Escritório

Acer Iconia W3

Índice:

Anonim

Com o Windows 8.1, a Microsoft passou a promover um novo tipo de tablet para seu sistema operacional cujas telas são inferiores a 10 polegadas. Esta categoria inclui o Acer Iconia W3, o primeiro dos dispositivos disponíveis sob os novos requisitos para fabricantes do Windows 8.

Ser o primeiro é sempre um desafio acrescido e neste caso não ia ser menos. Não se trata apenas de criar hardware adequado a um preço competitivo, mas também de ver como o Windows 8 responde em tamanhos de tela tão pequenos e com o controle de toque principal. Nossa análise do Acer Iconia W3 é sobre tudo isso e algo mais.

Recursos do Acer Iconia W3

  • Display: Active Matrix TFT Color LCD 8.1"
  • Resolução: 1280x800
  • Processador: Intel Atom Z2760 2 núcleos 1,50/1,80 GHz
  • Memória RAM: 2GB LPDDR2
  • Armazenamento: Memória Flash 32/64 GB
  • Câmera: Frente e traseira 2 mpx
  • Bateria: 2 células / 6800 mAh
  • Outros: microSD, microHDMI, microUSB, fones de ouvido, acessórios para teclado
  • Medidas: 218,9 × 134,8 × 11,3 mm.
  • Peso: 498 gramas
  • Sistema operacional: Windows 8 / Windows 8.1 Preview

Tamanho, design e construção

Acho que ninguém contesta que o Iconia W3 não é o tablet mais bonito do mercado Mesmo visto em seu teclado ele transmite uma certa sensação de brinquedo que pouco contribui para a imagem geral da equipe. Mas a gente acaba se acostumando e as coisas não são tão ruins quanto parecem à primeira vista.

As 8,1 polegadas do Iconia W3 em comparação com as 10,6 do Surface Pro.

O tablet possui uma moldura branca envolvendo toda a borda da tela, sendo mais grossa na parte inferior para conter o botão do Windows. A princípio, essa assimetria da moldura não combina com ela, nem o contraste entre o preto e branco da frente e o prateado da tampa traseira. Apesar de tudo, a verdade é que a referida moldura acaba por transmitir uma certa robustez ao equipamento e a sua dimensão maior na zona inferior é mesmo apreciada quando utilizada na vertical.

Seu tamanho e capacidade de gerenciamento são uma agradável surpresa. Não tanto pelo design e construção.

A parte de trás é sem adornos, além do logotipo da Acer em relevo e a câmera correspondente em um dos cantos. O material é plástico e totalmente liso, o que às vezes faz com que pareça escorregadio. O material em si não ajuda em nada a dissipar o calor e às vezes notamos uma alta temperatura na área esquerda ao segurá-lo na horizontal. Notamos menos verticalmente.

Esta área esquerda do tablet contém os componentes mais pesados, o que significa que o equipamento não está totalmente equilibrado em sua distribuição de peso e notamos uma carga maior em um dos lados. As coisas também se complicam colocando-o na vertical e vendo que a parte superior, a que fica mais no ar, é a mais pesada, o que não ajuda em períodos prolongados de uso.

Em suma, estamos diante de um tablet de 500 gramas, portanto, mesmo estando acima de outros aparelhos da concorrência, o o resultado final não é totalmente desconfortável e seu manuseio na mão é satisfatório. Seu centímetro de espessura não é alarmante e não vamos acusar seu peso excessivo, apesar de seu calor, o que torna quase impossível usá-lo com as mãos quando está carregando.

O que deixa claro que esta é uma primeira versão de um computador para Windows 8 deste tamanho é a distribuição estranha e contraditória de alguns dos botões e portasOs alto-falantes, entrada de áudio e porta de carregamento estão localizados na parte inferior do tablet. Isso pode não ser muito grave, embora possa ser melhorado, na posição vertical, mas eles representam um problema ao tentar segurar o tablet na horizontal e bloquear um dos alto-falantes com a mão ou fazer malabarismos para segurá-lo com os fones de ouvido conectados no.

O botão liga/desliga fica na borda oposta, próximo às portas microUSB e microHDMI, o microfone e um pequeno slot que permite segurar o tablet na parte de trás do teclado para transporte. Não é uma posição ruim, embora em mais de uma ocasião possamos pressionar o botão acidentalmente, bloqueando o tablet. O próprio botão inclui um pequeno led que indica a carga da bateria quando a ligamos à corrente.

Para o resto, o lado direito, na vertical, ou superior, se tivermos o tablet na horizontal, contém os botões de aumentar e diminuir o volume e o slot microSD. Nesse mesmo lado encontramos o nome Iconia, enquanto o logotipo da Acer está na frente, na moldura preta e na posição horizontal. Isso contrasta com a câmera frontal, localizada na extrema esquerda e que parece preparada para ser usada na vertical para que fique voltada para nós ao segurar o tablet assim.

Muita coisa para polir na parte física. Dos materiais à colocação dos elementos passando pelo design geral, Acer tem trabalho pela frente para melhorar um tablet que em tamanho e capacidade de gerenciamento provou ser mais satisfatório do que esperado.

