"Meu objetivo é ser um vencedor claro"
Lembro-me que uma vez, 5-6 anos atrás, eu acho, Nokia era sinônimo de excelência em telefones celulares, se você queria comprar um novo terminal sempre foi recomendado um modelo dos finlandeses. Então, não sei o que aconteceu com a empresa, e quando entrei no mundo da escrita há 3 anos, a Nokia estava em uma posição não muito vantajosa.
O que veio a seguir é a história que todos conhecemos, um compromisso com um sistema operacional que ainda não estava totalmente consolidado. Foi dito que muitos investidores da Nokia não estavam nem um pouco satisfeitoss com a direção que ela havia tomado, e as ações da empresa começaram a cair.Porém, a história foi diferente do que se especulava, a Nokia lançou os Lumia 900, 800 e 710, e para reforçar um sistema operacional que não era muito forte, partiu de uma estratégia de oferecer aplicativos exclusivos e benefícios aos clientes. E funcionou, funcionou muito bem.
Chega o Nokia Lumia 920, e com toda a sua tecnologia, desde a pequena como usar a tela com luvas, até a importante, como a câmera Pureview. Como disse Stephen Elop em entrevista ao SVD, uma publicação sueca:
"O Nokia Lumia 920 foi o terminal para anunciar que eles estiveram aqui, e que, como diz Elop, querem ser os únicos vencedores. Este smartphone valeu a pena: Os investidores não estão mais tão zangados, seu CEO pode dormir tranquilo em sua cama à noite e milhões de usuários dizem que eu o amo>"
Os olhos da Nokia estão na Apple e na Samsung, e eles vão ter que se armar com uns remos bem fortes, porque eles tem que subir em seu barco em forma de Lumia descendo um rio morro acima. Não vai ser fácil, mas eles têm as ferramentas, devem saber usá-las.
Este artigo era apenas para comentar o que o CEO da Nokia disse em uma entrevista, no entanto, eu rodeio. Não sou fanboy, mas sou Respeito as empresas que se esforçam para fazer algo diferente, e respeito a Nokia, da mesma forma que respeito a HTC por lançar um produto como o HTC One.
Às vezes me pergunto, e gostaria de ouvir sua resposta, Seria o Windows Phone o que é hoje, se a Nokia não estivesse apostando tanto nesse sistema operacional ? Acho que Steve Ballmer deve um ou dois jantares a Stephen Elop.