Gigabyte S1082. Análise
Em outubro do ano passado, a Gigabyte de Taiwan anunciou seu Tablet PC S1082 com Windows 8 Este produto foi lançado no início daquele ano com o Windows 7. A adoção do Windows 8 aumentou a utilidade de um tablet com personalidade própria.
Sendo a baixa capacidade das unidades de armazenamento a tendência dominante no mercado de tablets, o modelo S1082 optou por outro conceito, oferecendo um disco rígido de até 500 GB, ou um SSD de até 256 GB . O restante dos componentes e preço do produto colocam o S1082 no segmento de consumo doméstico.
h2. Gigabyte S1082 externo
O visor do modelo S1082 é uma tela multitoque capacitiva com tamanho de 10,1" e resolução de 1.366x768 pixels, o mínimo do primeiro conjunto de especificações do Windows 8. Começando pelo topo canto À esquerda, temos uma luz indicadora de status. No centro está a única câmera de 1,3 MPx, já que não possui câmera traseira.
A câmera é flanqueada à esquerda por sua luz indicadora de operação e à direita pelo sensor de luz. Este conjunto, por sua vez, é circundado por dois microfones, colocados aproximadamente a um terço da distância entre o eixo vertical da tela e as bordas.
Em ambos os lados do eixo horizontal do tablet, encontramos outros controles inusitados neste tipo de dispositivo.No lado esquerdo da tela, existem dois botões que oferecem as funções de um mouse: o superior corresponde à esquerda e o inferior à direita.
No mesmo eixo e localizado no lado direito da tela, temos outro botão, com aparência semelhante a um sensor infravermelho, que ativado simultaneamente com o mouse, oferece a mesma função de um convencional teclado você tem a combinação de teclas + + .
No centro da borda inferior da tela, a tecla Windows está localizada. Na parte de trás do tablet não há nada além do logotipo do fabricante do dispositivo, bem como os do sistema operacional e do processador, além das especificações CE e informações adicionais.
Contornando o arco metálico que contorna o aparelho no sentido horário, encontramos os alto-falantes na parte superior, dispostos em cada extremidade. Do lado direito, na área superior, estão as grades de ventilação, a primeira das portas USB 2.0, slot para cartão SIM, porta HDMI, conector D-sub para monitor externo e conexão de fonte de alimentação.
Na área inferior do tablet, os suportes e conectores são habilitados para anexar um dock que expande consideravelmente as capacidades do dispositivo. Embora não tivéssemos o acessório disponível para teste, ele oferece três portas USB 2.0 extras, uma unidade de disco óptico e várias portas adicionais.
Por fim, no lado esquerdo e seguindo os critérios de rotação, o Gigabyte S1082 possui uma porta Ethernet RJ45, entrada para microfone, entrada para fone de ouvido e uma segunda porta USB 2.0 antes do grupo de botões do mouse. Atrás deles, encontramos o leitor de cartão SD, controle de volume, trava de rotação e botão liga/desliga.
Como já tivemos oportunidade de constatar, o Gigabyte S1082 está bem equipado em termos de ligações externas por si só e sem necessidade de dock, tendo tudo o que é necessário para transformar o dispositivo num PC em termos de gestão.É justamente a conectividade do tablet um de seus pontos fortes.
h2. Gigabyte S1082 dentro
O coração do Gigabyte S1082 bate no ritmo de um processador Intel Celeron. São duas opções: modelo 847 a 1,1 GHz e 1037 a 1,8 GHz, ambos dual core, cache de 2 MB e conjunto de instruções de 64 bits. O modelo de teste é aquele com o processador mais modesto, responsável pelo baixo índice (3, 9) do ">
O tablet Gigabyte S1082 possui um único banco de memória, onde você pode inserir de 2 a 8 GB DDR 3 . No modelo testado tivemos 4 GB. O chipset é o Mobile Intel NM70. O sistema gráfico é controlado por um controlador Intel HD Graphics.
A capacidade de armazenamento, outro ponto forte do produto analisado, varia de 320 a 500 GB em um disco rígido de 2,5">
Communications está a cargo de Ethernet 10/100/1000, Wireless 802.11b/g/n, Bluetooth 4.0 e WWAN 3.5G. Esse é outro ponto forte do aparelho, principalmente a placa LAN. A bateria interna é um polímero de lítio de 29,6 Wh (LiPo). A bateria estendida opcional de íons de lítio é de duas células, 20,25 Wh (2.700 mAh).
"O sistema operacional da unidade de teste é simples Windows 8>"
h2. Experiência de usuário
Gigabyte S1082 é um produto que surpreende no bem e no mal. O ecrã tem uma boa resposta ao toque e qualidade na apresentação dos elementos, mas tem um inconveniente que me parece relevante: o ângulo de visão reduzido .
