Comparação Windows RT: Microsoft Surface RT
Índice:
Demorou, mas a Microsoft finalmente decidiu trazer o Surface RT para a Espanha. A partir de 14 de fevereiro, o seu tablet com processador ARM pode ser adquirido através da Microsoft Store espanhola ao preço de 479€. O Surface vem assim completar o primeiro lote de tablets com Windows RT que temos disponíveis no nosso país. Este artigo servirá para colocá-los um na frente do outro.
No total, são quatro tablets com a versão RT do Windows 8 à venda em nosso país: Microsoft Surface RT, Asus VivoTab RT, Samsung ATIV Tab e Dell XPS 10Deixamos de fora os conversíveis como o Lenovo Yoga 11 ou dispositivos semelhantes que se afastam do conceito predominante de tablet. Todos os quatro oferecem a opção de incorporar seus respectivos teclados, portanto os levaremos em consideração na comparação, embora o importante seja o próprio tablet e será o que enfrentaremos nas próximas linhas.
Microsoft Surface RT
A Microsoft achou que seria bom mostrar ao mundo como eles imaginam que seria um bom dispositivo para Windows 8 rodando na plataforma ARM. É daí que vem o Surface RT, um tablet com tela de 10,6 polegadas e resolução de 1366x768 Seu tamanho é um pouco maior que os rivais mas mantém a mesma resolução, o que resulta em a pior densidade de pixels dos quatro tablets na comparação. Sua tecnologia ClearType HD recebeu boas críticas, mas pode ficar um pouco atrás de alguns de seus rivais.
Em suas entranhas bate um Nvidia Tegra 3 processador quad-core, semelhante ao do Asus VivoTab RT, que, junto com 2 GB de RAM e a bateria de 31,5 W-h devem oferecer uma melhor combinação desempenho/alcance do que alguns de seus rivais. Com eles compartilha a opção de 32 ou 64 GB de armazenamento interno e o slot para cartão microSD. Ele também possui uma configuração semelhante de portas: USB 2.0, microHDMI (com outro nome) e saída de áudio. Por outro lado, é um pouco ruim na conectividade por não adicionar NFC ou uma opção de módulo 3G/4G às conexões WiFi e Bluetooth 4.0.
Seus 247,6 mm de comprimento e 172 mm de altura o tornam o mais compacto dos quatro tablets. Em troca, claro, de uma espessura maior (9,4 mm) e de ser o mais pesado de todos com 680 gramas As câmeras embutidas são claramente as piores de os quatro, e com seus escassos 1,2 megapixels e a capacidade de gravar em 720p, eles ficam muito atrás na comparação.
E o teclado? Bem, é sem dúvida um elemento diferenciador dos seus rivais, que optam por um dock para teclado capaz de adicionar bateria extra ao tablet. Em vez disso, a Microsoft compensa o maior peso inicial do Surface RT com um par de capas de teclado projetadas mais para manter a mobilidade No final, isso é uma questão de gosto , mas o preço da Touch Cover e da Type Cover, 119 e 129 euros respectivamente, é muito próximo dos seus rivais que também oferecem bateria adicional e alguma outra porta adicional.
Asus VivoTab RT
Asus é um dos grandes divulgadores, se não o maior, de tablets com opção de teclado dock com sua família Transformer para Android. Com um sistema como o Windows 8, a opção faz ainda mais sentido, como evidenciado pelo fato de muitos fabricantes seguirem o exemplo.O VivoTab RT é a sua aposta para este tipo de tablet em Windows RT. Para isso, conta com uma tela de 10,1 polegadas e resolução de 1366x768 que parece ter se tornado o padrão neste primeiro grupo de aparelhos. Além disso, a tecnologia Super IPS+ dele o coloca em uma posição muito boa contra seus rivais.
No interior encontramos um Tegra 3 com quad cores semelhante ao Surface RT e os 2GB de RAM necessários neste tipo de equipamento. A bateria é um pouco menor, o que é compensado pelo extra fornecido pelo teclado integrado. Armazenamento, portas e conectividade são algumas das seções em que os quatro tablets compartilham especificações, embora o VivoTab seja um dos que inclui NFC e uma suposta opção 3G/4G existente no modelo americano, mas da qual nada é dito no site espanhol da Asus .
Não é o menor da comparação, nem é o maior. 263 mm de largura e 171 mm de altura colocam em algum lugar no meio. Sim, é o mais fino, graças aos seus escassos 8,3 mm, e o menos pesado dos quatro com apenas 525 gramas A câmera é outra das seções onde VivoTab sai como o vencedor claro, com 8 megapixels e capacidade de gravar em 1080p. Sua câmera frontal de 2 megapixels permanece a mesma de dois de seus rivais, deixando o Surface RT para trás.
A experiência anterior com sua família Transformer influenciou, sem dúvida, o dock do teclado deste VivoTab RT. Semelhante em aparência aos seus irmãos Android, o teclado do tablet Asus Windows RT adiciona uma bateria extra de 22Wh que promete trazer a autonomia do equipamento para até 16 horasCom 149 euros e a estranha situação no limbo no mercado espanhol de teclados Samsung e Dell, a opção da Asus torna-se a nossa preferida.
