Hardware

Pensando em comprar um monitor gamer? Estas são algumas das características que devem ser levadas em conta

Índice:

Anonim

o há quase uma semana que não temos lançamentos no segmento _gaming_ e os monitores são o produto estrela. Monitores projetados para explorar ao máximo as características de nossos videogames, seja no PC ou no console e com produtos de todos os tipos de preços e recursos para todos os usuários.

O problema é que a distância para escolher o monitor que se adapta às nossas necessidades é tal que a tarefa de encontrar o certo é cada vez mais complicada Nem todos temos as mesmas necessidades ou o mesmo orçamento, fatores que acabam por condicionar a nossa decisão final. Portanto, é conveniente olhar para uma série de pontos para acertar o monitor certo.

Resolução

Temos que encontrar um ecrã com uma resolução adequada ao que procuramos, tendo em conta que mais pixels é quase certo que teremos de pagar um preço mais elevado. Os mais comuns são monitores QHD com 2.560 x 1.440 pixels e proporção 16:9, embora possamos encontrar modelos 21:9 com 3.440 x 1.440 pixels .

Se esses números forem muito longos para nós, podemos sempre optar por obter um Full HD daqueles de uma vida.Claro, devemos ter em mente que esses 1.920 x 1.080 pixels podem ficar aquém se o que queremos é explorar jogos e máquinas de última geração. Nesse caso é aconselhável procurar um ecrã com resolução UHD.

Taxa de atualização

Hercio em espanhol (Hz) vem da palavra Hertz, a unidade de medida de frequência no Sistema Internacional de Unidades. Com esta unidade vamos medir o número de vezes que um evento se repete durante um segundo. No caso de painel, quanto maior o valor, mais imagens por segundo a tela poderá exibir.

Assim, encontramos monitores que geralmente vão de 60 Hz, que é o mínimo necessário, embora para poder tocar em plena capacidade, o que você precisa é optar por um modelo que ofereça 144 Hz ou mais , já que existem alguns mais exclusivos que chegam a 240 Hz.

Tempo de resposta

Outro dos valores base ao comparar monitores é o tempo de resposta. Medido em milissegundos, esse valor nos diz quanto tempo decorre desde que um pixel muda de uma cor para outra Você deve encontrar o valor mais baixo possível para evitar o irritante _blur_ efeito nas imagens e que estas parecem borradas, especialmente perceptíveis em cenas com movimentos rápidos.

Formatar e exibir a forma

"

Se a tela é curva ou plana é algo que depende do gosto de cada usuário, embora convém estudar previamente o cômodo em que vamos nos localizar it , já que um monitor curvo requer maior controle das fontes de luz externas para evitar possíveis reflexos, enquanto nos recomenda jogar centrado para ter melhor qualidade de imagem.É claro que estando próximo a ele, algo que costuma acontecer ao jogar, teremos uma impressão de maior imersão."

16:9, 21:9… é outro valor a destacar A proporção da tela. Os mais vistos são aqueles que oferecem uma proporção de 16:9 (o que passamos a chamar de monitores panorâmicos), embora aqueles com aspecto de 21:9 sejam cada vez mais abundantes. O problema com eles é que eles não são suportados por alguns jogos.

Tipo de Painel

Existem diferenças dependendo do tipo de painel utilizado. IZGO, PLS, TN, IPS, VA são os mais comuns e devemos escolher o mais adequado. Hoje, os mais difundidos são os painéis IPS do tipo LED, que se caracterizam por oferecer um tempo de resposta mais curto e cores mais fiéis.

Sua redução no custo final e produção deslocou outras alternativas como as do tipo TN ou VA, ideais para jogos de quase elimine completamente o efeito fantasma em movimentos rápidos. Como em consideração sua cor e luz é pior.

O conveniente é que é um monitor _gaming_, projetado para uso com jogos e, portanto, aparece nas indicações. Um monitor _gaming_ não é o mesmo que, por exemplo, voltado para outras funções como cinema ou design gráfico.

Conectividade

Buscamos acima de tudo um bom número de conexões HDMI, o tipo de conector mais difundido e válido para um grande número de dispositivos . Uma conexão quase sempre do tipo 1.4, aspecto que deve ser controlado. Mas o HDMI não vem sozinho.

Dessa forma, junto com o HDMI podemos encontrar desde uma entrada componente, DisplayPort ou até mesmo DVI para que possamos conectar outras duas fontes ( imagine um Nintendo WII para componentes, um PC com alguns anos para DVI e um PS4 para HDMI).

Além disso, portas USB são essenciais. Quanto mais número melhor e se entre eles encontrarmos uma porta USB Type-C já podemos ficar satisfeitos. A desvantagem é que procurar todos os recursos juntos no mesmo monitor não é uma tarefa fácil.

Tecnologias de aprimoramento de imagem

Quer o usemos com um console ou com um computador, os monitores geralmente incorporam uma série de tecnologias que visam melhorar a imagem Bem cuidando da saúde ocular ou adaptando a imagem exibida àquela oferecida pela saída gráfica da máquina. Os ecrãs têm de se adaptar à imagem que lhes chega.

Neste último caso incluímos os dois mais conhecidos. Isso é G-Sync ou FreeSync (FreeSync2 já está funcionando), Nvidia e tecnologias próprias da AMD que permitem que o monitor adapte a imagem exibida à frequência do nosso gráfico .

Além disso, encontramos melhorias para reduzir os efeitos da luz do painel em nossos olhos. Aqui o número é enorme. Flicker Free, Low Blue Light ou Brightness Intelligence são alguns deles. Trata-se sobretudo de evitar cintilações incómodas, reduzir a emissão de luz azul ou algumas medidas que os nossos olhos irão apreciar.

Neste ponto já sabemos qual monitor queremos e temos que ver os preços Um monitor Full HD focado em jogos e sobre 22 polegadas do que um modelo 4K ou um modelo 21:9 com todos os tipos de tecnologias internas. Neste caso, temos de nos adaptar ao nosso bolso, pois encontramos uma variedade incrível de preços que podem ultrapassar os 1000 euros ou ficar abaixo dos 200 euros

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button