Microsoft detecta uma nova vulnerabilidade no Windows 10 Mobile, mas o mercado é tão pequeno que não considera corrigi-lo
Índice:
Parece incrível, mas neste ponto de 2019 ainda estamos falando sobre o Windows 10 Mobile. Quando até na Microsoft consideram quebrado seu brinquedo em forma de sistema operacional móvel e correm para apresentar o que pode ser seu sucessor, o Windows 10 Mobile é mais uma vez Notícia.
E é por causa de uma nova vulnerabilidade descoberta em telefones celulares com o referido sistema operacional. Uma falha de segurança que, graças à Cortana, permite que um usuário acesse arquivos e pastas através da tela bloqueada.
Microsoft não está perdendo tempo com o Windows 10 Mobile
Para que essa vulnerabilidade seja explorada, uma pessoa com acesso físico ao aparelho, e essa é a única parte boa da notícia, poderia acessar a fototeca do telefone afetado e modifique ou exclua fotos sem autenticação no sistema.
A falha de segurança é codificada como CVE-2019-1314 e afeta a maioria das versões do Windows 10 Mobile, incluindo 1511, 1607, 1703 e 1709, com este último ainda tendo suporte na forma de patches de segurança até 10 de dezembro.
O que chama a atenção é que a Microsoft não está pensando em lançar um patch para resolver esse problema de segurança, nem mesmo na versão 1709 do Windows 10 Mobile.
O motivo? Pode ser que o mercado esteja tão escasso que não valha a pena fazer o esforço e investir recursos quando ele também tem menos de dois meses de vida.
Dada a f alta de soluções oficiais e apesar do fato de que para tirar proveito dessa falha o invasor deve ter acesso físico ao dispositivo, para todos aqueles que se preocupam com a segurança a única solução é desativar essa função e que a Cortana não apareça na tela de bloqueio.
Estes são os passos a seguir que a própria Microsoft facilita para evitar possíveis riscos:
-
"
- Abra o aplicativo Cortana na tela Aplicativos." "
- Clique no botão Menu (3 barras horizontais) no canto superior esquerdo do aplicativo Cortana ." "
- Clique na opção Configurações." "
- Defina o controle deslizante da opção Tela de bloqueio como Desativado para impedir o acesso a Cortana quando o dispositivo está bloqueado."
Via | Neowin