Mataki
Índice:
- Um pequeno dispositivo para uma tarefa gigantesca
- Mataki, plataforma aberta tanto em hardware quanto em software
- Usos do mundo real
Uma das bases do trabalho científico sobre espécies animais que habitam a superfície do globo é o estudo de seus movimentos Que é especialmente complexo de se fazer em seres vivos em liberdade, e ainda mais quando eles voam.
Mataki é um dispositivo desenvolvido sob a égide da Microsoft Search, da Universidade de Londres e da Sociedade Zoológica de Londres, que conseguiu espremer em pouco mais de 8 gramas e menos de 5 centímetros de comprimento, um sistema eletrônico capaz de localizar sua posição no espaço instantaneamente por meio de um receptor GPS, e salvar os dados em uma memória interna esperando para ser baixado de volta à base.
Um pequeno dispositivo para uma tarefa gigantesca
Entender como o comportamento das espécies muda ao longo do tempo é vital para a proteção e conservação das espécies. Isso torna-se crítico para as espécies que são vulneráveis a mudanças no ambiente, como a resposta dos ecossistemas globais às mudanças climáticas e à atividade humana.
Em particular, é vital compreender o movimento e a dinâmica espacial dos indivíduos, as interações entre eles e seu ambiente e as localizações e padrões espaciais que são importantes para a sobrevivência das espécies. No entanto, as técnicas estabelecidas para estudar o movimento e o comportamento de animais individuais são geralmente limitadas, ineficazes e caras.
Estas - as tecnologias - muitas vezes são caras, inflexíveis e inadequadas (por tamanho, escopo, funcionalidade ou peso); o que limita a aplicabilidade e a escala dos estudos ecológicos e comportamentais.Além disso, mesmo quando os dados são coletados, existem poucas ferramentas e aplicativos que permitem que os dados sejam analisados com facilidade e precisão, permitindo o desenvolvimento e teste de modelos preditivos .
Conseqüentemente, entendemos muito pouco sobre o comportamento da maioria das espécies e menos ainda sobre como seu comportamento está mudando à medida que o ambiente passa por transformações.
Mataki, plataforma aberta tanto em hardware quanto em software
Mataki é uma plataforma de monitoramento aberta, reconfigurável, , com tecnologia flexível, suporte a comunicações sem fio e baixo custo; e um conjunto de ferramentas de computador que lidam com quase todos esses problemas. Essa tecnologia foi projetada para permitir que os pesquisadores conduzam estudos científicos que antes eram impossíveis, coletem novos tipos de dados e usem novos tipos de análises.
Cada dispositivo Mataki é compacto em tamanho (43 x 21 x 7 mm) e pesa 8 g sem bateria; sendo equipado com um microcontrolador, uma memória, um rádio transceptor, o receptor GPS, a antena e um sensor de luz.
A versão atual dos dispositivos permite gravar informações de GPS (configurável até 10 Hz) com precisão de 2,5 m; e está em estudo a incorporação de acelerômetros triaxiais, bem como um novo sensor de pressão para substituir o atual sensor que se tornou obsoleto.
Esses dados estão armazenados na memória interna esperando para serem exportados sem fio através de um aplicativo conhecido como Putty , e serem carregados nos aplicativos desenvolvidos para o projeto.
Alguns dos componentes podem ser desativados para reduzir ainda mais o consumo de energia, permitindo que o dispositivo funcione em modo de baixa energia por mais tempo.
A isto há que acrescentar a vantagem de o custo estimado pelo fabricante para construirmos o nosso próprio aparelho, adquirindo todos os materiais, não ultrapasse os 130€ .
E não devemos esquecer que ambos os designs, o hardware e o software são oferecidos sob uma licença Open Source. Isso significa que você pode usá-los e modificá-los de forma totalmente livre e sem pagar nenhum tipo de roy alties.
Usos do mundo real
Inicialmente focou-se no comportamento migratório e alimentar das aves marinhas pelágicas, mas as possibilidades são enormes no campo da zoologia, ecologia e todas as ciências de campo onde é necessário monitorar o detalhe dos movimentos do objeto observado .
Sempre tive vergonha de ver um lobo ou um ursocom aquelas enormes coleiras de rádio, que podem sumir para sempre dos documentários com este pequeno desenvolvimento tecnológico.
Ou podemos considerá-lo como mais um dispositivo da Internet das Coisas , que tanta expectativa desperta entre os analistas sobre o futuro de nossas vidas digitais , já que entre suas capacidades está a possibilidade de enviar e receber informações de outro Mataki, podendo configurá-lo como redes de sensores.
Imagine um experimento como o dos patos de borracha, mas com aparelhos que registram seus movimentos pelos oceanos arrastados pelas correntes marinhas.
Tracking Device Anatomy de Robin Freeman no Vimeo.
No XatakaWindows | O futuro segundo a Microsoft Mais informações | Mataki.org