Surface com Windows 8 Pro pode sair mais cedo do que o esperado e mais barato
Índice:
Antes de entrar no assunto, prevejo que a notícia não é oficial Não sei se devo classificar o assunto como um boato com fundamento ou lucubração com sentido. A verdade é que, conforme noticiado pelo DigiTimes, os fabricantes de componentes para tablets Surface com Windows RT estão vendo cortar seus pedidos pela metade
Esse dado, cuja origem não foi confirmada, poderia ser verdadeiro e indicaria que o produto Microsoft não está tendo a recepção que a empresa esperava: quatro milhões de unidades até o final do ano. Voltaremos aos possíveis motivos mais tarde.
Com base nessa circunstância, o portal taiwanês estabelece uma relação de causa e efeito pela qual arrisca que a gigante de Redmond possa avançar o lançamento da versão Intel para o mercado com Windows 8 Pro do tablet no início de dezembro, com um preço mais baixo do que o previsto.
Resultados de negócios para Surface com Windows RT
Há vários motivos que podem estar prejudicando a comercialização do Surface-ARM. O primeiro fator determinante seria o preço: entre 499 e 699 dólares dependendo da versão. Um produto difícil de enquadrar neste custo, num mercado dominado pelo iPad nos aparelhos topo de gama e pelos tablets Android na gama média.
Dada a atual recessão econômica global os consumidores avaliam muito bem onde querem investir seu dinheiro Se eles têm poder de compra suficiente, é normal que aposta na segurança que o ambiente Apple implica.É um produto consolidado, com uma evolução no mercado concretizada em três gerações do produto e um ecossistema de aplicações por detrás capaz de satisfazer as necessidades de particulares e empresas.
Se o orçamento for um pouco mais justo, a opção Google-Android é atrativa por ter uma ampla e variada gama de serviços , a maioria deles grátis. Não se trata apenas de comprar um aparelho, é preciso também pensar no que vem a seguir, com todo o investimento necessário em aplicativos e acessórios para o próprio aparelho.
Estamos diante de um produto que está próximo do nível de preço mais baixo do Google e do mais alto da Apple, um espaço estreito para abrir caminhoem um mercado parcialmente saturado. As previsões de vendas da gigante da informática são para os mercados onde ocorreu o lançamento, portanto a possível queda pela metade em sua previsão de vendas não é consequência do fato de o aparelho não ser vendido em alguns países.
Além do preço, há o fator de experiência do usuário O fã do sistema operacional Microsoft pode preferir ter o mais próximo de o que você sabe: a versão desktop. Nesse sentido, haverá quem espere pelo Surface-Intel com Windows 8 Pro.
Uma perspectiva viável
Seria lógico então a Microsoft antecipar o lançamento do carro-chefe da saga? Se pode ser. Não vamos esquecer as datas em que estamos. Aproxima-se a campanha de Natal, um período de consumo muito elevado que a empresa poderia aproveitar para enxugar os resultados do Surface-ARM. Embora vender menos não signifique necessariamente perdas, a verdade é que os sócios e investidores da Microsoft tinham outras expectativas de lucro.
Antecipar o lançamento nessas datas pode ser benéfico para a Microsoft, e se a oferta tiver um preço competitivo, melhor ainda. Seria um grande começo e uma chance real de competir no mercado de luxo.
Outra questão será Relação da Microsoft com parceiros de tecnologia, em particular fabricantes de laptops, que foram aliados enquanto a Microsoft vendia apenas software, mas agora são rivais quando a empresa entra no mercado de hardware. Um equilíbrio difícil de manter, cujo futuro está apenas nas mentes de Ballmer e seus colaboradores mais diretos.