Samsung ATIV Tab
A Samsung não quer ficar de fora de nenhum sistema e o Windows RT não ia ficar por menos. A guia ATIV traz sua família de dispositivos executando novas versões do Windows para a plataforma ARM. Fá-lo com um ecrã de 10,1 polegadas e a mesma resolução dos seus rivais. Ele usa tecnologia PLS LCD interna, semelhante ao IPS de alguns de seus rivais, que os coreanos dizem que supera.
Para o processador, a Samsung optou por um dual-core Snapdragon S4 que já apresentou bons resultados em outros aparelhos. Menos potência teórica que Surface RT e VivoTab RT, mas melhor autonomia, com bateria de 8.200 mAh e possibilidade de expansão através do dock do teclado. De resto, temos os mesmos 2 GB de RAM, as opções de 32 ou 64 GB de armazenamento expansível via microSD, um número semelhante de portas e a mesma conectividade, com a adição de NFC.
tamanho desta Aba ATIV a deixa em uma posição intermediária na comparação. Seus 180 mm o tornam o mais alto dos quatro, mas o restante das medidas o deixa no meio da mesa. 8,9 mm de espessura e 570 gramas são uma boa marca para o tablet da Samsung que se aproxima dos números do VivoTab RT. O mesmo vale para suas câmeras. Sem chegar aos patamares do tablet Asus, tanto suas câmeras traseiras quanto as frontais, semelhantes às do Dell XPS 10, ficam bem acima das pobres câmeras do Surface RT.
Em relação ao acessório essencial que o teclado dock se tornou para esse tipo de dispositivo com Windows RT, supostamente a Samsung fornece um teclado com bateria extra da mesma forma que a opção Asus e seu VivoTab RT. E dizemos supostamente porque parece difícil encontrar este acessório no nosso país, mesmo sem saber o seu preço.
Dell XPS 10
A Dell logo se interessou pelas possibilidades do Windows 8 para dispositivos de toque. O tablet Dell XPS 10 é o que a fabricante norte-americana propõe para o Windows RT e o faz com especificações muito semelhantes às de seus rivais. Continuamos com tela de 10,1 polegadas e resolução de 1366x768 em um painel LCD que a Dell garante estar em conformidade com as garantias em todos os tipos de situações.
Assim como a Samsung, o processador escolhido para dar vida ao XPS 10 é um dual-core Snapdragon S4 Ele vem acompanhado de 2 GB de RAM e uma bateria de 28 Wh. Não há surpresas de armazenamento com as mesmas opções de 32 e 64 GB e o slot microSD correspondente. Também não há diferenças nas portas e conectividade, embora a Dell não inclua NFC em seu tablet.
Em relação ao tamanho, com este Dell XPS 10 estamos enfrentando um dos maiores dos quatro tablets na comparação, excedendo em largura aos seus rivais, chegando a 274,7 mm, ficando muito próximo do ATIV Tab em altura e do Surface RT em espessura e peso. As câmeras, tanto traseiras quanto frontais, são semelhantes às do tablet da Samsung, com 5 e 2 megapixels respectivamente, e mais uma vez deixam para trás as que acompanham o Microsoft Surface RT.
A Dell também optou por fornecer seu tablet Windows RT com um dock de teclado que aumenta a duração da bateria do tablet. Mas parece que este acessório não é comercializado separadamente Em site próprio só podemos adquirir o tablet com ou sem teclado. A opção de teclado aumenta o preço do equipamento em 149 euros, valor semelhante ao do Asus VivoTab RT.
Preços e veredito
Todas essas especificações são ótimas, mas quanto temos que desembolsar por elas é sempre um ponto-chave. Na secção de preços, começando pela opção mais barata, ganha Microsoft Surface RT com um preço esperado de 479 euros É um pouco inferior ao499 euros do Dell XPS 10, e consideravelmente mais barato que seus outros dois rivais, Asus VivoTab RT e Samsung ATIV Tab, ambos com preço recomendado de 599 euros Em termos de disponibilidade, a Microsoft prevê colocar o Surface RT à venda em Espanha a partir de 14 de fevereiro, sendo que os restantes tablets já podem ser adquiridos nas principais lojas ou através da internet.
Decidir sobre um vencedor nessas comparações nunca é fácil, especialmente quando no papel as especificações são muito semelhantes em muitas seções.Mas há uma série de pontos que fazem com que optemos por tablets da Microsoft ou Asus em vez dos da Samsung ou da Dell. O processador teoricamente melhor dos primeiros é um deles, a que se juntam as dúvidas dos dois últimos quanto à distribuição do acessório fundamental em que se tornaram os teclados.
Além disso, o Surface RT é o tablet com o menor preço dos quatro, suas capas de teclado, mesmo sem baterias ou portas adicionadas, têm um apelo inquestionável, seus acabamentos parecem ser da melhor qualidade e não deixa de ser o tablet oficial da Microsoft. E a Asus, apesar do preço mais alto, oferece com o VivoTab RT o que possivelmente é a melhor combinação de especificações, com o mesmo processador, tela IPS de qualidade, as melhores câmeras da comparação, o menor peso e um dock-teclado que sim adicionam extras bateria.
Na f alta de poder analisá-los em profundidade, qualquer um dos dois é uma boa opção, mas talvez a combinação do Microsoft Surface RT com Touch Cover para 599 euros , mesmo preço do Asus VivoTab RT sem teclado, faz com que acabemos optando pelo Surface RT.