HP Omni 10
Índice:
- HP Omni 10 Features
- Tamanho, design e construção
- Tela sensível ao toque e controle
- Desempenho e autonomia
- A necessidade de acessórios
- Sistema operacional: Windows 8.1
Nos últimos meses do ano passado a HP lançou o HP Omni 10, um tablet de 10 polegadas com Windows 8.1 completo. Fê-lo optando por ajustar o seu preço abaixo dos 400 euros mas sem abrir mão de um certo patamar nas suas especificações. À venda na Espanha desde meados de novembro, este tablet começou a competir diretamente com o ASUS Transformer T100, o Dell Venue 11 Pro e até o Microsoft Surface 2.
Embora o preço seja uma de suas principais reivindicações, uma vez em mãos o HP Omni 10 mostra que não comprometeu sua qualidade. Design, tela e especificações parecem mais do que atender.O problema é que, à medida que o usamos, podemos perceber a importância de algumas de suas limitações. Use esta análise para tentar tirar dúvidas.
HP Omni 10 Features
- Display: 10">
- Resolução: 1920x1200
- Processador: Intel Atom Z3770, 4 núcleos, 1,46 GHz até 2,4 GH
- Memória RAM: 2 GB SDRAM DDR3 1600 MHz
- Armazenamento: 32 GB eMMC
- Câmeras: Frontal 8 MP e Traseira 2 MP
- Bateria: 2 células, 31Wh
- Outros: microSD, Micro-USB 2.0, Micro-HDMI
- Tamanho: 259, 6 x 181, 9 x 9, 9 mm
- Peso: 661 gramas
- Sistema operacional: Windows 8.1 32 bits
Tamanho, design e construção
A aparência externa do HP Omni 10 é uma agradável surpresa. Isso apesar do fato de sua tela de dez polegadas obrigar a HP a dar ao tablet um certo tamanho que talvez pudesse ter sido mais apressado. Mesmo não sendo muito grosso, não chega a um centímetro, se ficar um pouco pesado. 661 gramas é um pouco mais do que seria desejável e em longos períodos de uso pode ser perceptível.
Mas isso é basicamente o fim das reclamações sobre a aparência externa do Omni 10. A HP fez um ótimo trabalho projetando e construindo o tablet É esteticamente agradável (embora isso dependa sempre do gosto) e é sólido e firme na mão, sem comprometer a sua missão de dispositivo móvel.
O invólucro proporciona uma boa aderência, especialmente graças ao design arredondado de suas bordas, talvez menos estético, mas mais eficaz para o uso diário. A boa distribuição de peso também ajuda a torná-lo confortável, mesmo quando mantido na posição vertical. O material de que é feito torna-o fácil de segurar, embora às vezes pareça um pouco escorregadio. Ele também permite que você evite impressões digitais inestéticas em grande medida.
Infelizmente, todo esse bom trabalho na aparência do tablet é um tanto prejudicado por porta e layout de alto-falante mal posicionados As entradas microUSB e microHDMI estão localizados na parte inferior do tablet, resultando em problemas em mais de uma ocasião, como ao conectar um mouse e teclado via USB ou um monitor externo via HDMI. A posição ao lado da porta de carregamento da bateria é um problema ao usá-la conectada e a conexão não parece tão forte quanto seria de esperar.Colocar os alto-falantes voltados para baixo também não parece a melhor ideia, pois eles tendem a reter o som.
Tela sensível ao toque e controle
Poucos argumentarão que o elemento fundamental de um tablet é sua tela e na HP eles cuidaram do Omni 10. A tela de toque de 10 polegadas parece cheia e definido graças à resolução 1920x1200 escolhida Com uma densidade de 220 pixels por polegada não é o melhor do mercado mas é mais do que suficiente para um computador que permite desfrutar do Windows 8.1 em todas as suas esplendor.
Com o exemplo da HP e outras fica difícil justificar a decisão de alguns fabricantes de manter resoluções mais baixas. O mesmo que não optar pela tecnologia IPS ou similar. O HP Omni 10 possui um painel IPS com contraste e brilho mais do que corretos, alcançando bons ângulos de visão e permitindo que seja usado em determinadas condições externas.Claro que em dias ensolarados as reflexões desaconselham a experiência.
A tela sensível ao toque reconhece até 10 pontos por vez e responde rapidamente. A precisão é adequada para um tablet mas aqui o HP Omni 10 tem que lidar com as necessidades de um computador que permite acessar a área de trabalho do Windows Em mais de um Ocasionalmente podemos nos sentir frustrados ao navegar pelos menus e janelas de algum outro programa e gostaríamos que a Microsoft tivesse feito mais esforços para preencher a Windows Store com aplicativos de toque.
A verdade é que a HP pouco poderia ter feito nesse sentido, a não ser ajustar um pouco mais a precisão e solucionar alguns defeitos. Alguns derivam de escolhas como o desenho, tamanho ou forma escolhida, sendo que alguns se sentem mais à vontade com uns do que com outros. Mas existem outras falhas que deveriam ter sido evitadas, como o fato de o botão do Windows falhar com frequência e acabamos pressionando 2 ou 3 vezes até que ele responda.
Desempenho e autonomia
Entendo que a leitura do Intel Atom nas especificações pode despertar o preconceito de mais de um, mas acredite em mim quando digo que não são os antigos Atoms que acompanhavam o fenômeno dos netbooks. Longe vão as lentidões contínuas e a espera para abrir uma janela simples do explorador de arquivos. A Intel melhorou muito seus processadores e o Windows 8.1 funciona mais do que corretamente neles.
