Hardware

Dispositivos de toque do Windows: Se você não quiser vender

Índice:

Anonim

Na última semana de outubro de 2012, vivi com grande entusiasmo e curiosidade acompanhando a cascata de apresentações que aconteciam. Windows 8, Surface RT, Windows Phone 8, etc.

En todas ellas a los asistentes, nos mostraban interesantes y novedosos dispositivos que representaba una revolución en los ordenadores, en las tabletas y en os telefones. Um verdadeiro s alto que reabriu um panorama de fabricantes apostando em inovação.

Mas as coisas começaram a dar errado quando se aproximaram as datas para o início da campanha de Natal e a chegada daqueles incríveis tablets, ultrabooks e híbridos de formas singulares, foi atrasando e atrasando.

A frustração de uma espera que não acaba

Ao passar por uma grande vitrine Olhei de soslaio para o espaço reservado aos aparelhos Apple, com seu branco imaculado cheio de dispositivos, acessíveis aos curiosos, com aplicações ricas e muito atraentes; enquanto eu tinha que procurar no canto mais escondido dos longos contadores para encontrar, entre dezenas de tablets Android ou laptops com Windows 7, um dispositivo de toque com Windows 8.

Mas também é que na maioria das vezes estava desligado, controle de toque desabilitado, bloqueado por senha ou, se conseguisse acessar o Start, com os aplicativos padrão. Sem nada para atrair o olhar ou a curiosidade do comprador.

Fiquei esperando as mesas virarem em 2013, mas a necessidade de renovação me levou a comprar um i7 “obsoleto” por menos da metade do preço do ultrabook touch com que tanto sonhava. Literalmente, Fiquei sem paciência.

Absurdos das grandes superfícies ao mostrar os computadores touch Windows 8 como era me encontrar, pela primeira vez, diante de um Surface RT... colado ao balcão pelo teclado; ou mixe na mesma mesa “Windows 8 touch” em computadores com Windows 7 e Windows 8, mas sem a capacidade de ser usado com os dedos.

Tudo isso que primeiro causa confusão e depois rejeita o comprador que ficou curioso sobre um aparelho que também tem um preço alto.

E ainda acho difícil me aventurar a fazer uma pergunta a qualquer um dos vendedores: eles simplesmente não têm o conhecimento mínimo sobre o Windows 8, ou os aparelhos que vendem, necessários para sanar as dúvidas de potenciais compradores .

Ouvi algumas bobagens em resposta a perguntas de clientes. respostas erradas e, em todo caso, desmotivadoras à aquisição. Se não for diretamente negativo.

Meio ano desde o lançamento, por exemplo, do excelente tablet da Asus, e ainda nenhum fornecedor que consultei conseguiu me dizer se está disponível em outro tamanho de tela. Seis meses.

A pressa não é boa conselheiras

Mas a culpa não é só das grandes lojas, distribuidores ou fabricantes; também a estranha política de negócios da Microsoft está causando estragos.

Um Surface RT fazia sentido?

É verdade que quando foram tomadas as decisões estratégicas que levaram ao nascimento do Windows 8 RT e do Surface que o iria suportar, era premente a necessidade de ir para o mercado o mais rapidamente possível dado o crescimento imparável dos iPads. Mas agora, com o passar do tempo, fica cada vez mais claro que o The Surface RT deveria ter vindo depois do Surface PRO, como a pergunta que milhões estão fazendo a possíveis usuários é:

Por que comprar um Windows 8 "leve" quando em poucos meses posso comprar um Windows 8 completo? Se justamente muitos dos compradores querem abandonar o super MP4 que é o iPad e esperar uma máquina parecida com um laptop mas com as vantagens de um tablet e capacidade de usar software e dispositivos de um Wintel.

E as seguintes dúvidas que surgem de imediato: Por que não posso comprar agora? Por que não em um mês também? Quando posso comprar?

Mais problemas com Windows Phone

Os celulares com Windows Phone revelaram grande potencial de crescimento devido, entre outras coisas, ao apoio claro da Nokia, para a qualidade do aparelhos, pelos benefícios e benefícios do sistema operacional e pela busca daquele glamour que funcionou tão bem para a HTC na época para a Apple, com o iPhone, e que agora me dá a sensação de que a Samsung está liderando o caminho (em andróide).

