Os números não deixam o Windows mobile e sua participação de mercado em um bom lugar
Índice:
Ontem já contamos como da Microsoft continuam a afirmar que vão continuar a apostar no Windows 10 Mobile com o lançamento de novas Builds , algumas compilações que continuarão chegando ao mercado mesmo após a atualização de primavera, o Creators Update.
E têm trabalho pela frente se, como já dissemos, querer inverter a tendência que se manifesta mês após mês em forma de númerosE é que os números são cruéis, mas realistas quando se trata de mostrar a presença do Windows Phone no mercado, uma participação que contrasta abismalmente com a do iOS e do Android.
Os últimos números que vêm à tona são os oferecidos pelo Gartner e neles e como já temíamos, O ecossistema móvel da Microsoft não está indo muito bem Estamos falando de presença nos mercados e não se trata de ser cruel, apenas refletir a realidade.
Neste sentido, a quota de vendas no último trimestre de 2016 cifra-se em pouco mais de um milhão de unidades vendidasUma quantidade que contrasta enormemente com os 77 milhões de terminais com iOS colocados no mercado e sem falar nos 352 milhões de terminais com Android.
Esses númerosdestacam a ditadura do Android com 81,7% de presença no mercado, seguido pelo iOS com 17,9%. Entre os dois, cuidado, um mercado de 99,6%. Uma cifra que deixa lamentáveis 0,3% para o resto dos sistemas, incluindo o Windows Phone.Acompanhando o sistema de Redmond estão os garotos de Waterloo com BlackBerry e seus 200.000 terminais vendidos.
Alguns números que nos fazem lembrar quando com a chegada do Windows Phone muitos de nós pensamos que poderíamos estar diante de uma alternativa ao duopólio que agora parece impossível de mover. Um sistema operacional ágil e original... que trouxe frescor a um mercado que estava muito estagnado na época.
No entanto, o tempo passou e todos aqueles que previam uma batalha contra os dois grandes, um trio de sistemas operacionais que dominariam os mercados, perderam a razão e a esperança. O que temos visto é que o lento declínio do Windows Phone foi aproveitado por iOS e Android para continuar crescendo em vendas
As marcas chinesas sobem fortemente
Por outro lado, eles também publicaram uma lista com os fabricantes que mais vendem e como esperado, lança alguns surpresas. Com a Samsung dominando as vendas e seguida de perto pela Apple, destaca-se a escalada contínua da Huawei e de outros fabricantes chineses, como a Oppo. Isso significou o deslocamento de marcas clássicas como HTC, LG ou Sony Mobile. Talvez em breve a Nokia esteja novamente nesta lista, embora agora com Android e não Windows Phone.
Portanto, está claro que na Microsoft eles têm muito trabalho pela frente se quiserem reviver sua plataforma móvel. Adoraríamos que não houvesse três, mas mais opções no mercado para escolher, porque não podemos esquecer que a concorrência é saudável e no final quem ganha é o usuário.
Via | Gartner