Claro que estamos falando de um tablet de 400 euros, então ninguém deve esperar encontrar nele o desempenho de um PC completo. Por esse preço, a HP oferece o mais poderoso dos mais recentes Atoms na plataforma Bay Trail: um Z3770 de 4 núcleos rodando a 1,46 GHz e pode ir até 2,4 GHz com Turbo Ainda é um Atom, mas funciona e parece mais do que suficiente para um tablet.
A bateria que acompanha também garante autonomia suficiente.Embora as 8,5 horas anunciadas pela HP estejam um pouco distantes às vezes, o tablet é capaz de aguentar um dia de uso intensivo sem problemas E você vai precisa dele porque o que dura é a sua carga. O HP Omni 10 pode levar até quase 5 horas para carregar totalmente a bateria do zero. Pelo menos o tablet pode ser usado perfeitamente nas horas em que não esquenta muito.
Poucas reclamações sobre os 2 GB de RAM que o acompanham. Os problemas surgem quando verificamos o armazenamento. A HP oferece seu tablet Omni 10 com a única opção de 32 GB de armazenamento interno, espaço insuficiente quando falamos de um PC com Windows 8.1 completo. A mera instalação de um número mínimo de programas ou jogos logo nos deixa sem espaço e a possibilidade de expandi-lo usando um cartão microSD não parece ser a solução. Mais GB de armazenamento ou mais opções para escolher não fariam mal a ninguém
Salvo o exposto acima, com o HP Omni 10 não devemos ter problemas para reproduzir todos os tipos de conteúdo multimídia e jogar a grande maioria (se não todos) dos jogos da Windows Store. É provável que algum jogo não corra tão bem quanto gostaríamos, mas todos os testados nos permitiram jogar corretamente. O mesmo acontece com programas e ferramentas de trabalho. O Omni 10 pode executar todos os aplicativos básicos que você esperaria usar em um tablet, mas para tarefas mais exigentes provavelmente não funcionará, e não apenas por motivos de desempenho.
A necessidade de acessórios
O HP Omni 10 é um tablet. Nem híbrido nem conversível. O problema é que é um tablet com Windows 8.1 completo e quando se está diante do desktop de uma vida, espera-se poder realizar todo tipo de tarefas. A f alta de acessórios que melhorem a produtividade com o computador, além de um teclado bluetooth, é um empecilho que dificilmente podemos deixar de lado.Esta é provavelmente a sua maior falha.
É verdade que podemos sempre recorrer a teclados e ratos e tirar partido da compatibilidade do Windows 8, mas o próprio design do tablet parece querer impedir-nos de o fazer. A localização das portas microUSB e microHDMI na borda inferior torna impossível conectar acessórios e tela e trabalhar ao mesmo tempo, a menos que coloquemos o tablet horizontalmente sobre a mesa.
Outras opções no mercado oferecem maior flexibilidade graças a uma gama completa de acessórios ou soluções inteligentes que permitem colocar o tablet em diferentes posições. A HP ignorou tudo isso convencida de que o que tinha em mãos era um tablet e nada mais que um tablet. O problema é que um tablet dificilmente parece um tablet quando tem o Windows 8.1 dentro.
Sistema operacional: Windows 8.1
É o debate habitual mas é inevitável pensar nisso quando se tem nas mãos um tablet com estas características.A área de trabalho do Windows não funciona no formato tablet. Você pode girá-lo como quiser e tentar de novo e de novo, mas no final você acha impossível mover e trabalhar confortavelmente com os dedos no software clássico do Windows. A solução teria sido acessórios.
No novo ambiente do Windows 8.1 a coisa é outra história. A tela inicial e os aplicativos da Windows Store funcionam perfeitamente no HP Omni 10 O tablet tem potência e qualidade suficientes para fornecer uma experiência mais satisfatória por um preço baixo. Claro, continuamos sentindo f alta de mais aplicativos na loja do Windows.
Tendo dito tudo o que foi dito acima, é de se perguntar por que os fabricantes estão tentando deixar de lado o Windows 8.1 RT neste tipo de dispositivo. Um tablet que só permite que você trabalhe como tal não precisa de todo o software do Windows, pois na maioria das vezes oferece uma experiência frustrante.Pelo menos a HP evitou encher seu tablet com todos aqueles programas com os quais os OEMs geralmente acompanham seus computadores Windows.
HP Omni 10, conclusões
Assim que retirar o HP Omni 10 encontrará uma equipa bem desenhada, apelativa à vista e com uma construção bem sucedida. O preto fosco de sua caixa e a sensação na mão acabarão por convencê-lo disso. A sensação continuará com a primeira ignição e a visão de uma tela de 10 polegadas mais do que decente com resolução adequada. Mas, à medida que for usando, você perceberá certos defeitos e limitações que podem reduzir sua satisfação inicial. A f alta de software adequado para tablets não é culpa da HP e pode ser corrigida no futuro. Mas se certas falhas de precisão ou resposta dos botões são de sua responsabilidade, bem como a decisão de colocar as portas principais na borda inferior ou prescindir de acessórios. Se você não encontra problemas com o que foi dito no parágrafo anterior e deseja um tablet com Windows 8.1 completo, a verdade é que o HP Omni 10 pode ser a escolha certa. Ainda mais considerando que oferece um desempenho satisfatório graças a um processador Intel Atom renovado e que também tem um preço mais baixo que seus rivais diretos (399 euros).A favor
- Bom projeto e construção
- Tela e resolução
- Preço
Em contra
- F alta de acessórios
- A área de trabalho não é para tablets
- Localização dos principais portos