Panos Panay e a equipe do Surface conversam no Reddit sobre o Surface Pro e seu lançamento
Esta tarde, pela manhã nos Estados Unidos, Panos Panay, Gerente Geral de Superfície, e sua equipe conversaram ( Ask Me Anything ou AMA) com os usuários do Reddit no qual falaram sobre o Surface Pro e seu próximo lançamento. O pessoal da Microsoft aproveitou para justificar e defender algumas das decisões tomadas em torno de seu tablet e deixar cair algum outro detalhe que vale a pena comentar."
Uma das maiores polêmicas sobre o novo Surface Pro, que já havia sofrido com a versão RT do tablet, gira em torno do espaço em disco disponível para o usuário.Da equipa do Surface asseguram que, embora não tenha sido uma decisão fácil, consideraram que 64GB seriam suficientes para conter um Windows 8 completo com as aplicações básicas necessárias , incluindo uma avaliação de 30 dias do Office; deixando espaço suficiente para o usuário instalar um bom número de aplicativos e jogos. Além disso, parte do espaço ocupado corresponde a uma imagem de recuperação do sistema que podemos sempre replicar num USB, libertando esse espaço em disco.
O outro ponto em que as análises anteriores foram mais críticas do Surface Pro é sobre duração da bateria Já que a Microsoft queria manter o desempenho do tablet, que lembramos ser um i5, sem aumentar seu peso e espessura mais do que já era necessário. É por isso que eles tiveram que optar por uma bateria pequena. Ainda que, com entre 4 e 5 horas de duração, acreditam ter encontrado um bom equilíbrio entre performance, autonomia e mobilidade.
Indagado sobre a possibilidade de um teclado que adiciona bateria extra, a equipe do Surface deixou essa possibilidade no ar. O Surface Pro vem com pontos de acoplamento adicionais em sua base que podem ser usados para conectar novos acessórios ao dispositivo. Embora eles tenham negado diretamente que haja planos para um dock de desktop, eles não foram tão inflexíveis sobre um possível teclado dock com bateria extra
Durante a rodada de perguntas, os da Microsoft defenderam algumas de suas escolhas: Displayport em vez de HDMI, uso de ClearType, resolução de tela etc. Sobre a caneta que vem com o Surface Pro, ela foi projetada tendo em mente a experiência típica de uso de notebook. O objetivo foi chegar o mais próximo possível disso, por isso vem especialmente configurado de fábrica e é capaz de detectar até 1024 níveis de pressão.Também incorpora um clipe e uma zona magnética que permitem a sua fixação ao tablet.
Eles também reconfirmaram que a porta USB no Surface Pro é um USB 3.0 totalmente funcional Qualquer periférico que funcione no Windows funcionará na superfície. Continuando com as possibilidades do Surface Pro como substituto de nossos laptops, eles garantem total liberdade para acessar as configurações do BIOS, de onde podemos desativar o Secure Boot, para que não tenhamos problemas ao instalar outros sistemas operacionais no tablet.
Surface Pro não veio para substituir o Surface RT Na Microsoft, eles acreditam que os dois dispositivos atendem a necessidades diferentes e têm perfis de usuário diferentes. As pessoas que esperam algo mais do que um dispositivo de consumo de um tablet terão uma aparência favorável no Surface Pro. Se eles demoraram mais três meses para lançá-lo, é simplesmente porque começaram a trabalhar nele três meses depois.Mas assim que a versão Pro estiver no mercado, eles não esquecerão o Surface RT.
A notícia mais negativa que a AMA nos deixou é a confirmação de que ainda teremos de esperar para ver o Surface Pro no nosso país. Questionado sobre quando o Surface Pro estará disponível na Europa, a equipe por trás dele disse que compartilhará mais informações nas próximas semanas e que, além dos Estados Unidos e Canadá, onde estará disponível a partir de 9 de fevereiro, o tablet chegará a mais mercados nos próximos meses Então, novamente, parece que teremos que esperar um pouco.
Mais informações | reddit