"O menor desvio da perpendicular da tela do olho faz com que pareça muito ruim. Esse aspecto dificulta uma postura confortável para trabalhar com as mãos fora da mesa.Nas fotografias é bem perceptível, as que não são perpendiculares oferecem um aspecto leitoso>."
"Em termos de desempenho, apesar de ter tido o processador mais fraco, os números de desempenho não devem ser enganosos; Para os trabalhos habituais que fazemos com este tipo de aparelho, o processador funciona com dignidade. Reproduzindo vídeo em qualidade HD, o peso deste componente não é perceptível."
Ângulo de visão ideal reduzidoEm relação à qualidade do som, nada contra a distância de uso. Tanto com volume baixo quanto na potência máxima, se a fonte de áudio estiver correta, a percepção sonora é mais do que razoável .
A bateria que incorpora o produto está no limite do conveniente, na minha opinião. Com uma bateria 100% carregada, você mal consegue reproduzir 100 minutos de vídeo. Com 85% de carga, na distância convencional de um filme, você pode perder o final.Em relação aos tempos de carregamento, a partir do esgotamento total, a bateria recupera 28% em 30 minutos, 55% em uma hora, 80% em 90 minutos e após duas horas atinge 98% da capacidade.
Levando em conta que o produto Gigabyte S1082 é um Tablet-PC, o que vou comentar agora, mais do que um defeito, é um pequeno inconveniente. O aparelho chegou em minhas mãos com as configurações de fábrica, então quando o liguei pela primeira vez descobri que ele tinha três opções acessíveis através de teclas de função... um teclado é necessário para abrir o apetite.
Quanto ao mouse embutido, é útil para evitar problemas (a maioria de nós não está acostumada a manusear um dispositivo apontador com a mão esquerda e na vertical). Ainda assim, é uma instalação bem-vinda.
"Em qualquer caso, as possibilidades de conexão disponíveis para o modelo Gigabyte S1082 permitem trabalhar com um teclado (via Bluetooth, por exemplo), um mouse USB e uma unidade de armazenamento externo, conectados a um monitor big>"
Por fim, há a questão do peso: 850 gramas com disco rígido de 500 GB e 790 gramas com SSD, em ambos os casos com bateria. Não é uma equipe para ter muito tempo nas mãos, além do que foi dito sobre o ângulo de visão. No entanto, apesar de termos tido altas temperaturas nos dias em que o teste foi realizado, o dispositivo não liberou calor suficiente para considerar esse aspecto desconfortável.
h2. Equipamento
O tablet Gigabyte S1082 vem em uma caixa de tamanho discreto, então não podemos esperar que ele contenha uma miríade de complementos. Sob a primeira camada da embalagem, que é a que contém o dispositivo, encontramos uma tampa, que, embora seja confortável para ancorar o dispositivo em seu interior, possui um sistema para variar um pouco o ângulo do tablet... outro século: parênteses!
Sistema de fixação de gancho e olho para a tampaO transformador de corrente e seu cabo são embalados na lateral da caixa. O tamanho é semelhante ao da maioria dos Netbooks de 10": pequeno e fácil de transportar. No último nível da embalagem encontramos um breve manual do usuário em vários idiomas, inclusive o nosso, e um DVD com software. Power Director.
Há um detalhe que quero destacar: o software que acompanha o aparelho para recuperação do sistema. é bem projetado e intuitivo, fácil para quase qualquer nível de usuário. A única desvantagem é que a restauração completa das configurações de fábrica leva mais de três horas, um tempo que parece excessivo.
Não tendo um preço oficial do produto, pesquisando na Internet as empresas que o vendem em Espanha, encontrei preços que variam entre os 563 e os 579 euros, com IVA incluído e sem custos de transporte. Esta informação é um guia simples, uma vez que a pesquisa não foi exaustiva.
h2. Ficha técnica
Processador: Intel Celeron 847 (1,1 GHz) / Intel Celeron 1037 (1,8 GHz). Memória: 2/4/8 GB DDR 3 (um banco). Disco rígido: 320/500 GB SATA 2.5">
Gigabyte S1082, um produto robusto e bem construídoh2. Gigabyte S1082, conclusões
A impressão após uma semana de uso do Gigabyte S1082 Tablet PC é que ele é um produto desbalanceado. Por um lado, o aparelho tem vários pontos importantes a favor: capacidade de armazenamento, excelente conectividade, memória rápida e em quantidade suficiente no modelo testado.
Na zona intermediária está o desempenho, principalmente devido ao processador, à f alta de câmera traseira, peso, manual do usuário e capa (seu sistema de gancho em particular). E quanto aos defeitos mais salientes, o ângulo de visão quase zero fora da perpendicular e uma bateria um tanto justa.
Gigabyte é um fabricante de hardware de longa data, fabricando componentes de prestígio, como placas-mãe e placas gráficas, entre outros. Essa experiência fica evidente no Gigabyte S1082, um produto bem construído e com visual bastante robusto, cuja tela prejudica o bom trabalho por trás dele.