Tablets com Windows 8 pousam nas cabines de comando
Índice:
Quando vemos os tripulantes de uma aeronave chegando ou saindo pelos intermináveis corredores dos terminais de um aeroporto, quase sempre estão arrastando ou carregando volumosas malas quadradas , além dos pessoais.
Essas malas estão cheias de documentação. Planos de voo, autorizações, cartas de decolagem, aproximação e pouso, planos de rotas e plataformas, e todo tipo de papelaria volumosa que também deve ser utilizada na cabine durante todas as fases do voo.
Assim, a lógica impera num mercado onde o transporte de cada quilo se paga por muitos euros, e o papel está a ser substituído por tablets Windows 8 com aplicações específicas e homologadaspara uso aeronáutico.
Tablets robustos e compatíveis
Os recursos do dispositivo devem juntar energia para mover suavemente o sistema operacional e os aplicativos de documentação; Robustez suficiente para uso intensivo e contínuo em um ambiente como a cabine de um avião; recursos de interação tátil e de tinta eletrônica; segurança de dados de acordo com certificações internacionais; e conectividade padrão para dispositivos terrestres.
Assim, tanto a BA CityFlyer quanto a EasyJet adquiriram tablets Panasonic Toughpad FZ-G1 como equipamento de cabine da tripulação onde combinam toda a documentação e o software necessário para gerenciar os procedimentos de voo é um único dispositivo.
Por exemplo, no BA CityFlyer foi integrado o diário de bordo da aeronave - onde está escrita a informação técnica relevante do voo - sem a necessidade de a introduzir à mão.
Isso agiliza e facilita a transferência de dados para os técnicos de solo, e a revisão pelas tripulações do estado da aeronave e incidentes decorrentes ou corrigidos.
Para uma cabine sem papel
EasyJet, uma companhia aérea com mais de 220 aeronaves operando em 23 bases em toda a Europa, também adotou o uso de tablets Windows 8 para eliminar registros de voo e material impresso , economizando meio milhão de dólares por ano em combustível.
Ian Davies, Diretor de Engenharia da empresa, indicou que cada quilo de papel que pode ser eliminado do transporte na cabine significa uma economia de cerca de $20.000 de combustível anual .
É por isso que o plano da EasyJet é muito mais ambicioso e pretende substituir não apenas o diário de voo, mas também os manuais de procedimento e operação e a documentação operacional, como cartas e mapas aéreos.
nos Toughpads rodará um software baseado em tinta eletrônica desenvolvido pela Sony para que as tripulações possam realizar todas as operações atualmente exigido antes ou depois do voo.
Conclusões
É uma boa notícia para a indústria aérea que os tablets Windows 8 foram aprovados para uso no cockpit.
As vantagens sobre seus possíveis concorrentes são muito importantes e posso dividi-las em 5 grandes grupos:
- Segurança. Por detrás de cada dispositivo e do software que utiliza existe uma empresa ou escritório responsável a nível aeronáutico, que zela pela justiça civil e criminal pelo seu bom funcionamento e que colocará a segurança acima de qualquer outro requisito.
- Compatibilidade O sistema operacional é o único do mercado 100% compatível com os dispositivos e softwares atuais utilizados na indústria aeronáutica . Também é compatível com todos os hardwares capazes de se conectar a um sistema Wintel.
- Estabilidade. Por trás desses projetos estão fabricantes que podem praticamente garantir sua existência nas próximas décadas, garantindo estabilidade na evolução e manutenção dos sistemas.
- Recursos Nenhum dispositivo concorrente (Android ou iPad) atualmente tem a capacidade de dimensionar o poder ou os recursos dos tablets Wintel. Que agora eles podem usar os processadores mais poderosos do mercado, juntamente com grandes quantidades de RAM e armazenamento.
- Fácil de usar. Tendo em conta que o sistema operativo que irão utilizar na cabine é o mesmo utilizado nos seus computadores pessoais ou nos escritórios em terra, pelo que não é necessária qualquer formação específica.
Como fanático por aviação, acredito firmemente que este é o caminho que todas as empresas irão seguir mais cedo ou mais tarde, e eu Mal posso esperar para colocar minhas mãos nesses programas.
Mais informações | EasyJet lança tablets e drones em aviões para cortar custos, BA Cityflyer implanta tablets robustos Toughpad da Panasonic, Panasonic Thougpad, Thougpad FZ-G1 Galeria de imagens e vídeos no XatakaWindows | Xplorer Technologies apresenta o Wintablet mais resistente do mercado