Hardware

Do MS-DOS para a computação em nuvem

Índice:

Anonim
"

Você acabou de entrar pela porta e está com uma fome voraz indo para a cozinha fazer um espeto para cobrir o estômago roncandoque avisa que você não comeu nada por muito tempo."

Então, você abre uma cerveja (sem álcool), pega uma lata de sardinha e aprisiona seu conteúdo dentro de um pedaço de pão que espreita da cesta de biscoitos.

Sem saber que você está olhando para uma invenção do século 19 - a comida enlatada - que não se tornou muito popular até última Segunda Guerra Mundial, e que em seus primórdios teve grandes problemas de fabricação, custo e segurança.

O que isso tem a ver com uma análise do estado atual do ecossistema do Windows 8?

Windows 8, uma aposta arriscada

Como disse Steve Ballmer - CEO da Microsoft, há três momentos históricos na multinacional norte-americana de software: a adoção de MS-DOS nos primeiros computadores pessoais da IBM, o nascimento do Windows 95, que rompeu com tudo o que era conhecido no Windows 3.x, e a publicação do Windows 8 e sua interface moderna.

Agora que pouco mais de seis meses se passaram desde o seu lançamento, em setembro do ano passado, pode-se dizer sem dúvida que o Windows 8 não só chegou, como também foi aceito pelo grande público.

"

O debate sobre as possibilidades desta proposta de duas cabeças - meio desktop clássico, meio interface de toque - foi relegado ao esquecimento como se nunca tivesse existido.E agora nos concentramos em coisas mundanas, como se o botão home retornará na próxima atualização do sistema operacional e, em caso afirmativo, quão semelhante será ao antigo."

Um cotidiano que é um sintoma contundente da natural integração do sistema no cotidiano de milhões de usuários que o possuem migrou ou comprou o Windows 8, em qualquer um de seus quatro tipos.

Um dos quais, a versão do Windows 8 RT, continua a suscitar dúvidas tanto pela baixa penetração que os tablets estão a ter face aos seus concorrentes (iPad e Android), como pelo futuro que se avizinha abre quando a Intel chega ao mercado de dispositivos ARM (tablets e smartphones).

Windows 8 também está nos fazendo esquecer o Internet Explorer 6 e a longuíssima sombra em que alguns ainda vivem (para o bem e para o mal ).

IE 10 e IE 11, que estão logo ali na esquina, colocam o navegador mais utilizado atualmente - dependendo da fonte - ao nível de seus concorrentes que, curiosidades do destino, agora adotam políticas protecionistas .

E tudo isso sem esquecer que o apoio real da indústria de hardware e das grandes marcas de distribuição, tem sido próximo de zero Que eles já têm o suficiente com os seus, e que muitos deles -os grandes distribuidores- fecharam escritórios ou cadeias inteiras e foram para o outro lado dos Pirenéus.

Windows Phone 8

Depois do doloroso ">

Windows Phone 8 está crescendo muito lentamente e não se tornou o Android Killer que alguns de nós esperavam que fosse; que, devemos admitir, melhorou muito em suas últimas versões.

Mas também é verdade que com pouco mais de 7%, comeu o Blackberry e agora aponta para aproveitar o rumo hesitante que sofre o iPhone em particular, e a Apple em particular. desde a morte de Steve Jobs.

A união com a Nokia tem oferecido um alto nível de qualidade, não existindo (atualmente) terminais WP8 que não sejam excelentes em operação e recursosO que, por outro lado, tem como consequência negativa impedir a oferta de terminais de baixo custo; pelo menos por enquanto.

Como acontece com os dispositivos Windows 8, o maior problema enfrentado atualmente pelo crescimento desse mercado é ">fornecedores sempre colocam o WP8 como última opção.

Vou recomendar, mesmo, terminais com pior relação qualidade/preço, simplesmente por desconhecimento do produto, ou por estranho preconceito anti-microsoft.

Xbox One

O novo Xbox ONE está muito longe, mas representa um círculo completo para o ecossistema do Windows 8 adicionando um sistema de mídia completo para acompanhá-lo e aumenta a vocação lúdica primária do dispositivo: um poderoso console de videogame.

