Mercado tradicional de tablets cai, mas conversíveis assumem o comando das vendas
Índice:
Quando parecia que o mercado de tablets, os tradicionais, os que primeiro chegaram ao mercado, estava estagnado, agora parece que está recuperando força, mas com uma ajudinha e com nuances. E é que enquanto esses tablets, o tradicional iPad, o tablet com Android, não apresentam melhorias nos sinais vitais, os conversíveis parecem ter retomado o caminho do sucesso
Isso é estabelecido pelo último estudo da IDC, que indica que tablets tradicionais foram relegados a dispositivos de consumo simplesde mídia enquanto é o os conversíveis ou os tablets aprimorados (no caso do Surface Pro ou do iPad Pro) que retomaram o crescimento desse mercado.
Melhorias no quarto trimestre
E são os tablets tradicionais, com demanda do usuário final que diminuiu significativamente nos últimos meses. Pensemos que sua demanda diminuiu 7,6% em 2017 em relação ao ano anterior, passando de 53,8 milhões de unidades no mesmo trimestre do ano para 49,6 milhões de unidades vendidas no mesmo trimestre do ano seguinte. Os números gerais, porém, continuam bons, já que 141,7 milhões foram vendidos no ano.
No entanto, esses dispositivos não oferecem muito em termos de produtividade e foram amplamente relegados a dispositivos simples de consumo de mídia. E no mercado eles foram substituídos por conversíveis.
Assim, em comparação com a queda de 7,6% mencionada nos tablets tradicionais, a categoria conversível cresce até 10,3% no quarto trimestre.Isso se traduz em 6,5 milhões de tablets tradicionais enviados no quarto trimestre de 2017 contra 43,1 milhões de conversíveis.
Aguardando pareamento do Windows e ARM
No entanto crescimento no ano mostra sinais de desaceleração, com crescimento de 1,6% em 2017, abaixo do crescimento de 24% em 2016. Uma desaceleração atribuída à escassez de lançamentos de aparelhos topo de linha semelhantes à família Surface, de forma que consumidores e empresas aguardam por renovações de produtos.
Se olharmos para as vendas por marca, os números da IDC destacam que Apple manteve a primeira posição, embora tenha havido mudanças na segunda, onde a Amazon superou a Samsung pela primeira vez.Além disso, a Huawei ultrapassou a Lenovo para o quarto lugar, adicionando 1,2 pontos percentuais, enquanto a Lenovo caiu 0,4 pontos. Uma tabela em que os cinco maiores vendedores representavam 69,6% do mercado, ante 61,3% no ano passado.
E nesse sentido, apoiar o crescimento, parece que será essencial o apoio que este mercado vai receber com a chegada dos computadores com Windows baseados em processadores ARM pois é esperado que com a chegada dos primeiros aparelhos no segundo trimestre de 2018 o crescimento aumente. Nas palavras de Lauren Guenveur, analista de pesquisa da equipe de dispositivos e monitores da IDC:
E até o momento, grande parte do mercado de conversíveis foi atribuído à Microsoft e à Apple lançando seus produtos nos Estados Unidos com bons números de vendas. Estaremos atentos à primeira onda de computadores com o emparelhamento Windows e ARM para ver o sucesso de sua estreia nos mercados.
Mais informações | IDC