Os resultados de uma política de vendas desastrosa: a Asus não produzirá mais dispositivos Windows 8 RT
Índice:
Jonney Shih, o chefe da Asus, demonstrou profunda decepção com os números de vendas dos dispositivos Windows 8 RT. Chegando a declarar que a empresa que dirige vai focar suas energias no Windows com chips Intel; sem descartar a continuação dos tablets RT, mas deixando-os fora das prioridades da multinacional.
A principal razão para esses números ruins para o “pequeno” Windows 8 da Microsoft é, de acordo com Shih, que a maioria dos aplicativos que os usuários usam são executados na área de trabalho , apontando como exemplo de falha do ModernUI que um dos apps mais usados é aquele que força o sistema a iniciar no Desktop.
E ainda estão surpresos?
A f alta de autocrítica chamou minha atenção poderosamente, especialmente quando a maior parte da blogosfera passou meses apontando a terrível política das vendas dos fabricantes de dispositivos Windows 8.
É verdade que a Asus tem sido uma das poucas, pouquíssimas empresas que colocou no mercado um produto de qualidade como o RT Vivo Tab. Um tablet com Windows 8 RT, que supera em muitos aspectos o, bastante tardio, Surface RT Mas tem a desvantagem de um preço alto.
E isso foi só o começo. Nos pontos de venda, a Vivo era como o Guadiana: agora estava lá, na semana seguinte desaparecia e reaparecia. Além do facto de na maioria dos casos estar no canto mais afastado do balcão interminável de tablets Android, várias centenas de euros mais barato, ou - como vi em várias lojas - num canto escondido fora da vista dos compradores .
Como se isso não bastasse, devemos acrescentar duas dificuldades ainda maiores. A primeira é que o equipamento, na maioria das vezes, estava desligado, bloqueado ou sem conexão Wi-Fi Portanto, ninguém poderia avaliar se estava bom, bad ou regular , pois não havia como testar.
O que nos leva ao segundo impedimento: testar apps. Não consigo entender por que nem a Microsoft nem a Asus pensaram em contratar uma empresa para torná-los um conjunto de aplicativos e demonstrações automáticas para instalar em qualquer lugar tablet visando um balcão.
Porque com os três aplicativos que vinham com um Vivo Tab por padrão, era quase uma pedra muito cara comparada ao Android ou iPad
A inação também tem sido muito marcante diante do grave problema de treinar e promover o produto entre os vendedores. Aqueles que aconselham os clientes sobre o que comprar; e que eles preferem qualquer coisa que não tenha o logotipo do Windows.
A gota d'água é a impressionante concorrência dos produtos Apple e sua excelente promoção.
Que, enquanto o Asus Vivo Tab foi desligado em um canto perdido entre dezenas de tablets Android baratos, os iPads e outros produtos da maçã mordida se destacaram em uma exibição brilhante na primeira linha; com todos os dispositivos ligados, conectados, sem bloqueios; e com uma variedade de aplicativos muito atraentes para o usuário final.
Conclusões
Onde está a superfície?O que ainda não entendi é como eles conseguiram vender.
E é muito preocupante que, ao invés de se autocriticar a péssima forma de divulgar um bom produto e resolver todos os pontos citados neste artigo , o que se anuncia é que os problemas começam desde o conceito do Windows 8 RT e por isso este produto é relegado para uma segunda linha.
E enquanto o iPad pode estar começando a mostrar fraqueza, Androids, silenciosamente, estão ganhando qualidade e mercado.
Mais informações | Asus recua no Windows RT, diz presidente