Os números não mentem e as vendas do Windows Phone continuam em queda livre, segundo a Kantar
Há dias elogiamos o comportamento da Microsoft em relação aos seus produtos com atualizações constantes e lançamentos mais que interessantes, mas também devemos comentar as novidades quando não são tão boas e nesse sentido se Redmond tem um problema que é o que se refere à diminuição da sua plataforma, Windows Phone.
Mais uma vez e já estamos assim há alguns meses, vemos como As estatísticas da Kantar deixam a cota de vendas em um lugar muito ruimde terminais equipados com Windows Phone.Números que apesar dos esforços de Redmond não param de diminuir.
E é que ao contrário da concorrência, Windows Phone continua perdendo números A crise no segmento de telefonia móvel por Microsoft It aprofunda-se e continua a perder quota de vendas mesmo nos mercados onde ainda tinha algum protagonismo.
Já vimos há um mês e após esse período voltamos a conhecer os dados e eles são desanimadores. Poucos terminais no mercado, a maioria pertencente à Microsoft e menos lançamentos no horizonte, com poucas honrosas exceções, fazem com que os usuários não sejam atraídos pela plataforma.
Deixando de lado o maior ou menor número de aplicativos e que isso pode atrair desenvolvedores e usuários, a verdade é que se não houver telefones com os quais fisgar o consumidor e com quase nenhum suporte das operadoras, as coisas parecem ruins para o Windows em telefones celulares.
Issofica claro apenas olhando para os números de vendas e nos quais você pode ver como os números caem em todos e cada um os mercados em que a plataforma está ou esteve presente. Algo que contrasta com o Android, cujo crescimento continua a ser devastador.
O sistema operacional do Google conquistou 93,9% dos novos _smartphones_ vendidos no período, após subir mais de 5 pontos em relação ao ano anterior. A Apple, por sua vez, reduziu sua participação e ficou com 5,5% do mercado, enquanto o Windows praticamente desapareceu, ficando com míseros 0,6%.
No caso da Espanha há um ano a porcentagem do Windows Phone era de 2,5% enquanto agora é de 0,6%. Em outros países, como Itália, Grã-Bretanha, Alemanha ou Estados Unidos, os números em um ano passaram a ser estes:
- Itália 13, 3% a 6, 4%
- Grã-Bretanha 9% a 5,8%
- Alemanha 7,5% a 5,9%
- Estados Unidos 3,8% a 1,3%
Vemos como em mercados onde a presença foi pelo menos significativa, a queda tem sido significativa e não dá sinal de mudança, pelo menos no curto prazo vendo o panorama que está por vir.
Soluções?_ Mais lançamentos de terminais, apoio de outras empresas (Samsung, LG, Lenovo...) para que a Microsoft não carregue todo o peso e responsabilidade, acordos com as operadoras... uma boa lista de opções para tentar retomar um caminho cada vez mais íngreme
Via | Kantar