O Xbox atual, com suas atualizações, já nos permite uma visão bastante completa do que estou me referindo.

Portanto, atualmente é possível oferecer uma experiência de usuário coletiva que é inigualável na indústria atual E onde o hardware está desfocado, o que está por trás a mesma interface, em prol da minha identidade, meus aplicativos e minhas informações, esteja eu usando de onde estiver.

E o melhor ainda está por vir com o Xbox ONE e seu Kinect integrado.

Computação em nuvem

O futuro, sem dúvida, está na Nuvem.

É curioso como essa revolução na Sociedade da Informação, da civilização eu diria, está saindo do plano doméstico. Onde os usuários ">

Portanto, temos que as comunicações pessoais, fotos e vídeos são armazenados em ">que não sabemos onde, nem nos importamos saber -, e que os gerenciamos naturalmente através de ferramentas como gmail, outlook, skydrive, dropbox, linkedin, facebook, WhatsApp ou Line (entre muitas outras).

O grande desafio, que é o que está acontecendo, é a migração de negócios. Muito mais complicado, difícil e caro. E isso poderia produzir uma concentração perigosa de provedores grandes o suficiente para oferecer as infraestruturas capazes de suportar esses volumes.

A maior desvantagem da computação em nuvem é a velocidade de transferência de nossas comunicações em casa. Espanha continua a ser um país com comunicações lentas, se nos compararmos com os EUA, Coreia ou outros membros da UE, e esta é uma barreira intransponível quando deseja usar as possibilidades Cloud.

Por exemplo, é curioso que com os smartphones mais recentes sejam obtidas taxas de transferência semelhantes ou superiores a muitos ADSL domésticos, mas a um custo mais elevado.

App Stores

As Lojas, tanto Windows 8 quanto Windows Phone 8, continuam tendo seu ponto fraco porque eles promoveram quantidade em detrimento da qualidade .

"

Assim temos o exemplo, especialmente sangrento, das aplicações na Loja do Windows 8. Onde o poder do sistema operativo e do hardware em que roda, não merece que todas as versões do melhor -programas conhecidos, são limitados, restritos ou oferecem menos recursos do que seus irmãos>."

Ou ainda pior, eles simplesmente não estão lá.

É verdade que no software, se ele não foi construído com uma certa perspectiva de futuro, migrar para ModernUI pode significar refazer todo o programa.

Mas usuários estamos um pouco cansados de tanto programa sem graça, sem profundidade, sem recursos avançados, em um estado muito imaturo, e encontrado aos milhares na Windows 8 Store.

Conclusões…por enquanto

Os números são uma métrica que não mente sobre o sucesso de uma aposta, e no XatakaWindows publicamos os excelentes resultados financeiros da Microsoft em todas as suas divisões.

Um volume de lucros do tamanho da soma do PIB de vários países pequenos, mostra que as coisas estão sendo bem feitas, e que a recepção do público tem sido positiva.

Mas ainda há muito a ser feito e nuvens negras se aproximam no futuro deste compromisso global:

"A necessidade de aplicativos maduros nas Lojas; o futuro do Windows Phone 8 intrinsecamente ligado a um único provedor (Nokia); o impacto no Windows 8 RT da próxima luta titânica entre os fabricantes de chips Intel e ARM; a mudança de paradigma da Computação em Nuvem; ou a evolução das interfaces para tocar e além dos dedos."

Tenho agora a sensação de que estamos a assistir ao nascimento de algo comparável à ameba do futuro ecossistemaÀ primeira versão da profunda mudança no entendimento da computação, no sentido amplo do uso diário, e de uma revolução como aquelas palavras que diziam ">.

Que, naquela época, eram tão futuristas e utópicos como as primeiras conservas de latão com solda de chumbo, do século XIX , e que resultaram - quase 200 anos depois - em que podemos meter entre o peito e a espada esta sandes de sardinhas, apanhadas sabe Deus onde e quando.

Foto de capa | Latas mundiais

Hardware

Escolha dos editores

Back to top button