Tela

Uma das seções mais criticadas deste Acer Iconia W3 é, sem dúvida, sua tela. Está certo. O painel usado pelos taiwaneses não atinge o patamar do mínimo aceitável longe disso. Não é de surpreender que a própria Acer tenha anunciado uma segunda versão do tablet para os próximos meses com uma tela melhor.

O Iconia W3 vem com uma tela de 8,1 polegadas e uma resolução de 1280x800 Isso deixa uma densidade de pixels de 178 dpi, que é não muito longe de outros tablets e pode combinar bem com esse tamanho de tela.Mas esse não é o problema. O problema é sua qualidade geral.

Grão constante, cores e ângulos de visão ruins completam uma exibição horrível.

Desde o início notamos a aparência granulada da tela que nos lembra os antigos painéis móveis de baixa qualidade que pensávamos ter deixado para trás. Não há preto ou branco puro no painel, pois alguma distorção de cor é sempre apreciável. Adicione a isso a capa protetora usada e o efeito é tal que mais de um acreditará que seu tablet vem com um plástico protetor na tela

A decepção inicial se espalha com o uso diário. Mesmo com o nível de brilho no máximo a tela fica quase ilegível em um dia ensolarado e os reflexos são uma constante. O problema também se estende quando verificamos seus ângulos de visão e vemos que é impossível ler texto ou ver imagens assim que tentamos olhar o tablet pela lateral.

Assim que nos afastamos do centro, o texto e as cores tornam-se imperceptíveis.

Nem tudo é tão negativo. Pelo menos o feedback tátil é tão bom quanto você esperaria, embora tenhamos encontrado alguma f alta de precisão necessária para acertar em determinados momentos no modo de área de trabalho. Mas em última análise, tirando o penoso painel montado pela Acer, a experiência com este primeiro tablet com Windows 8 de menos de 10 polegadas, como explicaremos mais adiante, acaba por ser mais confortável do que o esperado num ecrã deste tamanho.

Desempenho e autonomia

O Acer Iconia W3 carrega um processador Intel Atom Z2760 dual-core a 1,50 ou 1,80 GHz, dependendo do modelo escolhido. O processador se mostra suficiente para as tarefas cotidianas que qualquer um espera realizar em uma tela deste tamanho Seus 2 GB de RAM também ajudam a manter o sistema rodando sem problemas, com bom desempenho no Moderno Interface UI e com desempenho semelhante a um netbook no modo desktop.

Claro, ninguém exige de você grandes esforços na forma de jogos com determinados requisitos gráficos ou programas de edição multimídia. Isso pode te livrar de problemas, mas não é recomendado nem a principal motivação de tal equipe. Com aplicativos e jogos Modern UI, não devemos ter problemas e, em nossos testes, quase não notamos lentidão em nenhum jogo.

O Iconia W3 vem em duas versões de 32 e 64 GB de armazenamento flash interno. O problema é o mesmo que já foi visto em outros tablets com Windows 8. A versão de 64 GB que pudemos testar mal permitia o acesso a 49 GB dos quais o sistema deixa apenas 35 GB de espaço livreQuando se trata de um computador com um sistema operacional completo, um disco rígido de 35 GB logo começa a ficar aquém.

Juntar dois aplicativos funciona bem mesmo nesse tamanho de tela.

A equipe tem dois alto-falantes na parte inferior que fazem seu trabalho e pouco mais. Capazes de atingir um bom volume, não são recomendados para longos períodos de escuta. Sim, poderemos assistir a vídeos sem maiores problemas, desde que instalemos o software e codecs apropriados, mas neste caso a tela vai estragar a experiência novamente. Como no restante das seções, ninguém deve esperar usar o computador como reprodutor de mídia principal

A câmera traseira poderia ter sido salva para cortar custos e ninguém sentiria f alta dela.

Duas câmeras de 2 megapixels, frontal e traseira, completam a seção multimídia. A frente é o esperado em qualquer tablet deste tipo, funcionando como uma webcam e cumprindo corretamente essa função. A parte traseira é nada menos que um acessório e ninguém deve esperar tirar fotos decentes com ela. Menos ainda quando o aplicativo é tão ruim que nem mostra o foco total na hora de fotografar.

Bateria surpreendendo positivamente Na Acer eles garantem que suas duas células de 6800 mAh podem estender sua duração até 8 horas, e na testes que realizamos, podemos confirmar esse número mesmo com um dia intenso de trabalho. Sob uma carga muito alta, mal atingiremos 4 horas de duração, mas esse não deve ser seu uso normal. Com uso moderado como equipamento secundário, é fácil não precisarmos carregá-lo por alguns dias ou mais.

O teclado como acessório principal

O acessório principal do Iconia W3 é um teclado que a Acer vende à parte ao preço de 69 euros É um teclado completo , um pouco mais longo que o tablet, que inclui um slot para suportá-lo e funcionar em modo portátil. E isso e tudo. Não adiciona bateria, nem portas adicionais, nem serve como tampa, embora inclua um orifício na parte traseira para facilitar o transporte do tablet.

