Como fazer seu PC usar toda a RAM e todos os núcleos do processador com as opções do Windows 10
Índice:
Nossos PC's são um compêndio entre software e hardware buscando o equilíbrio perfeito e dentro deste último existem componentes que se destacam acima de tudo. Existe o disco rígido, a GPU, o processador, a RAM... E neste tutorial vamos ver como você pode levar a RAM e os núcleos ao limite
Vamos ver como usando as opções oferecidas pelo sistema operacional, podemos fazer nosso PC usar toda a memória RAM disponível e tudo isso os núcleos que compõem o processador estão ativos ao mesmo tempo.Um processo não muito complicado, mas que requer alguns cuidados.
Considerações preliminares
Estes dois componentes são configurados de forma a serem usados no PC, tablet, celular ou qualquer outro dispositivo, e são ativados de acordo com as necessidades. Eles fazem isso para para economizar energia, mas também para aumentar a durabilidade dos componentes Se pensarmos bem, em um SoC multi-core não é interessante ter todos os núcleos ativados apenas para navegar na web, para citar apenas um exemplo.
Num computador de secretária isto não é um problema, para além do consumo que pode ter de energia, mas num portátil alimentado a bateria é fundamental que a relação de consumo de energia seja a mais equilibrada, pelo que você só precisa extrair todo o potencial em casos específicos.
"E dito isso, a maneira de o Windows 10 ter todo o potencial do nosso PC ativo por padrão é seguir estas etapas. E a primeira é conhecer as especificações do nosso PC, algo que podemos ver no caminho Configuração, e depois em System>"
Também devemos levar em consideração que, se usarmos o Windows 10 de 32 bits, ele não poderá usar mais de 4 GB de RAMPortanto, não importa se temos 6, 8 ou 16 GB de RAM... se quisermos aproveitar melhor a RAM, temos que pular para um sistema de 64 bits.
Habilitar todos os núcleos e RAM
"Com todas as informações coletadas, agora é questão de usar a ferramenta Configuração do Sistema e para acessá-la podemos usar oCaixa de pesquisa ou o comando de tecla Windows + R. "
Uma vez lá dentro escrevemos msconfig para abrir uma nova janela que é Configuração do Sistema onde veremos diferentes abas."
"Nos vamos a fijar en la que se titula Arranque y pulsamos sobre ella y luego, una vez dentro, hacemos click en el botón Opções avançadas. Aqui podemos acessar a configuração da RAM e os núcleos ativos."
Para ativar toda a RAM, devemos levar em consideração que, se tivermos X GB de RAM, devemos multiplicar esse valor por 1.024, obtendo a quantidade total de RAM que podemos usar na caixa fornecida para esse fim. Se não inserirmos nenhum valor, por padrão o sistema estará utilizando a memória RAM disponível conforme julgar apropriado.
"Por sua vez, para ativar todos os núcleos, devemos desmarcar a caixa Número de processadores, se não estiver Se quisermos ativar um certo número de núcleos, basta marcar a caixa mencionada e escolher os processadores que queremos ativar."
Com todos esses passos, resta apenas aceitar salvar as alterações e o PC assumir as alterações feitas.