HP ElitePad 900
Índice:
- Design e construção
- Os acessórios do HP ElitePad 900, muito necessários
- Tela, áudio e câmera
- Desempenho e duração da bateria muito bons
- HP ElitePad 900, conclusões: um bom tablet, mas…
No Xataka Windows continuamos testando mais gadgets com Windows 8, e desta vez foi a vez do HP ElitePad 900, o tablet HP voltado para empresas e profissionais.
O ElitePad 900 vem com Windows 8 Pro e um poderoso processador Intel Atom de 1,8 GHz para um tablet. Ele carrega uma RAM de 2 GB e um disco de 64 GB (dos quais mais de 20 já estão ocupados). Como pontos positivos temos o design e a duração da bateria. Suas maiores desvantagens são a f alta de conectividade e a dependência de acessórios externos.
Design e construção
O HP ElitePad 900 é um tablet muito bem projetado. A parte traseira é feita de alumínio, muito agradável ao toque e resistente. A forma curva e as bordas inclinadas o tornam muito confortável de manusear com uma ou duas mãos.
A frente é toda Gorilla Glass, com a vantagem de que as impressões digitais são removidas com apenas um pano. O ruim é que o framework ocupa muito espaço que poderia ter sido melhor aproveitado. Como todos os tablets Windows, também temos o botão Iniciar, desta vez físico e bastante frágil. Provavelmente um botão tátil teria sido melhor .
Quando se trata de botões e slots, o ElitePad é bastante econômico. Na parte superior do tablet temos o botão liga/desliga, o botão de bloqueio de rotação e o fone de ouvido.Os botões de volume estão no lado esquerdo da parte traseira, e no lado direito temos os slots microSD e SIM.
A conexão para o carregador, dock e outros acessórios está na parte inferior. Não há mais conexões: nem USB, nem HDMI, nem nada.
Os acessórios do HP ElitePad 900, muito necessários
A HP nos emprestou este tablet com capa e dock, dois acessórios muito bons que adicionam mais recursos ao tablet.
O dock é consideravelmente bem desenhado e bastante completo: saída de áudio, quatro portas USB, Ethernet, HDMI, VGA e alimentação. Como docking station é perfeito, mas não espere levá-lo para passear: pesa muito, muito mais que o tablet na verdade.
Por outro lado temos o casaco, uma capa para o tablet que adiciona uma bateria adicional e duas portas USB, uma HDMI e um leitor de cartões SD/MMC. Em troca, quase dobra o peso do tablet e o torna consideravelmente mais desconfortável de segurar na mão.
O principal problema é que eles são muito necessários. Você sente f alta de uma conexão USB direta no tablet ou de uma porta miniHDMI. Também não há possibilidade de mantê-lo inclinado se não for com o cais, uma falha total ao meu ver.
Tela, áudio e câmera
O ElitePad 900 tem uma tela muito boa. Não é incrível nem nada revolucionário, mas faz o trabalho. A resposta tátil é muito rápida, confortável ao toque e não acumula muita sujeira. A resolução (1280x768) poderia ser um pouco maior, mas de resto é suficiente, especialmente considerando que o Windows 8 e a interface Modern UI não exigem uma resolução muito alta.
O áudio não é ruim: os alto-falantes são altos o suficiente, embora com um pouco de distorção e, como esperado, com graves inexistentes. Também não tenho reclamações de qualidade com os fones de ouvido.
A câmera, como em qualquer tablet, é bastante medíocre. Isso nos salvará de problemas e será útil para fazer videochamadas, mas a qualidade não é para gravar um vídeo ou tirar fotos de férias.
Desempenho e duração da bateria muito bons
A duração da bateria do ElitePad é muito boa. Com uso esporádico, durou um dia perfeitamente. Também não me deixou encalhado a meio do filme, e com um uso mais ou menos intensivo tem durado cerca de 8 horas.
A bateria extra na jaqueta quase dobra a vida útil, mas também não experimentei muito por causa do desconforto.
No que diz respeito ao desempenho do Windows 8, é magnífico como estamos acostumados. Não encontrei nenhum atraso ao trabalhar com aplicativos de IU modernos ou navegar na Internet.
Heresia!Sendo Windows 8 Pro, o HP ElitePad 900 suporta facilmente programas de desktop tradicionais, seja Office, Photoshop ou mesmo VirtualBox. Neste último caso, a máquina virtual não estava funcionando nada bem, mas ainda é divertido apertar um botão e outro sistema operacional aparecer no tablet.
O único problema é que o processador é de 32 bits, então alguns programas não funcionam. Claro que não costuma ser muito grave já que a maioria dos programas funcionam sem problemas para 32 bits (no meu caso só percebi quando a instalação do Windows Phone SDK me rejeitou).
Também não há muitos problemas quando se trata de conectá-lo a uma segunda tela. Ele só tem as limitações do Windows 8 em vários monitores, como a impossibilidade de colocar um aplicativo Modern UI em cada tela.Quanto ao resto, foi tão simples quanto conectá-lo e pronto. Até reproduziu vídeos HD (com VLC) na segunda tela sem problemas.
HP ElitePad 900, conclusões: um bom tablet, mas…
O HP ElitePad 900 é um bom tablet. Bem projetado, bom desempenho... No entanto, existem alguns mas. É um tablet voltado para uso profissional e não para lazer, e é justamente por isso que possui Windows 8 e não RT.
No entanto, se quisermos usá-lo para o trabalho, precisaremos pelo menos da jaqueta do teclado para poder recliná-lo e escrever silenciosamente. Ou compre o dock e use um teclado adicional. Sem falar que tanto o dock quanto a jaqueta de expansão são obrigatórios se quisermos usar algo tão comum quanto o USB.
No final, pelos 720 euros que custa, temos um tablet que sim, tem Windows 8, mas sem conexões ou teclado não poderemos explorá-lo ao máximo.Nesse sentido, não sei até que ponto valerá a pena em comparação com outras opções mais completas, como o próprio Surface Pro.
O HP ElitePad 900, por si só e pelo seu preço, não oferece nada que o diferencie dos demais, nenhuma vantagem clara que nos faça decidir por ele e não por outro. Talvez adicionar a capa do teclado seja uma opção mais atraente, mas dessa forma nos distanciaria em preço de tablets semelhantes, como o Lenovo IdeaPad Lynx. Do jeito que o mercado está, é preciso mais do que um bom tablet para competir.