanços em termos de peso e dimensões. Para fazer isso, o 640 XL fez uma dieta>reduzindo quase 50 gramas de peso (220 vs. 171 gramas). Isso provavelmente visa atrair usuários que na época descartaram o Lumia 1320 por ser muito grande, tentando-os com um telefone com tela grande, mas um tamanho um pouco menor."
O peso e o tamanho foram significativamente reduzidos, tentando atrair usuários que anteriormente consideravam o 1320 muito grandeCuriosamente, embora a capacidade da bateria seja reduzida, a vida útil da bateria oficial é aumentada, de acordo com as especificações oficiais. Supondo que esses números estejam corretos, o aumento pode ser explicado pelo menor consumo de energia de uma tela menor e/ou maior eficiência do processador Snapdragon 400 (em comparação com o S4 de 1,7 GHz que incluía o Lumia 1320).
Caso contrário, o Lumia 1320 e o 640 XL são quase idênticos. Ambos permitem gravar vídeo em 1080p a 30fps, usam tecnologia de tela similar (IPS LCD), possuem 1 GB de RAM e 8 GB de espaço interno expansível via microSD, etc .
O Lumia 640 XL também estará à venda a partir de abril, pelo preço de 219 euros.
Office 365 Personal grátis por 1 ano
Uma iniciativa interessante que acompanha o lançamento destes novos Lumias é a entrega de uma assinatura anual do Office 365 Personal (que inclui também 1 TB no OneDrive e 60 minutos mensais no Skype) para todos os que adquirirem algum destes novos equipamentos. Esta é uma nova estratégia para aumentar as vendas de dispositivos Lumia criando sinergia com outros produtos da Microsoft.
Esta é claramente uma oferta muito boa que vale a pena aproveitar, caso estejamos prestes a renovar o nosso telefone e estejamos à procura de um novo terminal de gama média. A única questão permanece se a Microsoft estenderá essa promoção aos outros telefones de quarta geração que lançar este ano. Oxalá seja assim.
Conclusões
Como vimos neste comparativo, os novos Lumia lançados hoje pela Microsoft constituem 2 propostas muito sólidas para o segmento médio-baixo do mercado. Ao contrário do Lumia 630, que foi atormentado por deficiências inexplicáveis (como nenhum flash na câmera), o 640 e o 640 XL têm o que é preciso para oferecer uma ótima experiência ao usuário por um preço reduzido.
Estamos diante de 2 propostas muito sólidas para o segmento médio-baixo do mercado, mas ainda aguardamos um novo carro-chefeDe qualquer forma, é impossível terminar este artigo sem mencionar uma leve decepção que Microsoft continua a atrasar o lançamento de um novo carro-chefe para Windows Phone Até agora havia esperança de que o lançamento fosse um pouco mais cedo, e poderíamos desfrutar de uma equipe de ponta durante o primeiro semestre deste ano, mas agora Redmond confirma que eles estão esperando a versão final do Windows 10 para telefones para anunciar tal dispositivo.
Qual é o problema de lançá-lo antecipadamente e depois oferecer uma atualização para o novo sistema operacional, como está sendo feito com o Lumia 640 e 640XL? Só podemos esperar que a espera valha a pena e que, quando o novo carro-chefe finalmente ver a luz, seja uma equipe revolucionária, assim como o Lumia 920 era na época.