O teclado funciona com duas pilhas AAA e se conecta via bluetooth com o tablet Sem nada de especial, as teclas são confortáveis ​​mesmo para grandes mãos, embora seu deslocamento seja curto e o toque possa ser melhorado. Seu tamanho semelhante ao de um netbook de 10 polegadas sofre dos mesmos problemas que estes, acabando por cansar devido à posição que as mãos devem adotar.

É destina-se a ser usado com o tablet na posição horizontal com um ângulo semelhante ao oferecido pelo suporte para Surface. Pode ser colocado na vertical mas com o risco de acabar por inclinar todo o equipamento sobre a mesa. As almofadas inferiores evitam que escorregue na mesa, agarrando-se bem a qualquer superfície.

O tablet está ancorado na parte de trás do teclado para facilitar o transporte.

Não é o pior do tablet e é apreciado ter um acessório como este oficialmente pelo fabricante, mas 69 euros parece muito caro para o que um teclado simples supõe bluetooth Pelo menos nos servirá adicionalmente como meio de transporte do equipamento.

Sistema operacional: Windows 8.1

Talvez a coisa mais agradável sobre toda a nossa experiência com o Iconia W3 seja o que a Acer não precisava fazer parte. Windows 8 funciona surpreendentemente bem no tablet taiwanês de 8,1 polegadas. Claro, muito melhor se tivermos a visualização pública do Windows 8.1 instalada nele, e não sem antes lutar com os drivers da câmera ou com o bluetooth para que tudo funcione corretamente.

Não estamos rejeitando ter o Windows 8 completo em 8,1 polegadas, mas o Windows RT parece ser uma escolha mais lógica.

Com a atualização do sistema, trabalhar com um tablet menor que 10 polegadas como este se torna muito mais confortável do que um servidor inicialmente esperado.Na ausência de um mouse ou touchpad para melhorar o trabalho no modo desktop, onde às vezes é difícil acertar com os dedos devido ao tamanho consideravelmente menor dos menus e ícones, funciona melhor do que eu apostaria antes de usá-lo . Embora não tenhamos nos livrado de uma falha ocasional que exigia a reinicialização típica para resolver o problema.

Agora, o Windows 8 completo é necessário em um tablet desse tamanho? Em seu uso diário, Modern UI demonstra todo o seu valor como interface de toque e em muitas ocasiões procuramos um aplicativo alternativo que nos permita realizar tarefas que realizamos com outro software de desktop. Cada vez mais nos encontraremos evitando o acesso a ele e tentando permanecer nos aplicativos do Windows 8, então Windows RT pareceria suficiente para uma equipe com essas características

Mesmo assim, ninguém aceita um doce amargo e poder usar todos os programas do Windows a qualquer momento com um computador facilmente transportável como este é sem dúvida um incentivo a ter em conta.Claro, sempre pensando nele como uma equipe secundária ou para nos tirar de problemas Deixamos tudo para os grandes membros da família.

Acer Iconia W3, conclusões

Ainda é significativo que a parte mais positiva do uso que demos ao tablet tenha sido fornecida pelo software, que a Acer nem cuidou. Os taiwaneses estão entre os mais críticos da Microsoft, insatisfeitos com o Windows RT e preocupados com a presença do Surface no mercado. O fato é que o altamente melhorável Iconia W3 nem serve como argumento a favor de sua posição Mais preocupação em polir design e especificações não teria sido ruim.

Dito isso, este tablet de 8,1 polegadas sugere as possibilidades desses formatos de tela em ambientes Windows. Já tínhamos visto tamanhos assim ou até menores em netbooks, mas em nenhum caso a experiência é tão satisfatória quanto com um tablet e Modern UISe os netbooks já tinham pouca experiência nos últimos anos, este é o golpe de misericórdia final. Um tablet como esse elimina seu segmento e abre as portas para que os fabricantes e a Microsoft proponham mais equipamentos abaixo de 10 polegadas em que o preço se tornará uma variável de referência.

O preço é o ponto chave, sendo superior ao que o Iconia W3 pode nos oferecer como um todo.

E o fato é que o custo é uma das chaves de todo o conjunto. A Acer colocou no mercado o Iconia W3 a um preço recomendado de 329 euros para a versão mais básica Valor que está bem acima do que realmente é oferecido pelo tablet e não pode competir com equipamentos de outras plataformas onde os preços são ainda mais baixos. O custo fica ainda menos suportável se levarmos em conta que a Microsoft colocou seu Surface RT nesse mesmo valor dias atrás.

Em suma, na Acer eles podem fazer melhor e sabem disso.Enquanto isso o Iconia W3 fica como uma primeira tentativa cuja compra não estaria entre minhas recomendações Pode ser útil para quem precisa urgentemente de um segundo aparelho fácil de transportar e muito administrável, mas seria melhor ter um pouco de paciência e esperar que alternativas mais elaboradas apareçam em pouco mais de alguns meses. que eles vão Porque se este pequeno tablet consegue alguma coisa, é demonstrar que o Windows 8 funciona bem mesmo com menos de 10 polegadas.

Escritório

Escolha dos editores

Back to top button