Speculative Store Bypass: a nova falha de segurança nos processadores Intel descoberta pela Microsoft e Google
Índice:
Parece que 2018 também não será um bom ano para a Intel, pois após o escândalo com a falha de segurança que afetou seus processadores e que gerou rios de tinta na imprensa escrita e digital,Os problemas da empresa americana estão se reproduzindo
O motivo é que uma nova vulnerabilidade foi descoberta em alguns dos processadores mais recentes do fabricante Uma violação de segurança descoberta em conjunto pela Microsoft e Google e passou a ser chamado de Speculative Store Bypass (Variante 4).Esta é uma ameaça semelhante às vulnerabilidades Spectre e Meltdown que já vimos no início de 2018.
Nova ameaça e novos patches
O problema também é gerado pela semelhança com os problemas que já vimos no passado, pois Speculative Store Bypass (Variante 4) é muito semelhante ao Spectre Especula-se que o possível patch que corrige isso pode acabar afetando o desempenho do processador como no caso anterior. E já nos lembramos de toda a polêmica que surgiu a esse respeito.
Da Intel garantem que nos servidores pode haver uma queda de desempenho entre 2% e 8%Intel anuncia que já possui seus próprios patches de segurança, que serão lançados nas próximas semanas para todos os computadores que possuem alguns dos os processadores afetados. Uma proteção que a princípio será uma prioridade para gerentes e administradores de servidores e sistemas e que já está sendo distribuída na forma de atualizações de microcódigo beta para OEMs para que eles os incluam fora da caixa.
Como o usuário desejar
Na verdade, com o patch que será lançado, eles garantem que você poderá escolher entre optar por maior proteção ou segurança. Por um lado, com desempenho reduzido ou, se desejado, com melhor desempenho do equipamento à custa de proteção mais fraca.
Com a chegada do patch que já desenvolveram, da Intel garantem que o desempenho do processador pode ser reduzido em valores que oscilam entre 2% e 8%, pelo menos dependendo os testes que fizeram nos servidores. Quando se trata das tarefas diárias habituais que todos realizamos, a Intel garante que não veremos nenhuma perda de capacidade de processamento, especialmente desde a atualização lançada para proteger contra Meltdown e protege contra Speculative Store Bypass.
Mas o problema pode não terminar aqui e é que ambos os processadores AMD e ARM podem ser afetados pela vulnerabilidade conforme confirmado por seus respectivas empresas controladoras.
Fonte | The Verge no Xataka Windows | Os pesquisadores descobriram que o redesenho do processador não impedirá novas ameaças semelhantes ao Meltdown e ao Spectre