Hardware

A batalha paira sobre os processadores de servidor com AMD EPYC e sua compatibilidade com o Azure da Microsoft

Anonim

AMD está enfrentando a Intel e está indo mais do que bem de acordo com pelo menos os resultados de suas últimas propostas. Com produtos voltados para o mercado nacional, agora apostam em ambientes profissionais com uso de servidores e para ganhar espaço hoje apresentaram os novos processadores AMD EPYC 7000

Uma família de processadores que foram projetados desde o início e foram focados no uso em data centers de alto desempenho com os quais Eles pretende roubar participação de mercado da Intel Xeon, que até agora eram os dominadores neste segmento, detendo até 95% do mercado.

Os processadores AMD EPYC 7000 têm até 32 núcleos de alto desempenho com os quais a empresa garante que eles alcancem um desempenho mais alto do que os produtos concorrentespor alcançando maior largura de banda de memória, permitindo mais operações de ponto flutuante entre outras melhorias, algo que finalmente permite suportar maiores cargas de trabalho.

Uma família com processadores que começarão com 8 núcleos e 16 threads de processo no modelo Epyc 7251 e chegarão até 32 núcleos e 64 threads do Epyc 7601, o topo de gama, modelo que terá uma frequência de 2,2 Ghz e chegará aos 3,2 Ghz em todos os seus núcleos.

Além disso, AMD garantiu o suporte dos fabricantes de hardware mais importantes (HP, Dell, Asus, Gigabyte, Inventec, Lenovo … ) e até da Microsoft, que anunciou que esta família de processadores será compatível com Windows Azure e Windows Server.Nas palavras de Girish Bablani, vice-presidente corporativo da Microsoft:

Os novos processadores AMD EPYC apresentam uma base que oferece até 20% de economia de energia em comparação com o Intel Xeon E5-2660, alcançando também até 70% a mais de desempenho nos modelos mais econômicos e até 47% a mais de desempenho nos modelos mais sofisticados. Eles também oferecem compatibilidade com oito canais de RAM DDR4 e oferecem suporte para até 2 TB de memória por processador.

Resta saber, então, qual será o próximo passo da Intel diante desse importante desafio que ela enfrenta. O que sabemos é o preço topo de gama da nova família AMD EPYC, já que o 7601 terá um preço próximo dos 4.000 euros.

Via | MSPowerUSer Mais informações | AMD

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button