Hardware

Você vai formatar uma unidade com seu computador? Esclarecemos algumas dúvidas sobre os sistemas de arquivos mais utilizados

Índice:

Anonim

Muitas vezes chega o momento em que mais cedo ou mais tarde você terá que puxar as funcionalidades do sistema para corrigir o funcionamento errático ou as falhas que aparecem em um disco rígido (externo ou interno) ou em uma memória externa (seja formato USB ou cartão de memória). Uma ação que de repente pode nos deixar em dúvida, pois ao iniciarmos o processo no computador vamos nos deparar com uma dúvida Qual formato escolher?

E o fato é que o sistema nos oferece várias alternativas (acontece em Windows e Mac) e é o usuário quem deve determinar qual é a mais interessante para ele.Mas antes de optar por um ou outro, é conveniente esclarecer as diferenças entre eles, algo que vamos tentar esclarecer neste artigo onde veremos como FAT32 difere , NTFS e exFAT (o mais comum).

Com esta diferenciação nos referimos aos diferentes sistemas de arquivos graças aos quais vamos organizar uma determinada unidade Um método que permitirá para termos uma classificação com base em uma série de critérios e observe, existem diferenças importantes entre eles; portanto, dependendo do uso que daremos à unidade, devemos escolher um ou outro.

FAT32

É o mais comum dos três, porque não é à toa É o que tem maior tempo de vida atrás dele FAT32 é o substituto do FAT16 e tem mais de 30 anos (chegou em 1995 com o Windows 95).Embora não seja mais utilizado em equipamentos de informática, é o mais utilizado em unidades de memória interna, principalmente as do tipo USB.

Sendo o mais comum, é também o mais utilizável e isso o torna compatível não só com Windows, mas também com Linux e Mac(no Mac os problemas com NTFS causaram mais de uma dor de cabeça). Assim, se utilizarmos um pendrive com este formato de arquivo, garantimos a compatibilidade com quase todos os _gadgets_ da casa.

Mas, como em todos os casos, existe um porém. Uma parte negativa que neste caso se refere a uma limitação, hoje mais importante do que nunca. Porque FAT32 não permite trabalhar com arquivos maiores que 4 GB (ou partições de 8 TB), então se você tentar copiar um arquivo de vídeo Por exemplo, suas férias , que ocupa mais de 4 GB, você encontrará uma bela mensagem de erro. Não há então escolha a não ser buscar outro tipo de organização.

NTFS

E é aqui que o outro sistema de arquivos entra em jogo. Segundo em popularidade, que começou seu domínio com a chegada do Windows XP, o eterno Windows. NTFS é um acrônimo para (New Technology File System) e é o sistema usado atualmente pela maioria dos computadores Windows (Mac está na mesma página).

A principal diferença em relação ao FAT32 é que aqui o tamanho dos arquivos que podem ser armazenados é de até 16 TB (o volumes podem chegar a 264 TB cada), uma capacidade significativamente maior e muito mais alinhada com os tempos atuais. Mas o tamanho, embora importe, não é a única diferença, já que o NTFS também permite trabalhar com nomes mais longos nos arquivos e também permite a criptografia deles.

E vendo todas essas virtudes, não há uma parte menos boa? Bem, sim, existe.E neste caso essa parte é relativa, pois afeta principalmente os usuários do MacOS X, já que drives com este sistema de arquivos podem ser lidos, mas não gerenciados por computadores AppleIsso torna eles precisam recorrer a programas de terceiros (Tuxera ou NTFS Paragon) que, uma vez instalados, permitem que ele seja usado como apenas mais um disco. Um problema recorrente em computadores Linux.

exFAT

E como não há dois sem três, é hora de falar sobre a terceira opção em disputa: exFAT. Esta é a opção que procurou alcançar o mesmo grau de compatibilidade do FAT32 mas eliminando a principal limitação que tinha e que não era outra senão o limite de 4 GB ao manusear arquivos.

Esses 4 GB agora vão até 16 exabytes, de modo que o uso que podemos dar às unidades formatadas com este sistema é bastante ampliado Além disso, seu grau de compatibilidade é maior, pois pode ser usado com MacOS X e Linux, além de consoles como Playstation 4 e XBOX One.

Estes são os três sistemas mais comuns, mas cuidado, eles não param por aqui e devemos lembrar que o trabalho continua em novas propostas.

ReFS

No caso de Redmond, o novo formato chama-se ReFS e é o sucessor do NTFS. Um sistema otimizado para lidar com grandes volumes de dados, sendo compatível com NTFS. Ele se encarregará de nos fazer esquecer o NTFS embora não seja um processo que se realize de imediato e aparentemente os primeiros destinatários do novo sistema seriam os ambientes profissionais.

MacOS Plus com registro ou MacOS Plus (apenas seco)

É antes de tudo, lembre-se, incompatível com o Windows Com o MacOS Plus simples, encontramos um sistema que nos permite trabalhar com o nomes de arquivo Unicode, permissões Posix, metadados ricos... Enquanto isso, a variante do MacOS Plus com registro no diário, que é o formato padrão para dispositivos Apple, também adiciona diário avançado do sistema de arquivos para manter a integridade da estrutura do arquivo. volumes, um sistema que busca facilitar a verificação da integridade do volume através de um registro criado em caso de f alta de energia.

HFS+

Um sistema que a Apple criou à sua medida e que faz com que sistemas construídos em GNU/Linux funcionem com ela sem problemas. Se, por outro lado, você usar o Windows, só poderá ler o conteúdo dos discos formatados com ele, mas não poderá gravar neles (ao contrário do que acontece com MacOS X e NTFS).

Ext2, ext3 e ext4 sistema de arquivos

Originados do Ext1, são as evoluções do primeiro e são os sistemas de arquivos usados ​​pelas distribuições GNU/Linux. Um sistema que apresenta um problema. Ele só pode ser usado por sistemas Linux e, portanto, é muito limitado.

Portanto, temos diferentes sistemas com os quais lidar Agora temos que escolher qual deles melhor se adapta às nossas necessidades e circunstâncias específicas em tudo vezes. Nesse sentido, é interessante (em geral) trabalhar com o sistema FAT32 em memórias USB enquanto os discos rígidos (HDD ou SSD) são chamados a trabalhar com NTFS ou exFAT, pois o volume de dados com os quais trabalham é muito maior.

No Xataka Windows | Você está pensando em Microsoft acabar com o formato FAT32? A atualização mais recente do OneDrive pode fornecer pistas

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button