Mas a política de versão errada levou os usuários à frustração com os compradores que abandonaram o 7.x antes de estar no mercado por um ano. Sendo substituída pela versão 8 - sem possibilidade de atualização -, e que se tenta mitigar com o “napa” da atualização 7.8; que já está sendo deixado para trás pelos desenvolvedores que obviamente se concentram na versão mais recente do sistema operacional. (Incluindo aplicativos nokia).

Também, seguindo o caminho do Surface, demoramos meses, desde a sua apresentação em novembro, para poder adquirir qualquer um destes apreciados aparelhos, sendo que alguns até agora só podemos adquirir fora do país .

Um caso à parte é a Nokia fazendo seus produtos competirem entre si antes mesmo dos antigos chegarem ao mercado. Como aconteceu com o Lumia 620 que, assim que está disponível no mercado, eles anunciam o 720 que o deixa para trás em preço e capacidades.

E o comprador, como quem escreve estas linhas, com dinheiro fresco na mão para comprar o 620, põe-no no bolso à espera do novo “mais melhor telemóvel”. Ei, que quase 300€ não chegam para mudar de telemóvel de 6 em 6 meses.

Acrescentamos, novamente, a ignorância dos vendedores, ou diretamente sua relutância aos produtos; que em dispositivos móveis é ainda mais frustrante do que em dispositivos de toque com Windows 8.

Foi assim que consegui encontrar produtos rotulados como Windows Mobile, na área mais remota da prateleira e sobre os quais nenhum vendedor pode dar qualquer informação ou que o desencoraja diretamente a comprar , enquanto ele constantemente fala sobre as maravilhas do iPhone ou a versão mais recente do Android em um Samsung.

Algumas conclusões

Aqui está algo que fede...

Windows 8, em sua versão PRO, está sendo muito bem recebido pelos usuários “normais”. A implementação é massiva em todos os laptops e PCs, e a resistência à mudança por parte dos usuários em geral é surpreendentemente menor quanto mais pessoas a usam.

Além disso, foi positivo e apropriado que ele possa ser instalado em qualquer computador com Windows 7 (mesmo em computadores com Vista ou XP) e, portanto, fabricantes e grandes lojas continuam vendendo o estoque de máquinas com Windows 7, mas com o novo sistema operacional, proporcionando grande valor agregado.

Tudo acompanhado de uma política de preços inteligente, tanto para o comprador final quanto para toda a cadeia produtiva e de distribuição, que vem alcançando números de vendas que tiraram as dúvidasIniciais do horizonte do Windows 8.

No entanto, a situação dos dispositivos de toque do Windows pode ser resumida em uma frase muito precisa do provérbio espanhol:

A verdade é que os eventos estão me cheirando fatalmente familiar Algo semelhante aconteceu com os tablet PCs, excelentes produtos que foram mandados para o inferno de falhas imerecidas devido a uma política semelhante dos fabricantes: tardia, cara e muito difícil de acessar ao público em geral, exatamente o oposto de PCs ou tablets iOS ou Android.

É verdade que o tempo parou de correr contra. Os iPads estão a ser criticados por viverem iguais e por não apresentarem nenhuma atualização revolucionária que volte a dar este toque de qualidade e exclusividade a uma empresa que há muito lidera o caminho, e que parece muito sensibilizada com o desaparecimento do ótimo Steve Jobs.

E o Android, que precisa se livrar da sensação generalizada de que a maioria dos tablets oferece desempenho abaixo das expectativas dos compradores, com notáveis ​​exceções.

Mas também a Microsoft e os fabricantes devem estar cientes de que isso pode mudar em questão de meses - por exemplo na próxima versão do o sistema operacional do Google -, e deixando os tablets com Windows 8 fora do jogo como acontecia na época com os TabletPCs.

E que, além disso, em celulares você tem que recuperar a confiança de um cliente que teme uma nova versão 9 que pode deixar seu novíssimo 8.x in o mesmo limbo em que 7.x. estão atualmente

Pode ser que a realidade de sermos um mercado de terceiro ou quarto nível dentro das multinacionais do setor seja a causa de a Espanha sofrer esse enorme atraso na chegada desses produtos, dos quais falamos muito você no XatakaWindows.

Mas, até chegar a nossa vez, continuarei com a sensação de que vimos uma bela paisagem pela janela, mas eu tem dúvidas se algum dia a porta se abrirá para poder correr por aqueles campos.

Se for dado tempo suficiente, tudo acaba secando.
Hardware

Escolha dos editores

Back to top button